Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

O Senhor do Gelo / Conto

O Senhor do Gelo / Conto

     Abro a geladeira e o congelador, e da geladeira sai vapor, e do vapor da geladeira em dia frio, aparece o Senhor do Gelo.
     Ele é congelado e vive se derretendo em busca de calor.
     _Olá senhor do Gelo, sinto muito, mas eu preciso de uma bebida quente, seja café ou chocolate com canela e leite fervente.
     Ele responde:
     _Certamente, depois vai tomar água e eu nem preciso sair da geladeira para que você saiba de mim.
      Vou tomar o café.
      O senhor do gelo se diverte com alguma ironia:
     _Em causa pela pandemia, em casa pela saúde, com dentes sensíveis pela mistura de frio e quente, sem conversar, e temos isto, estou aqui.
     Desde quando gelo fala, devo estar precisando de café, pois até os meus neurônios estão congelando.
     O senhor do gelo toma forma e se transforma numa nuvem de vapor de geladeira, enquanto o vapor ao lado é do fogão, da água quente para passar café.
     _Quem pensa em voz alta, conversa sozinho, ou sozinha, mas por quê você está conversando sozinha quando estou aqui para te ouvir.
     Olhei em volta e perguntei ao senhor do Gelo:
     _Afinal, quem é você?
     Aconteceu que a neblina do congelador parece ter olhos, e pior, fala:
     _Eu sou algo, já que não sou ninguém, que te diz a verdade.
     Ora essa, que absurdo:
     _Que verdade, senhor do Gelo?
     Ele respondeu:
     _A verdade que a geladeira é uma realidade, e é boa, útil, aceita frutas, verduras, legumes, carnes, massas, ovos, doces e salgados para você comer no dia seguinte.
     Esse senhor do Gelo parece cínico, reflito.
     _Pareço sozinho, mas sempre tem alguém abrindo e fechando a porta da geladeira, por conseguinte, isto é uma afirmação falsa.
     O que mais o senhor tem para dizer, s-e-n-h-o-r do G-e-l-o, pergunto.
     _Que a senhora é burra e não mais poderei conversar com a senhora, porque a senhora é burra!
     Está certo, o meu tom de voz não tinha sido gentil. Fico aborrecida.
     _Ora, não fique triste! Eu gosto de gente burra, os inteligentes me menosprezam. Somente pessoas consideradas burras abrem e fecham a porta da geladeira muitas vezes ao dia.
     Sou obrigada a perguntar:
     _Senhor do Gelo, o senhor me considera "burra"?
     Pareceu esboçar um sorriso, mas humilde, respondeu:
     _Eu que vivo na geladeira e sei o que é uma geladeira, preciso de uma pizza a ser descongelada, gente de bom humor, boa fé e boa vontade.
     Com essa boa vontade por parte dele, perguntei o que poderia fazer por ele e ele pediu, com sinceridade, que eu mantivesse um ou duas pizzas a serem descongeladas, mas com boa fé e realmente pensando em comer uma pizza de vez em quando, não porque fosse desperdício, mas para sentir que existe lugares mais frios e menos habitáveis.
     Fechei a geladeira, mas para abrir de novo.  

       

Nenhum comentário: