Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sexta-feira, 28 de março de 2014

“Sobram” a Garantia e o Suporte Técnico

Sobra a Garantia e o Suporte Técnico

clip_image002

Quando se adquire um novo produto, recebem-se os documentos de garantia e assistência técnica autorizada, além do manual de instruções.

O consumidor atento observa o manual de instruções e utiliza o produto de acordo com as suas necessidades.

Após algum tempo de utilização, o produto pode apresentar algum problema.

O consumidor pega os documentos de garantia e age conforme o manual de instruções para contatar corretamente a assistência técnica.

Esse é o procedimento normal para a manutenção do produto e a utilização da garantia.

Nem todas as pessoas agem desse jeito. Alguns, por motivos aleatórios, contatam pessoas de fora da área para consertar o produto, mesmo sabendo que perderão a garantia.

A pior parte é que não adianta advertir o consumidor de que ele perderá a garantia; e aí o critério é de cada um.

Presenciei vários casos de gente que age dessa maneira e, depois reclama da assistência técnica.

Não adianta insistir com esse tipo de consumidor, é ele quem quer consertar o produto sem proceder conforme o manual de instruções. Está escrito no manual de instruções para não agir assim, mas a pessoa age.

É óbvio que os consumidores que seguem o manual de instruções e contatam o serviço autorizado conseguem do seu produto a melhor manutenção, a maior economia na utilização e fica mais satisfeito com o seu produto.

São comportamentos diferentes e não se pode mudar através dos conselhos esse tipo de comportamento.

Um conselho ou aviso somente funciona para quem está disposto a receber a orientação e precisa desse suporte para tomar a melhor decisão.

Vale a pena tentar avisar porque não se tem certeza quando a pessoa age mal por falta de uma boa orientação ou, porque pensa que o manual de instruções não foi feito para ela.

Vale a pena repetir a orientação, mas é para quem não sabe como utilizar corretamente o manual de instruções. Para quem sabe e procede mal, não se pode fazer muito por ela.

Mas, uma vez, consciente e, com apoio para manter o produto no seu melhor estado de conservação, a pessoa opta por ir a qualquer assistência técnica dentro do prazo de garantia, dane-se.

São consumidores diferentes.

Outro dia penso em escrever sobre o quanto a propaganda mostra a política da empresa para o consumidor e eis o porquê a escolha de determinadas marcas em detrimento de outras.

Nesses casos “sobram garantias e o suporte técnico”.

Nenhum comentário: