Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Festa da Pesquisa / Crônica do Cotidiano

Festa da Pesquisa / Crônica do Cotidiano

     Quanto a mim, consigo pesquisar música.
     Chamou-nos a atenção o fato do Estado de Santa Catarina abrir o comércio e, ao mesmo tempo restringir o transporte público para os chamados turistas. 
     Chama a atenção igualmente o fato de por aquele estado do Brasil, haver menos mortes por coronavírus do que o meu estado, que é o Paraná e com um número similar de infectados.
     Chamou-me a atenção igualmente o fato de se estar distribuindo comptimidos de cânfora para a população, desde que a pessoa interessada queira para ajudar a população a se cuidar contra o coronavírus.
     Lá eu sou turista, e daqui não posso sair e o motivo é o mesmo, não há transporte autorizado público entre os estados.
     Em casa leio as notícias, mas principalmente as notícias sobre a pandemia, porque tem gente que sai passear e tem gente que não sai passear.
     Comento que, para quem gosta de música, ter que ficar em casa é motivador, mas a caminhada faz falta.
     Algumas pessoas que tiveram a doença, contam o que tomam, mas esse não é o caso.
     Tem coisas que eu não consigo fazer, mas acredito que seja possível verificar comparativamente os estados do Paraná e de Santa Catarina para verificar os possíveis efeitos desses comprimidos homeopáticos de cânfora sobre a população e relacionar com o coronavírus.
     Segundo o artigo que li, foram feitos os comprimidos de cânfora porque a cânfora em flaconetes, ou seja líquida foi desaconselhada pelos responsáveis pela saúde naquela região.
     Há nisso algo que eu consigo explicar: quem pinga alumas gotas de adoçante no café sabe que nem sempre se obtém o número de gotas desejadas para adoçar o café porque as vezes a embalagem conta-gotas de adoçante simplesmente esguicha o adoçante no café e é a gente que acrescenta mas café na xícara caso fique muito doce.
     O fato é que o Paraná tem mais mortes por coronavírus do que Santa Catarina. As diferenças de densidade populacional por cidade precisam ser averiguadas, mas fatores como clima e mobilidade das pessoas também.
     O que se deve considerar é se a cânfora tem algum efeito sobre o coronavírus, ou se atenua os sintomas das pessoas infectada possibilitando que o assunto se resolva em casa.
     Por aqui, pouco sabemos a não ser números.
     Por outro lado, às vezes sou humana demais e não fico horas assistindo televisão porque a situação é muito triste.
     Caso eles consigam uma atenuação dos sintomas do vírus e ajudem as pessoas a suportarem a doença e dela saírem vivos e sem sequelas, muito fazem.
     São conhecimentos que devem ser compartilhados com o resto do país, pois eles estão indo às compras, muito embora as aulas estejam suspensas e as praias fechadas.
     Se algum curioso matemático estiver com vontade de pesquisar esses dados, por favor, sinta-se à vontade.
     Porque tudo é novo nesse vírus, segundo as explicações assistidas pela televisão, e os biólogos que tiverem interesse, podem nos expor aos benefícios da cânfora, a qual eu apenas conhecia a pomada para dores de articulação.
     Não sabemos a bula e a posologia desses comprimidos de cânfora distribuídos para a população.
     Até por interesse turístico, e se não causar efeitos colaterais, eles podem distribuir amostras desses comprimidos para os turistas que assim o desejarem.
     Essa maneira de ver a doença é muito diferente e merece consideração, especialmente quando se observam os números do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, sem esquecer de Fortaleza.
     Para concluir, eu deixo um link para quem quiser saber mais:

     Que tenhamos a esperança!     






Um comentário:

Jossara Bes disse...

Oi, Yayá!
Interessante! Assim como você, só tinha conhecimento da cânfora em forma de pomada!
Também, não assisto muito noticiário, por conta de ser triste!
Abraços!