VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

domingo, 28 de agosto de 2011

Seria um thriller, se não fosse caipira, etc. e tal.

A Cidade Fantasmaclip_image002

Eu não sou afeita a lugares misteriosos e, embora essa cidade se localize próxima da capital do estado, eu não a visitei e não tive vontade de estudar a sua historia, tenho medo do “Coiso”. Eu adoto a praticidade como estilo pessoal e não combino com alegorias fantasmagóricas. No meu ponto de vista, os mistérios muitas vezes não passam de crendices populares, oriundos da falta de cultura aliada a alguns truques usados por “barões de mato” para manter a população sob o seu controle.

Por estes dias, a falta de sorte com uns amendoins torradinhos me fez quebrar um dente e eu fui a um consultório de dentistas plantonistas para emergências odontológicas. Enquanto aguardava na fila de espera, sentei-me no sofá e ao meu lado estava uma senhora com o rosto inchado. Conversamos e ela me disse que era “cidade fantasma”. Pensei na minha praticidade, na minha dor de dente e na ausência de boa vontade com os moradores de lá. Ela se chamava Anita e viera morar na capital depois que a filha casou. Ela tinha vontade de morar em uma cidade grande e realizava o seu desejo. Com o rosto inchado, ela estava feliz de contar com um dentista de uma cidade grande.

Eu disse a ela que não conhecia a cidade de onde ela viera e, para negar ou confirmar expectativas, pedi a ela que me contasse sobre a cidade onde ela passou os sessenta e dois anos da sua vida.

_São muitos os mistérios na minha cidade, eis um fato. O cemitério é o símbolo da praça principal e o povo acende velas para os seus mortos na praça. Os enterros são uma festa com bolos e cafés durante o velório. É uma praça igual a todas as outras, com bancos para as pessoas se sentarem e carrinhos de pipoca. A diferença é que ao invés de uma fonte de água e um jardim, nós temos um túmulo no meio da praça.

Eu disse que a idéia era de mau gosto do prefeito responsável pela obra e perguntei o motivo pelo qual a população não reclamava para modificar o visual da praça.

_A população, ou seja, nós tememos pelos nossos filhos. A senhora preste atenção no que eu vou lhe contar: eu ouvia falar na pedra azul que rolava do alto da igreja e aumentava de tamanho até que passava por cima de quem duvidasse dos poderes ocultos presentes na cidade. Eu não acreditei e pedi a companhia do meu marido para ficar próxima a igreja durante a noite de sábado. Lá, por volta das nove horas da noite, nós vimos uma pedra azul clara e brilhante saindo pela porta da igreja que vinha em nossa direção. Corremos até chegar a nossa casa e juramos nunca mais desafiar o que os mortos da praça desejavam.

À medida que a dona Anita contava a história fantástica, mais eu tinha vontade de saber. Perguntei se esse era o grande mistério da cidade ou se haviam mais fatos estranhos a serem contados. Aticei a vontade dela e ela me contou sobre a caverna santa.

_Contam que alguns jovens, garotos e garotas, foram fazer um piquenique no campo e entraram na caverna. Quando o último jovem entrou na caverna, ela se fechou sozinha. As famílias dos jovens ao perceberem a demora do retorno deles às suas casas avisaram o Corpo de Bombeiros. Os bombeiros demoraram uma semana para abrir a caverna com britadeiras, mas salvaram os jovens. Apenas uma das moças ficou seriamente perturbada e foi direto para o sanatório e de lá não mais saiu. Eu não deixei a minha filha sequer passar perto da caverna.

Eu ouvia os relatos daquela senhora com espanto. Mudei de assunto e falei das vantagens de se morar em uma cidade pequena.

Ela me disse que a vantagem era para as mulheres casadas e que as moças solteiras sofriam muito.

Eu pedi que ela explicasse mais esse seu conceito.

_Uma moça solteira que morava com a irmã e o cunhado arranjou um namorado. Depois de um ano de namoro, ele fugiu com a filha do dono do hotel. Falaram que a moça estava perdida. Eu, na época, pensei que ela, a moça rejeitada, estava perdida em sofrimentos, mas a versão era outra. Não sei onde surgiu o boato, mas disseram que o namorado fugiu com a outra porque descobriu que a namorada era uma moça perdida. O falatório foi tanto, que o meu marido, assim como todos os homens ditos de “bem” naquela cidade, proibiu-me de pisar a calçada em frente à casa da moça. Assim, as mulheres atravessavam a rua para mostrarem umas as outras que não andavam em caminhos errados. Fizemos procissão em frente à casa da moça e atravessamos para o outro lado da rua para que ela nos visse e se arrependesse do que nem sabíamos se era verdade. Não pisamos na calçada onde ela pisava. Pobrezinha, fiquei com pena, mas eu era uma boa esposa e as boas esposas tinham que provar à cidade e ao prefeito que eram boas esposas.

Finalmente chegou a minha vez de ser atendida e a enfermeira estava à porta chamando o próximo e o próximo. Eu e a dona Anita fomos atendidas em consultórios diferentes. Enquanto o meu dente era refeito, eu pensava sobre aquela cidade que eu não quis visitar e, mesmo não a conhecendo e não vendo graça nas festas fúnebres, sabia que nela habitavam os desmandos do assombro, um mistério difícil de controlar.

15 comentários:

Catia Bosso disse...

E quem disse que os mistérios só aparecem à meia noite!!??....


Belo post! Talentosa vc!

bjs meus

Zélia Cunha disse...

Nossa!!! Eu é que não gostaria de visitar um lugar assim! Tão sinistro...
Tenha uma ótima semana, amiga.
Beijos

Marly Bastos disse...

Bem o que a gente não conhece é melhor deixar quieto né?
Eu não acredito em assombração propriamente dita, mas não critico quem acredite, pois cada qual com as suas experiências e encucações.
Boa história Yayá.
Beijokas doces e uma semana de paz

VeraBruxa disse...

Olá!
Pois eu acho muito interessante as crendices populares, são histórias prá se contar à beira do fogo, buscar seus significados, rir e até se assustar.
No caso desta caipira, o domínio do poder público, da igreja, do cônjuge...que triste! Ela tinha razão em querer sair de lá! E eu gostaria de ir prá lá mudar algumas coisas... (risos)
Abraço.

Paulo Sotter disse...

Excelente narrativa, criando uma atmosfera sobrenatural que envolve o leitor. Parabéns pelo texto. O verdadeiro terror nesse caso reside no preconceito, na discriminação que fizeram com a "moça perdida" e na manipulação que realmente existe sobre as pessoas menos esclarecidas. Um abraço. Boa semana

Luís Coelho disse...

Lendas e crendices bem exploradas e que arrastam vilas e cidades.

Hoje existem muitas mentiras destas na net e propagam-se à velocidade da luz.

Deus tenha piedade de nós e nos ajude a ver a verdade no meio de tanto falsário. Que Ele nos ajude sempre a ter lucidez bastante e capacidade de ver estes jogos políticos e religiosos.......e nunca nos deixar enredar nas suas malhas e teias.......

Ives disse...

O povo precisa ficar a redeas curtas, e nada como o "oculto" como arma! abraços

Sonia Guzzi disse...

Uma cidade que gostaria de conhecer...Minha curiosidade é bem maior que o medo, então...
Bjs, em divina amizade.
Sonia Guzzi

Severa Cabral(escritora) disse...

Minha linda e querida amiga!
Já somos cúmplices das trocas de comentários...quando não passas lá no meu cantinho já fico triste...
Quanto mistérios a ser desvendados...quantas histórias a ser desvendadas...quantos mistérios que já foram descritos...me dar medo...
Bjsssssssssssss

Majoli disse...

Uauuuuuuuu, até visualizei a praça, a caverna, a pobre da moça que em frente sua casa ninguém pisava...a procissão.
Você escreve maravilhosamente, minha atenção fica presa até o finalzinho.
ADOREI!!!

Beijos de uma deliciosa semana pra você Yayá.

Jopz_B1B disse...

legalz, toques de misterio a la STEPHEN KING.

intepz,

JOPZ

Aclim disse...

O que não conhecemos pode ser contado de dez formas diferentes sem ser contestado.

Abraço

BRISA disse...

AMIGA QUE HISTORIA LOUCA É ESSA DESTA SENHORA. UM POUCO ASSUSTADOR RSRSRS.A Alegria brilha nos olhos de quem
sabe curtir a emoção de simplesmente viver...
Viva com disposição e entusiasmo
fazendo o que gosta e realizando seus sonhos."
Com carinho...
Beijos e afagos na alma
Denise Lane

Amo ter sua Amizade
BRISA

ANALUZ disse...

há mais mistérios entre o céu e a terra que nós, apenas humanos, não sabemos desvendar!!

amei seu post

e não tenha medo, o desconhecido, que nombramos como sobrenatural, apenas nos foi retirado desde há muito tempo atrás pelos que nos controlam e querem que não saibamos, recordemos, o poder que temos!!

beijo grande de uma nova amiga

Julliany kotona disse...

Me apaixonei pelo teu blog,lindo,lindo parabéns gostei tanto que resolvi ficar por aqui já estou a te seguir te convido a conhecer o meu se gosta fique por lá bjos tenha uma exelente noite!

http://julikotona.blogspot.com/