Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Memórias de Dona Sinhá com Seu Sinhô / Outras Questões

Memórias de Dona Sinhá com Seu Sinhô / Outras Questões


     Um menino pergunta ao pai sobre a Segunda Guerra Mundial:
     _Como foi que começou essa guerra?
     _Eu tinha seis anos de idade à época, pois nós éramos um país de mestiços e todos estavam apavorados. Miscigenados desde a origem do país, o que seria de nós se a raça pura ganhasse a guerra? Temíamos pelo pior.
     Ao responder, uma lágrima escorre no rosto do homem de mais de cinquenta anos. Olhou para o garoto e disse:
     _Viu o que você fez?! Eu não choro desde os trinta anos, quando perdi o meu pai.
     Havia uma senhora ao lado desse homem, e era a Dona sinhá, que interrompeu a conversa:
     _Eu tinha também seis anos de i9dade quando estourou a Segunda Guerra Mundial. Toda a cidade se reuniu e meus pais foram à reunião. Muitas medidas foram tomadas para proteger a cidade, e decidiram que seria preparado um teatro para toda a população, e era dedicado em especial às crianças, que deveriam assistir as peças obrigatoriamente.
     Dona Sinhá continua a explanação:
     _A peça tratava de uma menina que passava a frequentar os locais para levar informações . Ela fazia intrigas, destruía as coisas e se arriscava para obter informações. Nós torcíamos por ela para que escapasse das encrencas em que ela se metia, mas ela era má e eu era uma boa menina e não queria agir como ela, afinal eu não queria e não era educada para enfrentar uma invasão à cidade.
     Naquele momento o Brasil se perguntava quem eram e o que eram os brasileiros. Isso é uma longa história, e por enquanto ficam os fragmentos de duas memórias de duas crianças de seis anos de idade quando estourou a Segunda Guerra Mundial.


     Esse miniconto não é um plágio do conto Memórias de Dona Sinha, é uma intervenção literária de outro ponto de vista, tão válido que até se torna essencial publicá-lo.

     Grata, Toninho.

Nenhum comentário: