Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Raciocínio Errado / Comentário

Raciocinio Errado / Comentário

          Estava assistindo ideias sobre o futuro, e me pareceram fantasiosas, mas compartilho os motivos.
          No futuro, depois da pandemia, as aulas serão virtuais, algo impossível para a maioria. Nada substitui a sala de aula, mesmo que se tenha o notebook, pois a comunicação humana é muito ampla e necessária. O estudo pode ter matérias online, mas o diálogo professor-aluno é essencial e a interação dos alunos entre eles produz o desenvolvimento, afinal são os jovens interagindo e criando soluções para eles e para os outros.
          Agora, há uma mentira muito bem contada na televisão e é sobre o planeta Terra com menos poluição, com menos carros e ônibus circulando. Sob o ponto de vista tecnológico essa afirmação parece de mal gosto. Os carros elétricos estavam em pleno desenvolvimento em fevereiro deste ano de 2020, a ideia de despoluição de algumas montadoras era visível. O progresso da utilização da energia solar para a eletricidade dos imóveis em geral, sejam comerciais ou residenciais já está em pleno uso nesse planeta.
          Outra constatação que me pareceu ligeiramente egoísta é de que a cidade com menos gente é mais agradável para caminhar. As cidades precisam melhorar a vida dos seus habitantes e não mantê-los em casa. 
          Teve frase pior, e foi a que disse que a sala da sua casa pode ser multifuncional e se transformar no seu ambiente de trabalho. Deixe-me imaginar: com a sua sala transformada em ambiente de trabalho, os seus filhos ficarão no quarto deles, a sua sogra, na cozinha e o seu sogro na garagem, caso seja permitido tal coisa no seu prédio.
          Quanta besteira! Pronto, desliguei a televisão. Eles me convenceram de que posso fazer algo melhor.
          Não posso deixar de comentar também a diminuição de lixo nas praias. Pasmem, já existe solução para as latinhas de refrigerante, é um copo de alumínio forrado com um material impermeável, onde se preenche com café, refrigerante, e até mesmo água. As máquinas de refrigerante e café apenas enchem o copo. A garrafa de água que muitos levam para as academias podem ser levadas às praias e cada família ter o seu depósito de lixo.
          Não posso esquecer do bairro onde moro. São tão cuidadosos com essa coisa chamada ecologia. Creiam-me: algumas senhoras, quando saem com os seus cachorros, não somente recolhem a caca dos bichinhos, como colocam na bolsa para depois jogarem no lixo do edifício.
           Estamos numa fase difícil e não adianta tentar enfeitar a situação. É difícil.
          O fim da pandemia nos trará a oportunidade de sair às ruas novamente, mas se trará algum benefício, não sei se é possível afirmar.
          Por certo que todos estão fazendo a sua parte e a de mais alguém, caso meu porque fazia algum tempo que eu não cozinhava, e voltei a cozinhar. Tem quem não possa cozinhar e está comprando marmitas de particulares, mas eu posso e cozinho.
          Os donos de restaurantes por quilo é que devem estar sofrendo e muito, principalmente aqueles que vendiam comida caseira de bom preço. Em fevereiro, alguns tinham providenciado recipientes de isopor reciclável para contribuir com o meio ambiente.
          Por outro lado, também ouvi e vi alguns repórteres dizerem que, no futuro, não existirão mais grandes estacionamentos porque as pessoas terão menos veículos. Eu também não concordo, porque isso pode significar uma pobreza extrema e dois tipos de cidadão: os que podem sair às ruas e os que não podem sair às ruas.
          Enfim, tudo o que foi visto e discutido precisa ser pensado.
          Boas reflexões para vocês.
                 

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Ao Próximo

Ao Próximo


Há tanto por fazer,
Amar, dizer e ser
Porque outros não conseguem,


Muito há num só escrever,
Sem ir, voltar, descrer
Dos tempos que se seguem

E há um motivo a vencer

Ao amor, não se soneguem. 

terça-feira, 16 de junho de 2020

Acredite Nisso

Acredite Nisso

Rua lotada
E apaziguada,
Nesse querer
De si descrer,

Mas avisada
E descansada,
Mesmo ao saber
Que vale ser,

Ser bem cuidada,
Culta e ilustrada,
Que esse viver
É por saber.




segunda-feira, 15 de junho de 2020

Excertos

Excertos


Difícil persistência,
Em casa... essa coerência
Sem saber o que é certo,
Ficar e estar desperto


Para toda a prudência,
Caráter da experiência,
Sob este céu encoberto
Entre o desterro e o acerto,


Pois velha é a obsolescência
Programada da ciência,
Quando um simples excerto
Esclarece o inexperto.

domingo, 14 de junho de 2020

Em Casa

Em Casa


Olha as paredes,
E nela as redes
A se imaginarem
Noutra paisagem,


Existem sedes,
Vontades gredes
A se moldarem
Sem se fixarem,


São os afazeres,
Que sem poderes,
Formam a imagem;
Fixa é a paragem.

sábado, 13 de junho de 2020

Doação

Doação


Persistir com vontade,
Essa é a melhor doação
Da alma pela intenção
De ser a liberdade

Em casa e na cidade
Sem ser provocação,
Do espírito em ação
Mostrando a agilidade

Com tal intensidade
Que se vê em oração,
Não por obrigação,
Mas liberalidade.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

À Cafeteira

À Cafeteira


Ritmo de um só feriado,
Estilo descansado;
Necessária razão,
Necessário fogão


Ao café requentado,
Mas jamais apressado,
E alguma afinação
E aromatização,


Pois longe está o viajado,
Um passeio ou o caminhado,
Porque sim segue um não,
Com muita compreensão.



quinta-feira, 11 de junho de 2020

Lembranças

Lembranças


Lembrou, lembrado,
Era o eu brincando;
Lembrou, lembrado:
Você brincando;


Lembrou, lembrado,
Era até quando
Esse contado:
É o tempo voando.


Nesse fraseado
Ao meio solando,
Ao caminhado
Vai-se assobiando.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Iluminado

Iluminado


Este ano não está perdido,
Embora esteja parado;
E o verbo não está perdido,
Embora reorganizado


Pelo que foi conhecido,
Embora esteja contado
Dia a dia pelo descabido,
Pelo verso deslocado,


Mas eterno e compreendido
E reencontrado a seu lado,
Repetido e proferido,
Para sempre iluminado.


terça-feira, 9 de junho de 2020

Desatenta Luz

Desatenta Luz


Anoiteceu,
Observou o tempo,
O firmamento
Que então cedeu

E veio e choveu,
Caiu água ao sedento
À terra sem vento,
E aconteceu

Que se acendeu
A luz, momento
Que desatento,
Viu na fé um céu. 



segunda-feira, 8 de junho de 2020

Considerações sobre a Verdade / Comentário

Considerações sobre a Verdade / Comentário

     Onde está essa verdade sobre o coronavírus? A Organização Mundial de Saúde acaba de divulgar que, depois de um estudo, constatou-se que os infectados por coronavírus, mas não sintomáticos, NÃO transmitem o coronavírus ou que seria algo raríssimo que houvesse a transmissão dessa maneira.
     Não vou comentar o número de vítimas do Brasil, pois prefiro lembrar dos milhares de idosos em Nova York, que mesmo sem sair do asilo, pegaram a doença e morreram.
     Além do contato direto de contaminado com outras pessoas, o que mais transmite o coronavírus?
     Será que em todos os asilos houveram pessoas febris trabalhando para os idosos?
     Algo está errado com a verdade.
     Quando algo está errado com a verdade, vem uma sensação de insegurança, porque se a OMS estiver dizendo a verdade, menos o ser humano sabe sobre o coronavírus.
     Depois da notícia, percebe-se que o ser humano precisa de respostas, motivos para os milhares de novaiorquinos que morreram em consequência do vírus.
     Em casa, assisto mais televisão.
     Duas entrevistas foram fundamentais.
     A primeira, de um chefe executivo de uma empresa alemã, na CNN Internacional, que disse que o mundo ficará melhor depois do coronavírus, porque 2020 será marcado pela não poluição do ambiente por parte dos combustíveis, tanto de aviões quanto de automóveis.
     Outra entrevista sensacional foi a do empresário brasileiro Nizan Guanaes na CNN brasileira. Ele teve a doença e acha que pegou no avião porque empresários viajam muito de avião.
     Tenho ouvido sobre o futuro e algumas mulheres dizendo que o chamado Home Office é uma ideia excelente. O fato é que eu ouço as pessoas e as mulheres voltaram para a cozinha e almoçam com a família, atendem os filhos e cuidam da casa e do trabalho; algumas estão no limite da culinária, não pelo fato de cozinhar, mas porque a cozinha precisa ser limpa com pratos e panelas nos devidos lugares. Elas fazem isso pela saúde delas e da família. Enfim, dos vinte aos setenta, todas de volta à cozinha, afinal a segurança alimentar interessa à todos.
     As ideias estão confusas porque as rotinas foram alteradas e ninguém sabe o que, de fato, é melhor.
     Graças a Deus, a maioria dos moradores, no meu bairro, é responsável e se cuida ao sair, evitando aglomerações.
     O fato é que os trinta e sete mil mortos no país são reais, e as pessoas tem medo.
     Em meio a tudo isso, e voltando ao início, a OMS agora sustenta que o vírus não se dá especificamente pela contaminação, mas pelo sintoma.
     Desliguei a televisão e vim desabafar, onde está essa verdade da qual todos precisam? Nos postes de iluminação pública e nas estradas de rodagem?!
     Não se sabe. 
     
         

domingo, 7 de junho de 2020

Poema Irônico

Poema Irônico


Esvazio
O vazio
À exaustão,


Extravio
O arrepio
Com razão;


Luzidio


Esfregão.

sábado, 6 de junho de 2020

Inimaginável


Inimaginável


Nem mesmo o que seria,
Agora pode ser,
Onde o agora seria
Simples a se prever,


E ao ser se sugiria
 Normal a se escrever,
Mas não é e se atém a um dia
  Outro e a se reescrever;


Não é igual ao que seria,
E nesse acontecer
Estamos noutro dia
De outro modo a nos ver.

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Maria Eduarda, Obedeça a seu Pai / Miniconto

Maria Eduarda, Obedeça a seu Pai

     Foi num saguão de um hotel cinco estrelas no Rio de Janeiro, onde houve a reprimenda da mãe à filha de dez anos de idade:
     _Se desobedecer a seu pai, o castigo virá da mamãe.
     Maria Eduarda olhou para a mãe assustada.
     _O seu pai disse que não era gente para você brincar. Não brinque comigo, Maria Eduarda, que eu infernizo a sua vida até que você obedeça a seu pai.
     Maria Eduarda retrucou:
     _Mamãe, estamos numa festa de aniversário. O que é isso?
     A mãe de Maria Eduarda disse que era este o motivo de estarem no saguão do hotel ao invés da sala da recepção.
     Algumas crianças ouviram a conversa.
     _Mamãe, estão ouvindo!
     A mãe respondeu:
     _Observe Maria Eduarda que quem está ouvindo não faz parte da festa. Você vai obedecer e agora, senão iremos passar a tarde na casa da vovó e a festa acaba aqui.
     Maria Eduarda perguntou como é que deveria agir para ficar na festa.
     A mãe respondeu:
     _Com a educação que nós, eu e o seu pai demos para você. Brinque somente com as crianças do seu meio, você sabe o que eu quero dizer e não se faça de desentendida.
     Nisso algumas pessoas saem do salão de festas e vêm saber o motivo de mãe e filha terem se retirado do salão de festas.
     _O Adamastor foi pegar o automóvel para estacionar mais próximo do hotel. É um carro antigo e ele tem ciúmes do automóvel.
     Adamastor entra no hotel com as chaves do automóvel nas mãos.
     A esposa diz à ele:
     _Que exagero esse seu cuidado com o automóvel!
     Ele sorri para a esposa e a convidada da festa e diz que mesmo o automóvel estando próximo do hotel, ele gostaria que alguém olhasse para ver se estava tudo bem com o automóvel e pensava em dar um gorgeta para que algum garçom olhasse o carro de vez em quando.
     A mulher diz à ele:
     _A Maria Eduarda hoje não está muito animada para brincar, deixe que ela brinque com o videogame da recepção e assim ela olha o carro enquanto nós aproveitamos para conversar.
     Maria Eduarda prontamente respondeu:
     _Sim, papai. Eu ficarei aqui fora jogando vídeogame. Não estou suportando muito barulho hoje.
     O saguão ficou em silêncio até que chegou a camareira reclamando da falta de gorjetas durante as arrumações dos quartos.  

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Poema Gauchesco

Poema Gauchesco


Aquela canção paraguaia
Traz essa lembrança uruguaia,
De lugar que não desconhecia,
Porque de livro conhecia.


Cantada a dizer Araguaia,
Embora de rodada saia,
É missioneira essa guria
Igual a letra e a cantoria,


Que adoeceu de tanta guaia
Naquele rio de piraguara,
E não canta quem silencia,
Quando se sabe que podia.


quarta-feira, 3 de junho de 2020

Há Chuva

Há Chuva


O vento fez a curva
Onde a vista não é turva,
Mas era necessária
Aquela brisa diária,


E não é mais o que enfurna
Somente em luz noturna,
E se fez luminária
Acima da lendária


Voz pesada e soturna,
Repetitiva turna
De uma seca primária,
E veio a água solidária. 


terça-feira, 2 de junho de 2020

Desconjunto

Desconjunto


Distantes,
E vivos,
Ativos,
Pensantes,


Falantes,
Cativos
De um tal vírus.
Jamais antes


Visitantes
Apreensivos
Dos objetivos;
São mutantes.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Explicativa / Comentário

Explicativa / Comentário

     Serão simplesmente imitadores os nossos jovens?
     Será que não sabem, e realmente acredito que não saibam o que seja rascismo.
     Não sabem que podem ir à Bahia e cair na folia junto com o povo de lá? Não sabem ser felizes? Não querem viver agradavelmente?
     Certa vez um senhor negro e americano me perguntou:
     "Coul we shake hands?" Poderíamos nos cumprimentar com as mãos- significado em português.
     Embora não o conhecesse, disse sim e estendi a mão.
     Nos cumprimentamos com as mãos e ele me perguntou?
     "Where are you from?" - De onde você é? significado em português.
      Com amor à minha cidade, ao meu estado e ao meu país, respondi:
     _Curitiba, Paraná, Brasil.
     Ele levou um susto.
     _White, from Brazil? Brazil is a black country. Branca, do Brasil? Brasil é um país negro.
     Contei a ele, que devido à imigração, no sul e sudeste do Brasil haviam muitos brancos.
     _So, in Brazil you are minories. Então, no Brasil vocês são minorias.
     Eu não soube responder porque o Brasil é uma mistura de raças.
     A cultura americana e a brasileira são diferentes. O Brasil não tem bairros específicos para negros.
     Eu disse a ele que no Brasil havia pobreza, mas que isso não significava exatamente que os negros fossem pobres. Existem negros ricos no Brasil, e eu sei que existem pelos hóspedes do hotel na Bahia.
     Agora, o que eu penso ser errado é o Brasil se transformar num país recalcado e frustrado. Mas por que?
     Eu assisto o jornal e assisto pessoas queimando máscaras? Tem que usar, tem que usar. Agora, eu preciso ser explicativa para com os jovens:
     _Alguém sabe que hospital não é hotel? Num hospital ninguém escolhe nada, nem mesmo os remédios que toma. Algum jovem já acompanhou outra pessoa da família a um hospital? Alguém sabe o que é ficar numa sala de espera de um hospital para fazer a visita de uma hora na UTI?
     A internet deixou a juventude analfabeta, essa é uma realidade. Ler um livro em meio às propagandas dos sonhos de consumo é algo ruim. A pessoa lê mal, interpreta de maneira pior ainda, pega um resumo e pensa que entendeu a intenção do personagem.
     Estou no quarto livro dessa pandemia.
     Ah, o desejo de se enturmar, como é que fica? Mas não encontrei conhecidos numa aula que ensinava a Festa do Caboclinho e como dançar a quadrilha adequadamente em meio a milhares de pessoas? Não encontrei ninguém. Procurem pesquisar sobre a Festa do Caboclinho, pois não sabem.
     Eu tenho ascendência italiana, eu sei o que é fascismo. Vocês sabem?
     O que impressiona é não ter interesse em sair com alegria para encontrarem outras pessoas para conversar.
     Ainda se imitassem as coisas boas, que estão aqui mesmo, mas não querem se reunir para protestar, como se não houvesse amanhã, mas há amanhã, e há amanhã mesmo para as pessoas doentes.
     Outro detalhe, é preciso prestar atenção naquilo que os outros dizem. Certa vez, uma senhora disse que o som do samba no Rio de Janeiro não se compara com nenhum outro.
     Ouçam um tamborim bem tocado para ter uma ideia.
     Aproveitem que estão em casa para fazer algo de bom para si mesmos.
     Ser inteligente é melhor do que ser malicioso, portanto procurar saber algo que possa melhorar o dia de amanhã é inteligente.
     Hoje, estou explicativa, mas se algo vai mal, o melhor é procurar ficar bem, usar máscara, ler, aprender, passar rejunte no azulejo, cozinhar, e não ter do que se envergonhar.
     Procurem estar bem nesse ambiente que está aborrecido para todos, inclusive para quem gosta de tomar um café na panificadora, como eu.
     Pronto, falei.    
     

domingo, 31 de maio de 2020

Um Brilho

Um Brilho


Falta o lazer,
Sobra a ideia fixa
E unhas em lixa,
Muito a fazer

Ao invés de ser
Menos prolixa
Nessa preguiça
Ao anoitecer,

E se escrever
À cola fixa
Com unha em lixa;
Resplandecer.

sábado, 30 de maio de 2020

Conformada à Rotina

Conformada à Rotina

Conformada


O inverno se aproxima
E é sentido na geada
 Gelada e distanciada,
Movida à vitamina,


Um cuidado que anima
A cor alaranjada
E a noite aconselhada
Que se transforma em rima,


E a semana termina
E começa arrumada
Como determinada;
Recomeça a rotina. 

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Bom Consigo Mesmo

Bom Consigo Mesmo


Não pise na grama
Nem ande na lama,
Espere o melhor
E seja o que for,


Durma em sua cama
Arrumada e plana;
Não pense no horror
Que é temer a dor,


Pense um monograma,
Renova a semana
Num aquecedor,
Faça a si um favor.



quinta-feira, 28 de maio de 2020

Tudo Diferente

Tudo Diferente

Tudo está diferente,
Tempo da introspecção
Atípica e silente
Numa desinfecção

Precisa e descontente
Porque é uma condição
Estar sobrevivente;
Necessária é a razão

Mesmo quando não mente
A afetiva em ação,
Efetiva semente
Do amanhã e da canção.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

O Caminho é Por Aqui / Reflexão

O Caminho é por aqui / Reflexão 

     Observo as mudanças feitas na interface do Google blog, e já começo a sentir dificuldades, embora saiba que há um aprimoramento na página de postagem.
     Por enquanto vou postar pela interface antiga, pois já me habituei com o jeito, enquanto aprendo o novo jeito, ou seja, todas as frases com um traço no meio, algo de que não gostei e nem das linhas de caderno escolar. Estou aprendendo a mexer com esse novo jeito de escrever algo no blog.
     De repente me deu saudades de Nara, da revolta da Nara que eu não entendi.
     Nara sabia aos dezessete o que eu sei agora.
     Graças a Deus, eu sei aos quase sessenta o que Nara sabia aos dezessete.
     Era uma festa de aniversário, onde nos encontramos.
     Eu não a via há alguns anos. Era amiga de poucas palavras, mas amiga. 
     Nara levou um bolo de presente ao aniversariante.
     Nara chocou a todos. Em cima do bolo, um absorvente higiênico com xarope de groselha.
     Ela colocou o bolo em cima da mesa onde estavam os docinhos e os salgados feitos com capricho pela mãe do aniversariante.
     Eu era jovem e chamei a Nara para conversar:
     _Nara, o que é isso. Os garotos estão rindo e você está maluca! Nara, por favor, eu católica e você evangélica, boa aluna, séria, de poucas palavras e disciplinada. O que é isso?
     Nara respondeu:
     _Isso é o que me ensinam todos os dias. É sobre isso é o que as garotas e os garotos pensam o tempo todo! O mundo se resume a isso!
     Discutimos, me magoei com ela, e vim embora da festa.
     Não, Nara. Você não conheceu Mara, a outra moça evangélica com a qual estudava a Bíblia antes de entrar na sala de aula.
     A verdade não era a verdade de Nara, Deus existe.
     Por vezes, a tragédia humana é tanta, que eu lembro de Nara e o bolo da festa do menino.
     Nara tinha os motivos dela, mas não percebeu que ninguém a compreenderia.
     Eu também não a compreendi. Logicamente que fui aconselhada a não conversar mais com Nara e não conversei.
     Agora eu entendo a revolta de Nara e nem sei se Nara está por aí. 
     Sei que os fatos não mudaram, mas que eu mudei e por fim, aconselhada pelo meu avô, muito que indiretamente, mas muito.
     Mas, se escrevo é porque há algo que eu gostaria de dizer.
     Nara, acredita em Deus. Pelo menos não deixa ele morrer no seu pensamento.
     Acharam amargo? Vocês não viram o bolo. 
       

terça-feira, 26 de maio de 2020

Máscara

Máscara


Quando não se sabe,
Resta acreditar,
Fazer como cabe,
Mas sem descansar;


É um tal de fecha e abre
E se respirar
E o medo que acabe
Ao se transpirar


Porque o ar é esse sabre
Invisível no ar,
E que não desabe
A máscara!Ufa, ar.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

O Problema Dele é o Problema da Humanidade / Crônica de Supermercado

O Problema Dele é o Problema da Humanidade / Crônica de Supermercado

     Aquele menino de dezessete anos disse com sinceridade, humildade, e verdade o porblema que a todos incomoda.
     Ele dirigiu-se ao colega, e disse:
     _Não adianta, algo está errado. Eu me sinto empurrado para fazer as coisas e a semana está começando.
     O outro perguntou se ele estava se sentindo bem e foi por este motivo que fiquei atenta.
     _Estou bem, de saúde, comigo, está tudo bem.
     O outro menino perguntou se ele gostava de trabalhar no supermercado.
     _Eu gosto de trabalhar aqui. É bom mesmo, a gente aprende muito e pra toda a vida.
     O outro perguntou o que estava errado.
     _Hoje eu acordei e disse para a minha mãe que preferia ficar dormindo, mas era uma coisa que eu não sei dizer o que era. Eu sinto falta de jogar bola, de ficar conversando bobagem aos finais de semana.
     Bom, isso é normal, mas com o tempo você se acostuma.
     _Com o tempo eu me acostumo a não sair de casa com medo de voltar e deixar a minha mãe doente porque eu fui jogar bola? Eu gosto da minha mãe e gosto de comprar alguma coisa para a casa quando eu recebo. Gosto de comprar alguma coisa para mim também, mas eu não tenho o que comprar porque eu não saio, não compro lanche, nada. Esse mês passou e eu comprei coisas para a minha mãe fazer para mim. É ruim, sabe. Eu me sinto desanimado com isso, embora consciente de que é necessário.
     O outro, para animar o garoto, perguntou se ele não tinha planos para o futuro.
     _Saiba você, que do jeito que as coisas estão, eu me sinto um velho e quero arrumar um emprego para cada um dos meus colegas de futebol, mas em qualquer supermercado, não aqui. Eu quero que eles passem o dia melhor, porque nós passamos o final de semana nos queixando das dificuldades e isso me deixou cansado para hoje.
     O outro perguntou se os colegas de futebol estavam precisando de emprego.
     _Nem todos. Os mais novos não vão conseguir emprego porque não tem idade, mas passar o final olhando para uma bola parada é algo ruim. A gente fica mal.
     É verdade, a humanidade tem que se sentir com mais de sessenta anos na hora do lazer e isso é ruim.   

domingo, 24 de maio de 2020

Pipas e Papagaios

Pipas e Papagaios


Agora, nesse entretanto,
Muito já se caminhou,
E viu-se tanto quebranto,
Que não há quem não se curvou

Ao perceber esse pranto
De um mundo que se acabou,
E que anda vivo de espanto
Para ver o que restou;

Esperança de um recanto
Onde um balanço ressoou
Sete léguas de um encanto
Porque a criança o balançou.


sábado, 23 de maio de 2020

Alexia / Miniconto

Alexia / Miniconto


     Alexia é uma agente secreta dos filmes que ainda não foram feitos.
     Ela ainda não conseguiu o destaque do James Bond e nem do Maxuell Smart.
     Em busca do sucesso, decide descobrir a origem do coronavírus.
     Conhece Xing Ling, um homem que é bom vendedor, pois ela tem um defeito de estilo e gosta de quinquilharias baratas.
     Alexia vai à loja de produtos baratos e se encontra com Xing Ling.
     _Olá, senhor Xing Ling. Com essa máscara que usamos ambos, o senhor permite que eu lhe faça uma pergunta?
     _Freguês deve perguntar para não comprar e depois se arrepender.
     Alexia, perspicaz, pergunta:
     _O senhor me desculpe perguntar, mas o sr. acha que o coronavírus foi fabricado na China?
     _Ah, só se foi encomendado, senão, não.
     Alexia, se entusiasma e pergunta:
     _Encomendado? Por quem?
     _Por qualquer um que tenha dinheiro suficiente para encomendar um vírus, esse produto é muito caro, tem que ter muito dinheiro.
     Alexia se torna maliciosa:
     _Não seria algo feito por um governo, sr. Xing Ling?
     _Ou uma empresa holding, dona Alexia.
     Alexia acha que o sr. Xing Ling usou da mesma malícia que ela na resposta.
     _Por que uma empresa holding faria uma coisa dessas, sr. Xing Ling?
     _Porque a minha experiência diz que tudo se vende aqui na loja. O coronavírus vende ideias, vende produtos de limpeza, vende serviços de desinfecção, vende muita coisa. Eu não sei quem lucra, mas sem lucro não há negócio. Se alguém fabricou esse coronavírus, está mais rico do que antes.
     Alexia provoca o sr. Xing Ling:
     _De que adianta o lucro se não há vida?
     O sr. Xing Ling sorri.
     _Se alguém fabricou o vírus é porque sabe a cura, ou pensa que sabe, mas se o possível fabricante do vírus for virulento, ele não deixa a cura do vírus ser fácil, porque o fabricante também quer dinheiro, e a essa altura deve estar bem longe dos produtos mais vendidos para combater a pandemia, mas algum lucro ele conseguiu.
      _Sr. Xing Ling, o senhor pensa que o mundo gita em torno de dinheiro, mas e o sofrimento das pessoas com esse número altíssimo de mortes, como é que o senhor vê essa questão?
     O sr. Xing Ling fica sério:
     _Essa é uma questão ecológica. Não é para quem tem loja de produtos bons e baratos. Eu não me atrevo a dizer do que não sei. Eu cuido do meu lixo e colaboro com a cidade limpa.
     Alexia retorna a questão:
     _Sr. Xing Ling, um governo não lucraria com o vírus, acho que poderia pensar em dominar o mundo todo.
     O sr. Xing Ling meneou a cabeça negativamente:
     _ Dona Alexia, a senhora acha que governante não pensa em lucro, mas todo governante pensa que um dia pode não ser governante, e para isso quer dinheiro. Governo não financia a criação de um vírus a menos que tenha uma empresa holding patrocinando essa criação.
     Alexia ficou sem perguntas para fazer e desabafou:
     _Eu queria descobrir de onde veio o vírus, mas pelo visto não conseguirei.
     O sr. Xing Ling a confortou:
     _Eu sei que não posso descobrir. Eu sou lojista. Eu não sou da área das ciências. Como é que eu vou descobrir? Mas eu vendo máscara e garanto que é de boa qualidade, fabricada aqui mesmo e bem barata. A senhora continua usando máscara e eu também. Nós somos os chamados pequenos, e o vírus é coisa de grandes.
     Alexia, incapaz de ser cinematográfica, se despede do Sr. Xing Ling:
     _E os outros sr. Xing Ling? E os outros?
     _Os outros entram para as estatísticas infelizmente ou felizmente, dependendo do veículo com o qual saem dos hospitais.
     O sr. Xing Ling, ao ver a cliente estar se dirigindo para a porta cabisbaixa, a chama:
     _Eu não gosto de ver cliente saindo triste da minha loja. Pegue no pote uma gelatina embalada de fábrica e sem vírus, e volte sempre.
      _Voltarei sr. Xing Ling, eu gosto de vir aqui.
      _Pelo menos conversa eu tenho.
     Era verdade, o tempo havia passado e ela ainda tinha o que fazer, comprar desinfetantes.
     Assim acabou a apagada história da Alexia.
     

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Objetivo Único

Objetivo Único


Acertado
É o cuidado
Reflexivo,
Com motivo


Destravado,
Estudado,
Compreensivo
E objetivo,


Compassado;
Passo dado,
Instrutivo,
Mas cativo.
.




quinta-feira, 21 de maio de 2020

Água Rasa

Água Rasa


Decorar essa casa,
Desgastando um tapete,
Rearranjar o topete,
Comer sardinha em lata,


Mas seguindo a fragata,
Respeitando a joanete
Que a calçada repete
Desinfetada e a abrasa,


Posto que a tudo atrasa
Quando se é marionete
Desse dia sem confete
Remando em água rasa. 

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Lazer

Lazer


Não é passeio
Um receio,
Só por ter
E não ser


Um recreio,
Meneio
De um não ver;
Distorcer.


Um passeio
Sem receio,
Vem a ser
Um lazer. 

terça-feira, 19 de maio de 2020

A Seca

A seca


Tentativa e erro
E desespero
Não podem ser,


 Mas nasce o esmero,
Brota o tempero;
Vai-se colher.


Sem exagero,


Há de chover.



segunda-feira, 18 de maio de 2020

Aprendizado

Aprendizado


Todo momento
É necessário
E esse momento
É corolário,


Veio com o vento
Um dromedário,
Algo ao destempo
De um calendário;


Desdobramento
Não literário
De um crescimento
Involuntário.


domingo, 17 de maio de 2020

Janeleira

Janeleira


Meio eu, meio ela,
Amarela
De temor;


Meio rubéola
Cinderela
Por favor,


À janela,


Um louvor


sábado, 16 de maio de 2020

Em Casa

Em Casa


Está frio,
Mas em casa,
É arredio


Mesmo o frio,
Tábua rasa
De fastio;


Morna brasa


Presencio.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Solução

Há de aparecer uma solução para esses tempos difíceis.

Em Tempos Caseiros, Algumas Reflexões Sobre Ensinamentos

Em Tempos Caseiros, Algumas Reflexões Sobre Ensinamentos

     Estamos num tempo bom para apreciarmos algumas atividades, tais como rever o guarda-roupa e verificar algumas roupas deixadas de lado pela necessidade de pequenos reparos e outras que podem ser valorizadas.
     Para quem tem algum dinheiro, comprar uma máquina de costura é uma ótima ideia. Para quem usa óculos, nem sempre.
     Esse é o tempo da gente se achar dentro de casa, os nossos interesses verdadeiros e aqueles que são uma necessidade.
     É tempo de pensar nos valores espirituais agregados à cultura individual.
     No meu caso específico, eu agreguei uma Bíblia inteira e mais alguns livros.
     Alguns filmes agregam valores também.
     Talvez seja uma utopia, mas alguns filmes fazem verdadeiras diferenças positivas na vida das pessoas.
     Infelizmente não guardei na memória todos os títulos de filmes que assisti, mas repito que filmes com bichos peçonhentos, eu me neguei a assistir. Filmes devem acrescentar algo a ser pensado, mesmo que sejam do gênero leve, pois, às vezes, com um enredo leve, podem dizer coisas boas. Não sou eu quem programa a sessão de cinema na televisão, e como não foram concorrentes a prêmios, dificilmente terei notícias deles para compartilhar.
     Sobre música, eu prefiro não dizer, porque a impressão que fica, é a de um musicista, que me perguntou se eu não sentia o instrumento musical como parte de mim mesma, mas disse que um dia seria assim. Com ele, era assim.
     Estamos em hora de reflexões, mas não refletir sobre o cotidiano, mas nos valores espirituais que vamos adquirindo ao longo da existência.
     O que mais se precisa nesse momento de pandemia é de um pensamento positivo, esperançoso, que possa ser agregado ao lado bom das pessoas, porque ficar em casa dia após dia não é uma tarefa fácil para um animal social e interativo chamado humano.
     Eu sinto falta dos cafezinhos e broinhas das panificadoras. Uma hora a normalidade volta,
     Precisamos de estímulos externos que nos deem bom ânimo. Filmes na televisão, livros e música são uma boa ideia.
     Precisamos manter a disposição física, e, sinto muito dizer, mas faxinar a casa, é melhor do que cansar e não descansar, ficar esperando uma notícia boa, onde se possa sair normalmente. Ocupar esse tempo de máscaras, dentro de casa e sem máscara, é melhor do que fazer exercícios ao ar livre com máscara, opinião minha.
     Bom fim de semana para todos!    

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Por Misericórdia / Crônica do Cotidiano

Por Misericórdia / Crônica do Cotidiano

     Acompanho o noticiário diariamente. Causa coronavírus.
     Cabe contar da Bíblia: Jesus foi tentado para o pecado e respondeu: Não tentarás o Senhor teu Deus.
     Cada vez que coloco a máscara para ir ao supermercado, penso nisso. Em seguida, casa. A máscara não é algo a que estejamos acostumados, mas é necessária e ponto.
     Voltemos ao cotidiano.
     Quando eu me converti, ensinaram que o pensamento não peca, mas as palavras impetuosas devem ficar no pensamento e, ao serem proferidas, a seguinte palavra deverá ser proferida:
     _Misericórdia!
     Sinto que preciso contar desse ensinamento, porque rimos da tragédia.
     A repórter mostrava um roubo e, quando ela viu a agressão, ela disse no ar e para milhares de espectadores:
     _"Que p... covarde."
     Por misericórdia, deixe a linguagem coloquial para os bastidores.
     Aliás, o jornal que eu nem entendi muito bem, além de ver os tubarões em Angras dos Reis-RJ e as aves marinhas pescando, como entremeio das notícias, mas o canal de notícias é bom.
     Penso que me desconcentrei das notícias.
     Queria escrever sobre isso.
     Escrevi.
      

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Pela Fé

Pela Fé


Há que seguir
A caminhada
E ter esse ir,

E porque vir
Como é aliviada
Ao prosseguir,

Porque insistir

É a crença dada.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Possível

Possível



Possível
É o crível
Ao ser

Sensível,
Falível,
Sem ver

O incrível

Fazer.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Pela Esperança

Pela Esperança


À imagem e semelhança
Somente por esperança,
E o ser humano foi feito
Nessa igualdade, perfeito



Nessa melhor temperança
De alma, porque tem confiança
Que um dia existirá o dia feito,
E é impossível o defeito



Do desalento que cansa
Ao tempo, quando não amansa
O vento e o vê insatisfeito,
E respira o ar rarefeito. 

domingo, 10 de maio de 2020

Idealização

Idealização


Hoje como naquele tempo,
O silêncio é ensurdecedor,
E sem pressa, caminha lento
Ao pensar num dia prosador

Por supor possível ao tempo,
Mas o tempo conhecedor
De um quinhão desse pensamento,
Não deixa pensar, lavrador

Próximo ao desconhecimento
Que o futuro é idealizador,
E pensa de si o arejamento,
Varanda morna em seu frescor.   

sábado, 9 de maio de 2020

Deus e Ciência / Comentário

Deus e Ciência / Comentário

     Não existe contrassenso entre Deus e ciência porque a partir do momento em que Deus criou todas as coisas, ele criou a ciência.
     Penso, entretanto, que há dissenso de conhecimento, pois os cientistas conhecem tanto de teologia quanto os teólogos de ciência, ou seja, muito pouco.
     O assunto desse ano é o coronavírus, nem adianta tentar mudar, embora as atividades obrigatórias sejam outras, com cuidados e autodisciplina.
     Li hoje que o físico Stephen Hawing pediu desculpas por antever a possibilidade de um vírus de tal porte nos livros que escreveu.
     Stephen é físico e precisou que a humanidade contasse com essa possibilidade, mas a humanidade não contou com essa possibilidade.
     Orwell previu o controle da informática sobre a humanidade e o desenvolvimento tecnológico conseguiu entender o pensamento dele, e pretende continuamente proteger o cidadão de tal controle.
     Acredito que o físico tenha percebido o ambiente para tal manifestação viral melhor do que Hitchcock com os pássaros.
     O que se observa nos últimos anos é uma guerra surdo-muda entre as evoluções científicas e aqueles que condenam o aquecimento global e as suas consequências danosas ao meio ambiente.
     Algumas vezes, eu disse que era a favor do desenvolvimento sustentável, mas talvez não soubesse expressar esse ponto de vista que significava mais do que a reciclagem de maneira geral, mas pouco disse porque esse assunto é intoxicante na sua forma industrial e ambiental, além do que houve excesso de guerra e ninguém procurou um mínimo ponto de vista comum.
     Onde é que Deus entra nisso? Ele deu livre arbítrio para se pensar e fazer tudo aquilo que não é condenável segundo o que está escrito.
     Pelo que está escrito, não se pode dizer que os doentes são os responsáveis por ficarem doentes. As pessoas usam máscaras, cuidam para não conversar e mantém uma distância mínima umas das outras.
     Por outro lado, a medicina é relativa, e idosos que levam a vida em extremo sedentarismo, sem motivo de saúde que as obrigue a isso, estão correndo outros riscos de saúde, e não as culpem, porque doenças acontecem pela própria natureza do ser humano, falível e mortal. Um pouco de naturalismo é necessário ao texto.
     Sob esse ponto de vista, houveram os meios necessários para que esse coronavírus existisse e se manifestasse como doença ao ser humano, seja de forma natural ou de forma modificada geneticamente. Hawking percebeu isso, mas percebeu porque tinha conhecimentos sobre a física e do meio- modus vivendi- da geração dele.
     Deus pede que as pessoas se amem. 
     Agora sim, o assunto é Deus, pois conforme disse o apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4, 8.
     
      


     
      

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Tempo Doido

Tempo Doido


Tempo certo,
Tempo errado,
Fique esperto,
Mas ao lado,

Pois o certo
É contado.
Desacerto
É que é errado,

Mas desperto,
Acordado
Pelo incerto;
Revirado.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Ano Inteiro

Ano Inteiro


Mesmo sem plano,
Esse roteiro
É para o dia inteiro,
Se não me engano

Não há mal nem dano
Em ser mateiro
E não matreiro,
Mas cartesiano;

Vórtice de ano,
Passa ligeiro
O dia a dia inteiro
E vê-se um ano.