Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

terça-feira, 7 de abril de 2020

Significado da Cruz de Prata Enfiada no Peito do Vampiro / Explicação Para Leigos

Significado da Cruz de Prata Enfiada no Peito do Vampiro / Explicação Para Leigos

     A cruz de prata que mata o vampiro significa a desinfecção do objeto usado nos tratamentos, pois a prata é antiinfecciosa. Antigamente, nas casa finas, nos jantares e festas oferecidos aos amigos, o talher era de prata porque ninguém tinha dentes, escovas de dentes e pasta de dentes e eram comuns as infecções bucais. Para segurança daqueles que tinham boa saúde, e manter a amizade, ou se comia com talheres de prata, como era usual nas casas finas, ou se comia com as mãos bem lavadas.
     Por que a cruz? A cruz significa a boa vontade com pessoas de espírito imundo, pois todos comiam com talheres de prata, sem que se importasse com o caráter da pessoa, ou seja, se era considerada como boa ou má pessoa. Quem se alimentava dessa maneira sabia que não adoeceria.
     Por que enfiar a cruz de prata no peito do vampiro? O destemor ao tratar uma doença é necessário. Às vezes é muito dolorido tratar de uma pessoa, e as doenças causam sofrimento. Naquela época o sofrimento era sem anestesia. Tratar uma pessoa em grande sofrimento era sentir a dor no peito, significava sentir a mesma dor do paciente, mas ainda que exigisse um espírito forte, o coração poderia fraquejar, pois a sensibilidade janais abandona a figura de um médico.
     Não conheci o Dr. Clodorico, mas essa história me foi contada.
     Com essa explicação louvo a todos os médicos que atendem a essa pandemia do coronavírus.   

Nenhum comentário: