Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Estética, Um Tema Delicado

 Estética, Um Tema Delicado


     Um dos temas difíceis para se conversar é a estética, mesmo para leigos com opinião diversa dos filósofos.

     Mesmo nessa abordagem distópica, ou seja, olhando o meu próprio umbigo, e não os umbigos dos outros, a estética é assunto controverso.

     Um dos tópicos sobre os quais não ouço conversarem é que a estética muda através do tempo e individualmente e sem pressão do mundo exterior.

     A estética individual muda de dentro para fora e de fora para dentro simultaneamente.

     A estética muda com um pensamento, uma mudança de estilo de vida, e com isso não quero dizer de tudo o que é saudável ou recomendado. Basta um pensamento para expor uma opinião, ou vontade de fazer algo, e basta esse pensamento para, a partir dessa vontade, a estética individual se modifique, não interessando se, para melhor ou para pior. Outro fator modificador da estética é a necessidade de se fazer algo por motivo não originário do pensamento enquanto ideação, mas a necessidade obriga, como todas as coisas que estamos fazendo em consequência da pandemia, tais como cozinhar.

     Sob esse ponto de vista, a estética adquirível, não é levada em consideração.

     Os pensamentos que podem mudar a estética individual são oriundos de filosofia de vida, do modo de observar a própria dificuldade, quando possível, porque algumas vezes essa dificuldade não consegue ser observada, mas o que pode ser observado pelo indivíduo, pode ser modificado, e certamente, muda a estética pessoal.

     A estética depende do pensamento e da necessidade do ser.

     Por outro lado, a estética pode se modificar de acordo com uma mudança vida de fora, através dos conceitos entronizados dos costumes, e até é relativamente fácil observar que o padrão de beleza feminina, variável conforme a região em que se habita, abre a visão para outros padrões estéticos valorizados e aceitos como bons.

     Importa dizer que a estética individual não é fixa ou permanente, e sequer adquirível, embora se possa pensar de maneira diversa.

     Essa estética vinda do pensamento não distingue gênero ou faixa etária, é algo admirável.

     Sob esse ponto de vista, um fator a ser considerado, é estar em desacordo com a própria estética, quando a estética pode ser consequência de um pensamento a ser pensado.

     Em resumo, tanto quanto a alma não nasce pronta e imutável, a estética pode ser considerada da mesma maneira, algo que pode mudar involuntariamente e de acordo com um pensamento, um único pensamento, e que ela não é tão importante a ponto de impedir a busca do bem estar físico, mental e emocional.   

     

     

Nenhum comentário: