Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Impressões Cinematográficas / Reflexão


Impressões Cinematográficas / Reflexão

     Deixei de lado um dos meus blogs, aquele que trata dos meus curtas preferidos. Por outro lado, faz algum tempo que não vou ao cinema e o último longa-metragem que assisti foi pela televisão e faz algum tempo.
     Algumas cenas de um filme ficam na memória e, quando menos se espera, lá vem a imagem necessária de um filme.
     A percepção das artes é algo bastante interessante, seja na área artística que for.
     Embora tenha preferência pessoal por música, outras áreas de arte, como pinturas e esculturas também ficam gravadas na memória, mas de maneira imperceptível, a menos que se tenha ido visitar alguma mostra muito famosa.
     Os filmes ficam como flashes de luz, com as suas mensagens ou a interpretação que deles se fazem.
     Cinema faz falta. Devido à algumas decisões interessantes e, até mesmo essenciais, como a de passar um ano lendo a Bíblia e um talento novo a ser desenvolvido ainda no campo da música, deixei de lado o cinema, mas no dia de hoje ele veio à mente como obra de arte essencial.
     No entanto, a percepção de cinema de alguns anos atrás desapareceu por completo.
     Preciso do cinema, enquanto arte, hoje, como uma percepção do outro, sob o ponto de vista do outro, sem questionar. Porque o cinema é algo que se consome pronto e acabado, sem ideação quanto à trilha sonora, o roteiro, ou a personificação dos personagens pela imaginação.
     Algo que faça todo o sentido para o cineasta, mas quanto ao espectador, apenas  se possa fazer comentários sobre a intenção do filme, sem o conhecimento crítico, mas como ser humano normal.
     Cinema foi algo que desaprendi nos últimos anos, mas ainda é algo passível de se tornar lazer.
     O cinema reaparece, nesse contexto, como uma nova forma de relacionamento não artístico, mas de pipoca, com alguma descontração e a possibilidade de sair da sala de exibição sem me importar com o ingresso.
     Percebi que a percepção mudou.
     O blog de cinema continuará simplesmente estacionado.
     Com toda essa percepção, concluo dizendo que assistir um filme vale muito. Vale também só por entreter-se por algumas horas.

Nenhum comentário: