Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 29 de junho de 2014

Edson Prado Responde

Edson Prado Responde

clip_image002

Devido às perguntas recebidas pelo repórter do blog (por enquanto), o blog abre o espaço para que ele responda concisamente algumas perguntas, que ele garante que são dos amigos dele.

Ele foi avisado que esse é espaço para artes em geral, mas, tudo bem. Enquanto a blogueira cuida deste domingo, no caso, eu mesma, passo esse espaço momentaneamente para as perguntas e respostas.

1 – Enquanto assistimos o futebol, os partidos políticos fazem as suas convenções e estabelecem os seus candidatos para as próximas eleições?

Resposta: Sim.

2 – Isso não é errado?

Resposta: Não, quem escolhe quais serão os candidatos são as bases eleitorais dos partidos políticos, não é a população. Após a escolha dos candidatos haverá campanha eleitoral e as eleições propriamente ditas.

3 – Quem garante a lisura nas apurações das eleições?

Resposta: Quem garante a lisura no processo eleitoral são os Tribunais Regionais Eleitorais, subordinados ao Superior Tribunal Eleitoral e são assessorados pela legislação vigente para assegurar um processo eleitoral em acordo com a lei.

4 – O que é que o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal têm a ver com o processo eleitoral?

Resposta: São áreas diferentes do Sistema Judiciário Brasileiro, praticamente não intervém no processo eleitoral.

5 – Quem ganha, leva?

Resposta: Em princípio, sim. Vivemos num estado democrático de direito e o candidato que consegue o maior número de votos, assume o posto para o qual for eleito a menos que tenha pendências impeditivas de assumir o posto. Em palavras vulgares, o chamado ficha-suja não assume.

6 – Mas, existem boatos?

Resposta: Boatos são boatos. A normalidade é indicada pela própria realização das convenções partidárias. Os partidos políticos estão indicando os seus nomes e compondo as suas chapas majoritárias. O futebol não impede as convenções partidárias e nem prejudica a campanha eleitoral que tem data marcada para começar dentro de um calendário oficial.

7 – Podemos ficar com os pés no futebol e os olhos nas convenções?

Resposta: Esse é o exercício da cidadania, não somente podem como toda a população deveria prestar atenção em ambas as notícias.

8 – Em quem o senhor votará?

Resposta: O voto é secreto. Posso até mesmo confidenciar o voto com algum amigo, mas em público o voto é secreto. O voto secreto foi instituído para evitar o voto de cabresto, ou seja, o voto sob pressão ou ameaça. Cada cidadão é livre para escolher o seu candidato.

Obrigado pelas perguntas e pela confiança depositadas nesse repórter.

 

Valeu Edson Prado! Bom domingo a todos. Deus os abençoe.

2 comentários:

Célia disse...

Olhe, apesar das excelentes explicações do Edson Prado, reservo-me a desconfiança nos conchavos políticos-econômicos, debaixo dos tapetes da COPA!
Abraço.

Graça Pereira disse...

A política e o futebol...combinam??
Duvido!
Bj e boa semana.
Graça