Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sábado, 9 de maio de 2020

Deus e Ciência / Comentário

Deus e Ciência / Comentário

     Não existe contrassenso entre Deus e ciência porque a partir do momento em que Deus criou todas as coisas, ele criou a ciência.
     Penso, entretanto, que há dissenso de conhecimento, pois os cientistas conhecem tanto de teologia quanto os teólogos de ciência, ou seja, muito pouco.
     O assunto desse ano é o coronavírus, nem adianta tentar mudar, embora as atividades obrigatórias sejam outras, com cuidados e autodisciplina.
     Li hoje que o físico Stephen Hawing pediu desculpas por antever a possibilidade de um vírus de tal porte nos livros que escreveu.
     Stephen é físico e precisou que a humanidade contasse com essa possibilidade, mas a humanidade não contou com essa possibilidade.
     Orwell previu o controle da informática sobre a humanidade e o desenvolvimento tecnológico conseguiu entender o pensamento dele, e pretende continuamente proteger o cidadão de tal controle.
     Acredito que o físico tenha percebido o ambiente para tal manifestação viral melhor do que Hitchcock com os pássaros.
     O que se observa nos últimos anos é uma guerra surdo-muda entre as evoluções científicas e aqueles que condenam o aquecimento global e as suas consequências danosas ao meio ambiente.
     Algumas vezes, eu disse que era a favor do desenvolvimento sustentável, mas talvez não soubesse expressar esse ponto de vista que significava mais do que a reciclagem de maneira geral, mas pouco disse porque esse assunto é intoxicante na sua forma industrial e ambiental, além do que houve excesso de guerra e ninguém procurou um mínimo ponto de vista comum.
     Onde é que Deus entra nisso? Ele deu livre arbítrio para se pensar e fazer tudo aquilo que não é condenável segundo o que está escrito.
     Pelo que está escrito, não se pode dizer que os doentes são os responsáveis por ficarem doentes. As pessoas usam máscaras, cuidam para não conversar e mantém uma distância mínima umas das outras.
     Por outro lado, a medicina é relativa, e idosos que levam a vida em extremo sedentarismo, sem motivo de saúde que as obrigue a isso, estão correndo outros riscos de saúde, e não as culpem, porque doenças acontecem pela própria natureza do ser humano, falível e mortal. Um pouco de naturalismo é necessário ao texto.
     Sob esse ponto de vista, houveram os meios necessários para que esse coronavírus existisse e se manifestasse como doença ao ser humano, seja de forma natural ou de forma modificada geneticamente. Hawking percebeu isso, mas percebeu porque tinha conhecimentos sobre a física e do meio- modus vivendi- da geração dele.
     Deus pede que as pessoas se amem. 
     Agora sim, o assunto é Deus, pois conforme disse o apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4, 8.
     
      


     
      

Nenhum comentário: