Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Carta de Um Pai para o Filho

Curitiba, 10 de julho de 2010

MEU AMADO FILHO ALBERTO

Eu não espero que você entenda esta carta no dia de hoje. Dez anos não é idade para

saber das coisas da vida, por isso eu peço que você a guarde e a leia para mim nos

seus próximos aniversários. Não tenha pressa em crescer para entendê-la, a sua

vivência será única e diferente da minha e da de todos os homens. Por que é assim?

Eu não sei assim também como eu não terei todas as respostas para todos os

problemas.

Eu acerto e erro. Já tive experiências onde não me saí tão bem o quanto desejava e

tive experiências surpreendentes, quando eu nada esperava e tudo obtive. Eu estarei

ao seu lado para ajudá-lo em todos os momentos em que você precisar. Quero

compartilhar as suas alegrias e elas serão tantas que teremos diversão garantida para

nós dois muitas e muitas vezes.

Um homem, meu filho é forte e fraco ao mesmo tempo. A nossa força pode ser usada

somente para o bem, mas o bem depende da nossa vontade e das circunstâncias dos

fatos. A nossa fraqueza são as mulheres. Elas são independentes, mas ainda precisam

de nós. Um homem precisa saber o seu valor e saber ser amado verdadeiramente.

Um dia você me perguntará sobre como conseguir boas garotas, daquelas que

queiram estar ao seu lado para todo o sempre. Eu te direi as etapas para que você

chegue lá. Eu só posso falar por aquilo que eu presenciei e vivi. Por favor não se

esqueça disso.

Peço que você dê prioridade aos estudos e deixe as festas para o fim de semana. Nas

festas vão aparecer aqueles amigos que se excedem, não seja um deles. Se você não

for capaz de se divertir e extravasar sóbrio, você não sabe se divertir.

Ah, lembrei-me de algo importante! Por mais raiva ou ressentimento que você tenhade mim, NÃO EXPERIMENTE DROGAS ILÍCITAS. Hoje você não tem queixas.

Amanhã poderemos discordar e discutir. Esses debates acontecem. Lembre-se que eu

amo você.

Um dia você vai dirigir. Por favor não tente madrugar em uma festa no domingo e ir à

faculdade na segunda-feira dirigindo. Isso não prova que você é forte, mostra que

você é negligente e imprudente. Não corra demais.

Aproveitando o assunto: Não beba demais. Um copo de vinho faz bem, uma garrafa

nem tanto.

Apesar de tudo, aproveite a vida. Futebol, carnaval e namoradas. Um bom trabalho

digno e você terá a oportunidade de envelhecer. Acredite em mim porque a velhice

pode ser boa com livros, cds e caminhadas diárias. O paladar muda com a idade e um

dia você vai reclamar da empada sem azeitonas.

O universo espera que os jovens homens sobrevivam à sua juventude.

As meninas esperam mais de você do que você possa imaginar. Não se engane

pensando que todas as mulheres são iguais. Elas são iguais e diferentes. Somente

você poderá decidir qual delas você escolherá para a sua companhia. Para que isso

aconteça é preciso sobreviver à juventude.

É interessante. As meninas sobrevivem em maior número. Os meninos precisam se

cuidar. Ah! Hoje em dia acredito que as meninas correm os mesmos riscos que os

meninos.

Meu filho, parece que eu me adianto em dez anos nesta carta. Mas, eu não sei se terei

oportunidade para te dizer estas palavras. O trabalho, a responsabilidade com a casa,

as reuniões na escola onde você estuda. Pelo menos parei, pensei e deixei esta

mensagem para você. Ser adulto pode ser sorte, mas tem muito de arte.

Quando você completar onze anos, você lerá esta carta e eu farei a revisão.

Um grande abraço “FILHÃO”, do seu pai.

PS. Acompanha uma bicicleta nova.

Nenhum comentário: