Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Egoísta

O Egoísta

clip_image002

Estavam quatro rapazes sentados em frente ao restaurante, ponto de encontro jovem.

O garoto que estava de frente para a porta do restaurante, aparentando uns vinte e um anos, colocou a cabeça entre os joelhos e começou a chorar convulsivamente.

Os outros três rapazes perguntam sobre o que estaria acontecendo, se ele passava mal, ou, se ele precisava de ajuda.

O rapaz, num salto, levantou-se da cadeira e, enxugando os olhos, diz:

_Eu sou egoísta! Vocês não sabem o que é ser egoísta, eu vivo a sós com os meus truques, as minhas mentiras e traições. É muito triste ser egoísta!

Um dos outros rapazes, querendo apaziguar a situação, disse que era exagero da parte dele. Disse também para que ele se acalmasse e se sentasse novamente e jantasse.

_Exagero? Se você soubesse o quanto eu menti para você! Eu te fiz de bobo tantas vezes que você não irá acreditar; a sua generosidade é uma delícia para as minhas mentiras.

O rapaz ficou com cara de bobo com a resposta e se calou, mas o que estava ao lado disse que o que ele queria era provocar uma situação, um mal estar.

_Eu não tenho interesse em provocar ninguém, muito menos um tipo como você, facilmente sugestionável. Cuidado com horóscopo, um dia você pode acreditar nele! Ah! Qualquer um te conduz e a sua autoconfiança é pífia, moralmente fraco, ama ouvir sugestões e reclamações para depois seguir em acordo com as circunstâncias. Sinto muito, é fácil te levar onde se quiser que você vá.

O garotão crescido chorava copiosamente depois de dizer o que havia dito.

O terceiro amigo, resoluto, disse que o que ele queria era chamar a atenção sobre ele, se fazer de bonito perante o público nas mesas ao lado.

_Quem, eu? Pegue o meu telefone no bolso da jaqueta que está na cadeira. Veja os tempos das ligações entre eu e a sua antiga namorada! Eu te contei que ela queria reatar o namoro com você e acabou ficando comigo? Garota carente, vinho e sedução, foi uma pontaria certeira no coração desmiolado daquela garota. Agora vocês dois ficam comigo? Sou egoísta, você acredita em mim agora?

Quando o rapaz que estava em pé viu os três outros sentados aborrecidos, chorando mais ainda, disse:

_Estraguei o fim de tarde de vocês! Viram, é assim que eu sou! Vocês me compreendem? Por favor, vocês me compreendem?

Os rapazes sentados baixaram a cabeça e disseram que sim. Neste momento o rapaz que estava em pé, sentou-se à mesa e pagou a refeição aos outros três amigos, que agora não eram mais seus.

3 comentários:

Célia disse...

Dificil hein a convivência com a hipocrisia, a falsidade...
[ ] Célia.

Jossara Bes disse...

Bom Dia, Yayá!

Seu texto nos leva a refletir sobre vários aspectos!
Gostei muito!
Tenha um ótimo dia!
Beijos!

Anônimo disse...

O egoísmo traz mesmo essa avalanche que culmina em terminar com a amizade. Tão egoísta que acabou contando isso numa hora de confraternização.
Beijokas doces