Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O Meio e a Criatividade / Notebooks–Utilidades

O Meio e a Criatividade / Notebooks

clip_image002

Meios para a criatividade não faltam, o que falta é a liberdade para criar.

Estava sentindo falta dessa liberdade criativa até que apareceu o Windows 10. O meu velho notebook ao qual falta um pino de acabamento, pois ele tem mais de dez anos, foi a minha melhor surpresa.

Eu fiquei com receio de instalar o Windows 10 neste computador de mesa, pois eu sei que altera todo o sistema e, depois, como é que eu postaria no blog sem as facilidades do pacote do Windows para blogs?

Com tempo e paciência, concordei com a Microsoft em instalar o novo Windows no meu notebook sem pino.

Eu até aconselho a não ficarem olhando para a telinha enquanto o novo sistema é carregado. Eu tenho um suporte de plástico, barato e à venda em alguns supermercados, o qual não deixa passar o calor do notebook para a mesa, o que tirou a minha preocupação com superaquecimento causado pelo número de horas necessárias para instalar o Windows 10.

Protegi igualmente o carregador da bateria que teve que ficar na tomada porque o notebook descarregou duas vezes durante todo o processo de instalação.

Passei duas horas experimentando as funcionalidades do Windows 10 e vou experimentá-lo enquanto este notebook funcionar.

A alegria é que o notebook estava encostado no armário porque o técnico me disse: “Junta”:

_Junte o notebook, o carregador e os acessórios e jogue fora porque o conserto sai mais caro que um novo.

Nessa época eu fiz um esforço e comprei um novo, mas acabei adiando a doação porque houve sucessivas configurações de atualizações até que a Microsoft deixou de dar suporte para o Windows Vista e ele começou a travar vezes seguidas. Cheguei a comprar um Windows 8 e instalar, mas era difícil de mexer nas configurações antigas e o resultado ficou sendo paliativo e o técnico avisou da situação.

Hoje este notebook é Windows 10 e é o meu brinquedo novo.

Se alguém teve na infância um brinquedo com o qual podia levar para qualquer lugar porque se, por acaso, perdesse, nada perderia, essa é a minha satisfação.

Nessas duas horas de uso o sistema não travou e, como benefício retirou todo e quaisquer malware que pudesse estar no notebook, assim como os programas incompatíveis com o novo sistema.

Todos os arquivos foram preservados e nada se perdeu.

A sensação de liberdade ao instalar o Windows 10 neste velho notebook foi imensa, difícil é descrevê-la.

Tenho certeza que se fosse instalado no notebook comprado por aconselhamento técnico não teria a mesma graça.

Nós temos uma imensa quantidade de aparelhos de informática no mercado, mas acontece que, às vezes ficamos bitolados por tudo aquilo que é considerado obsoleto. Os eletrônicos têm o seu prazo de durabilidade, mas a criatividade entra em compasso de desânimo, repetimos a rotina na internet como se mais nada fosse possível.

Estamos nos tornando incapazes de usar a criatividade a nosso favor, dentro de nossas casas, com a segurança e o cuidado necessários para que não ocorram acidentes elétricos.

A parte mais divertida da instalação foi quando apareceu a seguinte mensagem:

“A instalação está demorando um tempo maior que o normal, mas não se preocupe.”

Depois apareceu a mensagem avisando que estava pronto. Apertei o botão “Enter” e a tela ficou escura, mas a setinha estava lá.

Fui tomar um lanche para esquecer a experiência fracassada, mas, para surpresa minha, fazia parte da instalação.

É melhor contar o que eu fiz para a tela entrar no Windows 10 com vídeo explicativo. A tela pedia o login e, ao fazer o login, a tela ficava escura, sem ícone algum e aparecia apenas a setinha (aquela que passeia no computador). Quando abriu a tela inicial e pediu o login, mas eu cliquei em reiniciar na tela inicial sem fazer o login.

Esse processo de reinicialização demorou alguns minutos, e quando reiniciou, apareceu a tela inicial pedindo o login novamente.

Fiz o login e, adivinhem! O notebook era novo, com tela inicial nova e com recursos novos e, até agora, funcionando normalmente.

O Windows 10 está sendo ofertado gratuitamente para testes e eu fiz um teste.

É uma experiência criativa e, pode ser interessante para quem tem um notebook antigo e não tem condições de comprar um novo. Ou, para quem tem o novo, aproveitar o antigo para outras funcionalidades que não prejudiquem o seu sistema atual, porque realmente os programas incompatíveis somem. O sistema, no entanto, fica limpo.

Esse texto é mais um compartilhamento de algo positivo. Espero que possa ser útil a alguém.

2 comentários:

Ivone disse...

Bom dia amiga Yayá, amei, muito me ajudou, tenho um notebook que tem sete anos, vou tentar fazer o que você fez, muito útil seu compartilhamento amiga, muito obrigada, acho até que vais ajudar muitas pessoas!
Abraços apertados!

Célia disse...

Já instalei no meu notebook que tem 3 aninhos e tá uma beleza! Agora, no meu desktop que é bem + antigo está difícil a aceitação... Chega aos 75% e depois retorna ao Windows 7 ... Não desisto. Hei de conseguir! Valeu o relato de sua experiência.
Abraço.