As Respostas / Reflexão
Aconteceu de nos últimos meses ter que responder a questões respondidas na juventude e foi a melhor oportunidade que tive para refletir e não somente sobre mim mesma, mas sobre a maioria de nós, que não sofrem grandes transformações ao longo da existência.
As questões iguais levaram-me a raciocínios iguais e conclusões obtidas foram absolutamente coerentes com as anteriores, mas as respostas foram outras.
A mentalidade é a mesma, a resposta é de acordo com a experiência que acumulei até aqui.
Olheis as respostas anteriores e foram coerentes com a idade anterior.
Observei que a juventude é mais ousada nas suas arguições e a maturidade às vezes reflete antes de responder.
Outro dia, observei numa oração espontânea de outra pessoa a seguinte frase:
_Senhor, obrigado pelo que não sei.
A juventude tem conceitos, mas se expressa de maneira inexperiente. Por outro lado, quando é ciente, diz o que pensa e reclama sem o embasamento necessário para resolver questões. A juventude é indispensável para que as ideias apareçam ao mundo inteiro, porque a juventude pensa poder mudar o mundo e é a esperança que alguém faça alguma coisa.
A maturidade responde, até por desprendimento:
_É assim mesmo, eu já sabia.
A primeira resposta está respondida.
A segunda resposta é que me chama a atenção.
A pergunta obteve uma resposta quase mínima na juventude:
_Ah! Isso nem é problema.
Voltando agora à introdução do texto, que continua com as suas coerências: questões iguais, raciocínios iguais e conclusões iguais.
Continuo achando que isso não é problema, mas descobri que não é problema para mim. Para os outros é um problemão.
Quando cheguei a nenhuma resposta adequada porque desconhecia quase que completamente a situação e cheguei até aqui sem saber, pensei na oração do outro:
_Senhor, obrigado pelo que não sei. Obrigado por me mostrá-lo somente agora, depois de adulta.
Deus é o Senhor do tempo e mostra-nos as verdades conforme a vontade Dele.
Imagino que cada ser humano tenha os seus desconhecimentos e os seus esclarecimentos de acordo com a vontade Daquele que nos criou.
Esse é um por que maravilhoso, o porquê eu sei e por que eu não sei disso ou daquilo, quando eu sei que a juventude e a maturidade têm pensamentos iguais e respostas diferentes com propósitos individuais diversos e em acordo com a experiência de suas vidas.
Interessante é observar que daqui a algum tempo as respostas se modificarão novamente porque a experiência de vida não para e certamente acrescentará algum conhecimento e algo será absolutamente igual, o nosso jeito individual de vivenciar essas experiências.
Bom final de semana para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário