Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Sonho

Sonhoclip_image002

E os sonhos são ideias perfeitas, sem contrariedades. Vamos ao meu sonho:

_Sonhei que existiam hotéis e locais de lazer para idosos, não o que classificam como idosos, mas idosos com dificuldades características da idade. Pessoas acima dos 70 e oitenta anos. Nos hotéis, havia o banheiro pago. O banheiro custava R$1,00 (um real), mas havia à disposição roupas íntimas e até mesmo fraldas e após o uso, era higienizado para que o próximo (a) idoso entrasse e se sentisse à vontade.

Funcionários especializados nesses hotéis traziam suco e refeições e lanches de acordo com a fome do idoso, eles não tinham a necessidade de cumprir horários. Outros funcionários faziam o papel de babás enquanto a família estava em um passeio além das possibilidades desse idoso e essas babás, levavam eles ao salão de beleza, ao jardim e ao local para fumantes (não é um sonho politicamente correto e ninguém começa a fumar após os setenta), ou então bares com cerveja sem álcool (por causa da medicação usada pela grande maioria deles nessa faixa etária). Em um ambiente familiar, seguindo as normas ocultas de cada família, que estaria presente, passeando junto, aproveitando junto.

Televisão, música, caminhadas, exercícios com acompanhante, massagens relaxantes como as que se oferecem nos SPAs, passeios de ônibus pela cidade, carrinhos de golfe com motorista e cinto de segurança. Jantares em grupo, convivência social entre os idosos e os seus familiares; as dificuldades semelhantes criam o ambiente propício às relações interpessoais e de grupo.

As babás cobravam por hora, mas eram treinadas a não se apoquentar com as rabugices porque não são rabugices, são as dificuldades com as quais eles convivem que alteram o humor. Esse era um hotel com serviços para idosos e os idosos estavam felizes, estavam em um ambiente aconchegante e pertenciam às suas famílias apesar das suas doenças.

As famílias estavam contentes pela possibilidade de levar os seus idosos aos passeios com o cuidado que eles merecem. Alguns diziam dos absurdos que seria deixá-los em casas de repouso enquanto se divertiam, era melhor que não se divertissem; agora o sofrimento era amenizado para toda a família.

No sonho, as comidas especiais de cada família eram levadas na bagagem, para que o serviço do hotel personalizasse o atendimento relativo ao horário dos remédios com mimos de acordo com a expectativa de cada família.

Embora os serviços fossem cobrados, as taxas eram baixas e a fiscalização facilitada porque os hóspedes eram famílias com idosos e cada família observava o tratamento recebido pelo idoso da família ao lado e, todos cuidavam de todos.

A exploração financeira seria coibida a partir do momento em que a família contasse com o apoio de um serviço especializado criado pela gerência do hotel, sem ficar nas mãos dos atendentes, como forma de pressão.

Resumindo: banheiros pagos com serviços especiais, acompanhantes pagos por hora de acordo com a tabela do hotel, passeios e jantares com a família, passeios individuais para idosos com acompanhante (idoso adora ficar livre da família por um pequeno período de tempo, mas, se esse período se alongar, eles se sentem sozinhos e carentes de proteção). Serviços de estética, reuniões entre os idosos presentes, atividades lúdicas com recreação, sejam musicais ou de artesanato, apropriadas para a capacidade de movimentos de cada um, etc.

Um sonho bom, não importando se algum dia será realizado ou não. Importa sonhar bem sonhado para que algum dia possa esse sonho ser realizado.

15 comentários:

chica disse...

Será isso um dia vai ter por aqui?

Não custa sonhar!!! beijos,chica

aluap disse...

Não se faz tudo o que se sonha, mas só se faz o que se sonha.

P.S.: O bolo rei é esse com frutos secos e por cima frutas cristalizadas. Recentemente aparecerem no mercado outras versões de bolo rei, como o bolo rainha (este é que é só com frutos secos e é muito bom, eu gosto).

Boa Noite*

lis disse...

Dizem que os sonhos quando perfeitinhos assim,bem sonhados como diz,costumam se realizar .Tomara,Yayá!
Nossos velhos merecem todos os cuidados inseridos nesse sonho(gosto mais da palavra velho que idoso-acho mais real, rsrs).
A longevidade dos tempos atuais permite muito mais a quem já tem 70 e poucos,só aos 80 é que parece começar a pesar mais.Vejo muitas pessoas ainda produtivas , dirigindo seus veículos, indo e vindo aos 80 anos.
Um sonho bom de imaginar Yayá!
Desejo que 2012 tenha sonhos cada vez mais lindos e generosos .
uma boa semana e muitos abraços

Ingrid disse...

Yayá,
sempre sonhos..
beijos perfumados de um 2012 maravilhoso..

Elizabeth disse...

Qué placer recorrer tus letras para hallarnos, luego de buscarnos en tantos lugares. Eres instructora en el arte de florecer y permanecer así a contracorriente. Besos.

PauloSilva disse...

Esse sonho deveria ser colocado em prática! Sem dúvida de que faria sucesso! Tomara que alguém lhe pegue e desenvolva... Boa ideia. Parabéns! Abraço.

Smareis disse...

Um belo sonho.Maravilhoso seu post.
Estou de volta depois de uns dias ausente. Tudo de bom em 2012!
Desejo uma semana imensa de coisas boas. Obrigada pelo carinho da amizade...Um abraço!

Smareis disse...

Um belo sonho.Maravilhoso seu post.
Estou de volta depois de uns dias ausente. Tudo de bom em 2012!
Desejo uma semana imensa de coisas boas. Obrigada pelo carinho da amizade...Um abraço!

Unknown disse...

Sonho é sempre um sonho... não custa nada tentar realizá-lo.

Bjinhos XD

OceanoAzul.Sonhos disse...

É sonhando que o mundo avança...

Que bom se esse sonho pudesse vir a ser real um dia.

Abraço
CVB

TECENDO PENSAMENTOS disse...

sempre um show de sabedoria escrita, parabens sempre.

Unknown disse...

Yayámiga

Sonhar é navegar num azul ponteado de algodão; sonhar é fácil, não paga imposto, não se compra nem se dá.

O mais complicado é passar do sonho à realidade. E mais ainda acontecer isso quando os anos já pesam. Entretanto, todos temos (ainda) o direito de sonhar.

Isto porque sonhar é preciso

Qjs

Lola disse...

Hola my buen amigo me gustaría que si pudiese pusiera en tu espacio el traductor, la verdad solo es una sugerencia
Feliz semana
Gracias por tu visita un abrazo

ANALUZ disse...

Um sonho que faz parte do novo Mundo!!

velhice é Sabedoria!

beijo na Alma

Fátima disse...

Yayá (teu nome e carinhoso de pronunciar).

Esse sonho é possível de ser transformado em realidade. Não acha?
O detalhe é o dinheiro para o investimento..rs


Beijo meu
Obrigada pela visita e palavras.