Curiosidades
Depois de uma reflexão perturbadora até mesmo para quem a escreveu, pois os estudos às vezes são bons até demais, resolvi escrever sobre as curiosidades.
São bastante úteis esses ensinamentos vindos dos momentos prazerosos na cozinha, não a de hoje, mas aquelas cozinhas antigas, com espaço para mesas e cadeiras e conversas agradáveis.
Fiquei tão feliz quando aprendi a descascar abacaxi, uma das minhas frutas prediletas. Se alguém não sabe, ensino:
A gente pega o abacaxi e o deixa deitado sobre uma tábua de cozinha, hoje feita de polipropileno (plástico especial). Corta-se a parte de cima e a de baixo. Depois, coloca-se o abacaxi em pé e, com uma faca afiada, corta-se de maneira sextavada. Essa maneira impede que o abacaxi, depois de descascado, fique com aqueles pontos de casca que são desagradáveis ao paladar. Esse ensinamento é excelente e de tanto que comi o tal do abacaxi, e comi tanto a ponto de fazer amizade com o vendedor na Kombi ambulante da vizinhança, tratei da gastrite.
Outro ensinamento curioso é o de se comer manga com garfo e faca sobre dois pratos de sobremesa. Sem sujar a mesa ou se lambuzar. Vamos conhecer o truque da manga:
A gente pega a manga com casca e coloca-se sobre um prato de sobremesa. Depois, se pega o garfo e o insere na fruta até que a mesma não dance sobre o prato. Com o auxílio de uma faca de sobremesa descasca-se a manga como se o dia fosse disponível e a favor do prazer de comer a manga. Aos poucos tiram-se as fatias de casca e se coloca no prato ao lado. Após esse ritual para descascar a manga, ainda firme com o garfo, tira-se uma fatia com a faca e depois se tira o garfo da manga, se pega a fatia e a saboreia. Quem não se diverte comendo manga não sabe aproveitar a vida.
Maçã, laranja e banana, cada um que se vire por si.
Curiosidades para aliviar o dia. Agora os deixo para ir até a geladeira, porque manga gelada é melhor do que sorvete.
2 comentários:
Imagino a etiqueta para uma jaca!
Abraço.
Eu não falei da jaca, porque comer jaca é um salve-se quem puder :) Em todo caso, comi retirando o gomos com uma colher, coloquei no prato de sobremesa e me virei. Um abraço, Yayá.
Postar um comentário