Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Em Meio da Pandemia, a Percepção Musical / Reflexão


Em Meio da Pandemia, a Percepção Musical / Reflexão

     Leio no jornal que, com a pandemia do coronavírus, a terra treme menos, ou seja, com todo o mundo em casa, a crosta terrestre treme menos e nos torna mais audíveis aos sons.
     Segundo o jornal, o geólogo e sismologista do Observatório Real da Bélgica, Thomas Lecoqc, observou este fenômeno pelo qual tremores da Terra que antes eram imperceptíveis aos cientistas, agora podem ser observados e registrados pela ciência.
     Beethoven tinha problemas de audição e compunha guiado pelas vibrações sentidas pelos ouvidos. Ainda bem que essa alteração de vibrações não foram na época dele, pois talvez fosse prejudicado pelo silêncio inesperado.
     A percepção musical muda com essa modificação de vibração, pois o som é uma vibração que é feito de ondas.
     Para quando o movimento das pessoas voltar ao normal, o cientista ainda não prevê as consequências dessa mudança de vibrações, mas uma dessas consequências podemos prever, nos sentiremos ligeiramente surdos, pois sentiremos de fato uma perda de capacidade auditiva com a volta do ruído cósmico.
     Li que há nisso uma ironia, posto que a humanidade não está só, está igualmente em casa e fazendo um peso específico no seu lugar de habitação.
     A humanidade está sentada em algum lugar da sua casa, ou sustentando os pilares da Terra com esse peso.
     Surgiu-me uma ideia, pois quando alguém se senta num sofá, o sofá fica ligeiramente afundado, e me pergunto se a Terra ficará ligeiramente afundada nos lugares fixos onde estamos, mas e depois, esse sofá chamado Terra, voltará ao normal, ou ficará afundada como um sofá cuja espuma está gasta?
     Quanto à minha audição, tenho algo a dizer:
     _Saí do chuveiro porque ouvi gritos na rua. Não precisei perguntar para ninguém. Ouvia-se perfeitamente alguém avisando que havia ladrão na vizinhança. Sete e meia da manhã! Barbaridade. Cuidado com os falsos entregadores do serviço de delivery!
     A humanidade está numa situação difícil, onde a competição é por produtos médicos, mas se torna mais difícil quando se verificam ladrões em meio à crise.
     Hoje temos essas atualizações que são, todos com a televisão ligada no horário das entrevistas ofociais, todos com a audição modificada e, a pior parte, ladrões que são virulentos pela própria natureza.
      Apesar dessa rotina cansativa, mas necessária, essa experiência sensitiva de audição não pode ser desperdiçada, e comecei a prestar atenção no que ouço a mais que não ouvia, e senti que a sensibilidade está diferente. Essa experiência é muito interessante, pois cada tecla do teclado do computador está soando um pouco melhor.
     Que embrulho!
       
       
     

Um comentário:

Ivone disse...

Tambem li esse artigo, para alguma coisa boa serve tudo isso, nada é por acaso e a vida segue do jeito que tem de ser, o homem é o destruidor da natureza!
Abraços, tenhas um bom fim de smeana!