Conceitos do Nunca na Prática
São conceitos que nada tem a ver com a filosofia ou com as boas regras de convivência, mas que funcionam para quem os segue.
Nunca se pinta apenas um cômodo de uma residência: As paredes podem ser lavadas aos poucos, mesmo que fiquem desbotadas, contanto que estejam limpas. Elas trarão o respeito de todos os seus conhecidos. As paredes lavadas indicam que o morador gosta de ter a casa limpa e todos os visitantes compreendem a falta de recursos para pintar a residência. Um cômodo da casa pintado, mesmo que bonito, indica a favelização da residência e dos seus moradores.
É um conceito irônico, porque as pessoas até sonham em conseguir ao menos uma parte da casa em ordem. Esse conceito de um cômodo arrumado vale quando a residência está em reforma, algum piso é trocado, ou, alguma reforma no telhado.
Esse é um conceito que funciona e que, por incrível que pareça, mantém o “status quo” do indivíduo que não tem dinheiro para pintar a sua residência.
É um conceito antigo, mas ainda impõe respeito.
Nunca sinta vergonha de ser amigo de alguém que a mereça da sua parte: As pressões sociais existem, as resistências também e, chegará o dia em que alguma das suas amizades será considerada não conveniente à sua situação. Conveniente ou não, amizades não se desperdiçam, pois o desperdício trará fome à alma.
É outro conceito interessante porque é similar ao conceito do não desperdício de alimentos. Sempre se deve pensar que tem gente que passa fome nesse mundo e não se joga comida fora. O mundo civilizado tem as suas perdas de alimentos, acontece. Ninguém que eu conheça joga fora comida.
Interessante é notar que ao desperdiçar uma amizade, quem passa pela fome, nesse caso, da alma, é quem a desperdiça.
Esse bem querer universal e fraterno é alimento e, o melhor, deve ser conservado com a sua benevolência de espírito, pois todas as pessoas são diferentes e vivem situações diferentes das suas.
Esse conceito funciona na prática, quando há bem querer e bons propósitos na origem das amizades.
Nunca se aproveite da situação para magoar o próximo: Esse é um conceito que traz prejuízo. É tanta gente que conta histórias desse tipo e, depois, não se arrepende, conforme seria esperado. É muito esquisito o que acontece com algumas pessoas que contam que agiram assim e depois ficaram com raiva delas mesmas. A situação chega a assustar e é melhor não compartilhar. São histórias que levam a autoflagelação e degradam a condição humana.
No entanto, avisar e aconselhar são questões de consideração para com quem lê.
Voltei da terra dos contos infantis e vamos que vamos!
Vamos ao que gostei e ainda gosto:
Um comentário:
Minha querida amiga !!!
Perdoe-me a ausência, mas tenho estado Com pouco tempo e um sem números de amigos Para visitar. Estou tentando equacionar isso, mas Não a esqueço. Você é uma amiga especial.
Passando para deixar o meu abraço e carinho, Desejando-lhe uma linda segunda-feira e Maravilhosa semana.
Texto bem interessante e esclarecedor de condutas. Muito simples, só temos que aplicá-lo. Adorei.
Beijos de luz !!!!!
POETA CIGANO – 10/02/2014
http://carlosrimolo.blogspot.com
“Poesias do Poeta Cigano”
Postar um comentário