Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sábado, 15 de novembro de 2014

Amizade

Amizade

clip_image002

Conhecemos ao decorrer da existência muitas pessoas boas e amigas.

Obviamente temos amigos que preservamos desde a infância, amigos dos bancos escolares e, novos amigos.

Quando se consegue manter o sentimento da amizade dentro de nós, nem tudo estará perdido. Oportunidades para novos amigos são portas que mantemos abertas dentro do espírito.

A vida é repleta de encontros e desencontros, mas é dentro de nós que estão as reais possibilidades de querermos bem e, de nos sentirmos bem quistos pelos outros.

A autenticidade não depende do outro, depende da disposição em continuar sendo autêntico (a), apesar de algumas decepções sofridas nos relacionamentos.

Amizade de infância existe. Coleguismo existe. Novos amigos também existem.

Aceitarmo-nos do jeito que somos e respeitarmos as individualidades dos outros é parte desse processo chamado amizade.

Acreditar-nos em outras pessoas é de certa forma, acreditar no Deus que é sempre um convite, nunca uma imposição.

Não existe jeito mais triste de encarar a realidade do que duvidar de tudo e de todos. Tudo pode dar errado do mesmo jeito. É mesmo querer martirizar-se procurar enganos e equívocos na vida do outro (a) que poderia vir a ser um bom amigo (a).

Não que não possamos nos enganar de novo, mas com certeza não nos enganaremos do mesmo modo que no passado.

Os jogos sociais, as convivências obrigatórias nos ambientes escolares e de trabalho, são necessários, mas não é bom viver em função desses jogos sociais que não passam de um cassino emocional. Os jogos sociais podem deixar alguém em frangalhos, tão pobre e miserável quanto os jogos ilegais.

Temos que lembrar que amigos não são gêmeos siameses, pois até os gêmeos siameses precisam se separados para sobreviverem. O amigo (a) tem suas peculiaridades de diferenças que nos fazem admirar, habilidades que não temos no nosso cotidiano.

Amigo não tem que ser obediente, tem que ser amigo. Muita gente confunde a noção de amizade com o profissionalismo. Não tem nada a ver, embora existam profissionais amigos como professores e médicos.

A amizade é um sentimento solto, difere do amor mesmo sendo uma forma de amor.

Qualquer pessoa pode experimentar uma nova amizade sem deixar as amizades antigas de lado. É preciso ter maturidade para ser amigo do outro (a), porque há que se deixar que o amigo (a) tenha as sua próprias experiências de amizades com outras pessoas, sem ciúmes.

A amizade é um sentimento complexo, que lapidado, é gratificante.

Nesses dias, as reflexões estão me pegando de surpresa.

3 comentários:

Unknown disse...

Uma amizade verdadeira é uma flor na nossa vida que ajuda a flor a ser mais bela,mais perfumada e resistente.
Os verdadeiros amigos são aqueles que nos apontam os erros não para nos diminuir mas para rectificar.
Tenho amigos à muitos anos que são como meus irmãos. Alguns já morreram porque cederam aos interesses pessoais e destruíram o valor da verdadeira amizade.

Donya Kesler also known as Monday Grey disse...

Acho que eu aprendi muito e não pararei. Amizade pode ser um tipo de contínuo.

Célia disse...

Diz Quintana que "Amizade é um amor que não morre nunca"... Atrevo-me a completar dizendo... desde que saibamos respeitar os limites e a individualidade de cada amigo/a. Parabéns pela ótima reflexão sobre um tema em que muitos querem levar "vantagem" e não lapidar a amizade para que seja duradora.
Abraço.