Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Raciocínio Errado / Comentário

Raciocinio Errado / Comentário

          Estava assistindo ideias sobre o futuro, e me pareceram fantasiosas, mas compartilho os motivos.
          No futuro, depois da pandemia, as aulas serão virtuais, algo impossível para a maioria. Nada substitui a sala de aula, mesmo que se tenha o notebook, pois a comunicação humana é muito ampla e necessária. O estudo pode ter matérias online, mas o diálogo professor-aluno é essencial e a interação dos alunos entre eles produz o desenvolvimento, afinal são os jovens interagindo e criando soluções para eles e para os outros.
          Agora, há uma mentira muito bem contada na televisão e é sobre o planeta Terra com menos poluição, com menos carros e ônibus circulando. Sob o ponto de vista tecnológico essa afirmação parece de mal gosto. Os carros elétricos estavam em pleno desenvolvimento em fevereiro deste ano de 2020, a ideia de despoluição de algumas montadoras era visível. O progresso da utilização da energia solar para a eletricidade dos imóveis em geral, sejam comerciais ou residenciais já está em pleno uso nesse planeta.
          Outra constatação que me pareceu ligeiramente egoísta é de que a cidade com menos gente é mais agradável para caminhar. As cidades precisam melhorar a vida dos seus habitantes e não mantê-los em casa. 
          Teve frase pior, e foi a que disse que a sala da sua casa pode ser multifuncional e se transformar no seu ambiente de trabalho. Deixe-me imaginar: com a sua sala transformada em ambiente de trabalho, os seus filhos ficarão no quarto deles, a sua sogra, na cozinha e o seu sogro na garagem, caso seja permitido tal coisa no seu prédio.
          Quanta besteira! Pronto, desliguei a televisão. Eles me convenceram de que posso fazer algo melhor.
          Não posso deixar de comentar também a diminuição de lixo nas praias. Pasmem, já existe solução para as latinhas de refrigerante, é um copo de alumínio forrado com um material impermeável, onde se preenche com café, refrigerante, e até mesmo água. As máquinas de refrigerante e café apenas enchem o copo. A garrafa de água que muitos levam para as academias podem ser levadas às praias e cada família ter o seu depósito de lixo.
          Não posso esquecer do bairro onde moro. São tão cuidadosos com essa coisa chamada ecologia. Creiam-me: algumas senhoras, quando saem com os seus cachorros, não somente recolhem a caca dos bichinhos, como colocam na bolsa para depois jogarem no lixo do edifício.
           Estamos numa fase difícil e não adianta tentar enfeitar a situação. É difícil.
          O fim da pandemia nos trará a oportunidade de sair às ruas novamente, mas se trará algum benefício, não sei se é possível afirmar.
          Por certo que todos estão fazendo a sua parte e a de mais alguém, caso meu porque fazia algum tempo que eu não cozinhava, e voltei a cozinhar. Tem quem não possa cozinhar e está comprando marmitas de particulares, mas eu posso e cozinho.
          Os donos de restaurantes por quilo é que devem estar sofrendo e muito, principalmente aqueles que vendiam comida caseira de bom preço. Em fevereiro, alguns tinham providenciado recipientes de isopor reciclável para contribuir com o meio ambiente.
          Por outro lado, também ouvi e vi alguns repórteres dizerem que, no futuro, não existirão mais grandes estacionamentos porque as pessoas terão menos veículos. Eu também não concordo, porque isso pode significar uma pobreza extrema e dois tipos de cidadão: os que podem sair às ruas e os que não podem sair às ruas.
          Enfim, tudo o que foi visto e discutido precisa ser pensado.
          Boas reflexões para vocês.
                 

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Ao Próximo

Ao Próximo


Há tanto por fazer,
Amar, dizer e ser
Porque outros não conseguem,


Muito há num só escrever,
Sem ir, voltar, descrer
Dos tempos que se seguem

E há um motivo a vencer

Ao amor, não se soneguem. 

terça-feira, 16 de junho de 2020

Acredite Nisso

Acredite Nisso

Rua lotada
E apaziguada,
Nesse querer
De si descrer,

Mas avisada
E descansada,
Mesmo ao saber
Que vale ser,

Ser bem cuidada,
Culta e ilustrada,
Que esse viver
É por saber.




segunda-feira, 15 de junho de 2020

Excertos

Excertos


Difícil persistência,
Em casa... essa coerência
Sem saber o que é certo,
Ficar e estar desperto


Para toda a prudência,
Caráter da experiência,
Sob este céu encoberto
Entre o desterro e o acerto,


Pois velha é a obsolescência
Programada da ciência,
Quando um simples excerto
Esclarece o inexperto.

domingo, 14 de junho de 2020

Em Casa

Em Casa


Olha as paredes,
E nela as redes
A se imaginarem
Noutra paisagem,


Existem sedes,
Vontades gredes
A se moldarem
Sem se fixarem,


São os afazeres,
Que sem poderes,
Formam a imagem;
Fixa é a paragem.

sábado, 13 de junho de 2020

Doação

Doação


Persistir com vontade,
Essa é a melhor doação
Da alma pela intenção
De ser a liberdade

Em casa e na cidade
Sem ser provocação,
Do espírito em ação
Mostrando a agilidade

Com tal intensidade
Que se vê em oração,
Não por obrigação,
Mas liberalidade.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

À Cafeteira

À Cafeteira


Ritmo de um só feriado,
Estilo descansado;
Necessária razão,
Necessário fogão


Ao café requentado,
Mas jamais apressado,
E alguma afinação
E aromatização,


Pois longe está o viajado,
Um passeio ou o caminhado,
Porque sim segue um não,
Com muita compreensão.



quinta-feira, 11 de junho de 2020

Lembranças

Lembranças


Lembrou, lembrado,
Era o eu brincando;
Lembrou, lembrado:
Você brincando;


Lembrou, lembrado,
Era até quando
Esse contado:
É o tempo voando.


Nesse fraseado
Ao meio solando,
Ao caminhado
Vai-se assobiando.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Iluminado

Iluminado


Este ano não está perdido,
Embora esteja parado;
E o verbo não está perdido,
Embora reorganizado


Pelo que foi conhecido,
Embora esteja contado
Dia a dia pelo descabido,
Pelo verso deslocado,


Mas eterno e compreendido
E reencontrado a seu lado,
Repetido e proferido,
Para sempre iluminado.


terça-feira, 9 de junho de 2020

Desatenta Luz

Desatenta Luz


Anoiteceu,
Observou o tempo,
O firmamento
Que então cedeu

E veio e choveu,
Caiu água ao sedento
À terra sem vento,
E aconteceu

Que se acendeu
A luz, momento
Que desatento,
Viu na fé um céu. 



segunda-feira, 8 de junho de 2020

Considerações sobre a Verdade / Comentário

Considerações sobre a Verdade / Comentário

     Onde está essa verdade sobre o coronavírus? A Organização Mundial de Saúde acaba de divulgar que, depois de um estudo, constatou-se que os infectados por coronavírus, mas não sintomáticos, NÃO transmitem o coronavírus ou que seria algo raríssimo que houvesse a transmissão dessa maneira.
     Não vou comentar o número de vítimas do Brasil, pois prefiro lembrar dos milhares de idosos em Nova York, que mesmo sem sair do asilo, pegaram a doença e morreram.
     Além do contato direto de contaminado com outras pessoas, o que mais transmite o coronavírus?
     Será que em todos os asilos houveram pessoas febris trabalhando para os idosos?
     Algo está errado com a verdade.
     Quando algo está errado com a verdade, vem uma sensação de insegurança, porque se a OMS estiver dizendo a verdade, menos o ser humano sabe sobre o coronavírus.
     Depois da notícia, percebe-se que o ser humano precisa de respostas, motivos para os milhares de novaiorquinos que morreram em consequência do vírus.
     Em casa, assisto mais televisão.
     Duas entrevistas foram fundamentais.
     A primeira, de um chefe executivo de uma empresa alemã, na CNN Internacional, que disse que o mundo ficará melhor depois do coronavírus, porque 2020 será marcado pela não poluição do ambiente por parte dos combustíveis, tanto de aviões quanto de automóveis.
     Outra entrevista sensacional foi a do empresário brasileiro Nizan Guanaes na CNN brasileira. Ele teve a doença e acha que pegou no avião porque empresários viajam muito de avião.
     Tenho ouvido sobre o futuro e algumas mulheres dizendo que o chamado Home Office é uma ideia excelente. O fato é que eu ouço as pessoas e as mulheres voltaram para a cozinha e almoçam com a família, atendem os filhos e cuidam da casa e do trabalho; algumas estão no limite da culinária, não pelo fato de cozinhar, mas porque a cozinha precisa ser limpa com pratos e panelas nos devidos lugares. Elas fazem isso pela saúde delas e da família. Enfim, dos vinte aos setenta, todas de volta à cozinha, afinal a segurança alimentar interessa à todos.
     As ideias estão confusas porque as rotinas foram alteradas e ninguém sabe o que, de fato, é melhor.
     Graças a Deus, a maioria dos moradores, no meu bairro, é responsável e se cuida ao sair, evitando aglomerações.
     O fato é que os trinta e sete mil mortos no país são reais, e as pessoas tem medo.
     Em meio a tudo isso, e voltando ao início, a OMS agora sustenta que o vírus não se dá especificamente pela contaminação, mas pelo sintoma.
     Desliguei a televisão e vim desabafar, onde está essa verdade da qual todos precisam? Nos postes de iluminação pública e nas estradas de rodagem?!
     Não se sabe. 
     
         

domingo, 7 de junho de 2020

Poema Irônico

Poema Irônico


Esvazio
O vazio
À exaustão,


Extravio
O arrepio
Com razão;


Luzidio


Esfregão.

sábado, 6 de junho de 2020

Inimaginável


Inimaginável


Nem mesmo o que seria,
Agora pode ser,
Onde o agora seria
Simples a se prever,


E ao ser se sugiria
 Normal a se escrever,
Mas não é e se atém a um dia
  Outro e a se reescrever;


Não é igual ao que seria,
E nesse acontecer
Estamos noutro dia
De outro modo a nos ver.

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Maria Eduarda, Obedeça a seu Pai / Miniconto

Maria Eduarda, Obedeça a seu Pai

     Foi num saguão de um hotel cinco estrelas no Rio de Janeiro, onde houve a reprimenda da mãe à filha de dez anos de idade:
     _Se desobedecer a seu pai, o castigo virá da mamãe.
     Maria Eduarda olhou para a mãe assustada.
     _O seu pai disse que não era gente para você brincar. Não brinque comigo, Maria Eduarda, que eu infernizo a sua vida até que você obedeça a seu pai.
     Maria Eduarda retrucou:
     _Mamãe, estamos numa festa de aniversário. O que é isso?
     A mãe de Maria Eduarda disse que era este o motivo de estarem no saguão do hotel ao invés da sala da recepção.
     Algumas crianças ouviram a conversa.
     _Mamãe, estão ouvindo!
     A mãe respondeu:
     _Observe Maria Eduarda que quem está ouvindo não faz parte da festa. Você vai obedecer e agora, senão iremos passar a tarde na casa da vovó e a festa acaba aqui.
     Maria Eduarda perguntou como é que deveria agir para ficar na festa.
     A mãe respondeu:
     _Com a educação que nós, eu e o seu pai demos para você. Brinque somente com as crianças do seu meio, você sabe o que eu quero dizer e não se faça de desentendida.
     Nisso algumas pessoas saem do salão de festas e vêm saber o motivo de mãe e filha terem se retirado do salão de festas.
     _O Adamastor foi pegar o automóvel para estacionar mais próximo do hotel. É um carro antigo e ele tem ciúmes do automóvel.
     Adamastor entra no hotel com as chaves do automóvel nas mãos.
     A esposa diz à ele:
     _Que exagero esse seu cuidado com o automóvel!
     Ele sorri para a esposa e a convidada da festa e diz que mesmo o automóvel estando próximo do hotel, ele gostaria que alguém olhasse para ver se estava tudo bem com o automóvel e pensava em dar um gorgeta para que algum garçom olhasse o carro de vez em quando.
     A mulher diz à ele:
     _A Maria Eduarda hoje não está muito animada para brincar, deixe que ela brinque com o videogame da recepção e assim ela olha o carro enquanto nós aproveitamos para conversar.
     Maria Eduarda prontamente respondeu:
     _Sim, papai. Eu ficarei aqui fora jogando vídeogame. Não estou suportando muito barulho hoje.
     O saguão ficou em silêncio até que chegou a camareira reclamando da falta de gorjetas durante as arrumações dos quartos.  

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Poema Gauchesco

Poema Gauchesco


Aquela canção paraguaia
Traz essa lembrança uruguaia,
De lugar que não desconhecia,
Porque de livro conhecia.


Cantada a dizer Araguaia,
Embora de rodada saia,
É missioneira essa guria
Igual a letra e a cantoria,


Que adoeceu de tanta guaia
Naquele rio de piraguara,
E não canta quem silencia,
Quando se sabe que podia.


quarta-feira, 3 de junho de 2020

Há Chuva

Há Chuva


O vento fez a curva
Onde a vista não é turva,
Mas era necessária
Aquela brisa diária,


E não é mais o que enfurna
Somente em luz noturna,
E se fez luminária
Acima da lendária


Voz pesada e soturna,
Repetitiva turna
De uma seca primária,
E veio a água solidária. 


terça-feira, 2 de junho de 2020

Desconjunto

Desconjunto


Distantes,
E vivos,
Ativos,
Pensantes,


Falantes,
Cativos
De um tal vírus.
Jamais antes


Visitantes
Apreensivos
Dos objetivos;
São mutantes.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Explicativa / Comentário

Explicativa / Comentário

     Serão simplesmente imitadores os nossos jovens?
     Será que não sabem, e realmente acredito que não saibam o que seja rascismo.
     Não sabem que podem ir à Bahia e cair na folia junto com o povo de lá? Não sabem ser felizes? Não querem viver agradavelmente?
     Certa vez um senhor negro e americano me perguntou:
     "Coul we shake hands?" Poderíamos nos cumprimentar com as mãos- significado em português.
     Embora não o conhecesse, disse sim e estendi a mão.
     Nos cumprimentamos com as mãos e ele me perguntou?
     "Where are you from?" - De onde você é? significado em português.
      Com amor à minha cidade, ao meu estado e ao meu país, respondi:
     _Curitiba, Paraná, Brasil.
     Ele levou um susto.
     _White, from Brazil? Brazil is a black country. Branca, do Brasil? Brasil é um país negro.
     Contei a ele, que devido à imigração, no sul e sudeste do Brasil haviam muitos brancos.
     _So, in Brazil you are minories. Então, no Brasil vocês são minorias.
     Eu não soube responder porque o Brasil é uma mistura de raças.
     A cultura americana e a brasileira são diferentes. O Brasil não tem bairros específicos para negros.
     Eu disse a ele que no Brasil havia pobreza, mas que isso não significava exatamente que os negros fossem pobres. Existem negros ricos no Brasil, e eu sei que existem pelos hóspedes do hotel na Bahia.
     Agora, o que eu penso ser errado é o Brasil se transformar num país recalcado e frustrado. Mas por que?
     Eu assisto o jornal e assisto pessoas queimando máscaras? Tem que usar, tem que usar. Agora, eu preciso ser explicativa para com os jovens:
     _Alguém sabe que hospital não é hotel? Num hospital ninguém escolhe nada, nem mesmo os remédios que toma. Algum jovem já acompanhou outra pessoa da família a um hospital? Alguém sabe o que é ficar numa sala de espera de um hospital para fazer a visita de uma hora na UTI?
     A internet deixou a juventude analfabeta, essa é uma realidade. Ler um livro em meio às propagandas dos sonhos de consumo é algo ruim. A pessoa lê mal, interpreta de maneira pior ainda, pega um resumo e pensa que entendeu a intenção do personagem.
     Estou no quarto livro dessa pandemia.
     Ah, o desejo de se enturmar, como é que fica? Mas não encontrei conhecidos numa aula que ensinava a Festa do Caboclinho e como dançar a quadrilha adequadamente em meio a milhares de pessoas? Não encontrei ninguém. Procurem pesquisar sobre a Festa do Caboclinho, pois não sabem.
     Eu tenho ascendência italiana, eu sei o que é fascismo. Vocês sabem?
     O que impressiona é não ter interesse em sair com alegria para encontrarem outras pessoas para conversar.
     Ainda se imitassem as coisas boas, que estão aqui mesmo, mas não querem se reunir para protestar, como se não houvesse amanhã, mas há amanhã, e há amanhã mesmo para as pessoas doentes.
     Outro detalhe, é preciso prestar atenção naquilo que os outros dizem. Certa vez, uma senhora disse que o som do samba no Rio de Janeiro não se compara com nenhum outro.
     Ouçam um tamborim bem tocado para ter uma ideia.
     Aproveitem que estão em casa para fazer algo de bom para si mesmos.
     Ser inteligente é melhor do que ser malicioso, portanto procurar saber algo que possa melhorar o dia de amanhã é inteligente.
     Hoje, estou explicativa, mas se algo vai mal, o melhor é procurar ficar bem, usar máscara, ler, aprender, passar rejunte no azulejo, cozinhar, e não ter do que se envergonhar.
     Procurem estar bem nesse ambiente que está aborrecido para todos, inclusive para quem gosta de tomar um café na panificadora, como eu.
     Pronto, falei.