Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Arrumando a Loja

Arrumando a Lojaclip_image002

Arquibaldo, ao verificar que o carpete da loja apresentava um degrau, resolveu que estava na hora de trocar a forração e ver o que havia embaixo dele que causava o desnível.

Mediu o tamanho da loja e retirou o carpete. O contra piso estava trincado. Chamou um pedreiro:

_O caso é de refazer o contra piso, senhor Arquibaldo.

Arquibaldo concordou, mas por uma questão de segurança, perguntou aos vizinhos se eles tiveram problemas com o piso. Disse também que pensava seriamente em refazer o contra piso de toda a sua loja.

_Arquibaldo, não faça isso. O contra piso foi feito com uma espessura inadequada, mas embaixo é terra e na terra há animais. Você pode empestear a sua loja. Pior, pode ter uma fossa e alguém pode cair e se ferir. Eu digo isso porque eu tive que refazer o meu encanamento de esgoto, não tinha vazão o cano de esgoto da minha loja. Verifique o seu esgoto, antes de tudo.

Arquibaldo disse que o seu esgoto estava em ordem, que o problema era no piso.

_Amigo me escute o que querem fazer: querem começar um esgoto a partir da fossa na rua. Vai dar errado e o engenheiro da esquina, que tem uma loja de material de construções me avisou. Eu liguei os meus banheiros com o esgoto da rua, provavelmente o seu vai para a rua tendo em vista que eu tive que me ligar a toda a rede e à sua loja estava incluída na rede. Mas alguns lojistas ligaram as lojas a essa fossa que ainda não foi desativada.

Arquibaldo ficou impressionado. Fossa aberta depois da rede de esgoto feita? Não tinha sentido.

_Tem gente para tudo nesse mundo! Até mesmo para reativar a fossa da rua.

_Escute amigo, a fossa não foi fechada quando fizeram a rede de esgoto?

Por questão de economia a fossa havia sido aterrada sem ser fechada.

Arquibaldo foi a outro vizinho para confirmar a história.

_São fatos, Arquibaldo. Coloquei cimento de massa pesada em cima do que havia para tampar e isolar qualquer ligação com a fossa. Tem gente que quer começar uma nova rede de esgoto a partir da fossa. É lógico que não dará certo. O esgoto correto começa com um depósito adequado com tratamento, depois são feitas as tubulações e depois de tudo pronto se fecham sanitariamente as fossas e paulatinamente as ligações de esgoto são feitas.

Arquibaldo se convenceu. Colocou cimento em cima do contra piso existente e isolou a sua loja da fossa. Perplexo, pensou em como foram deixadas as fossas, fontes de tantos problemas, sem tratamento, abertas, caindo em lençóis freáticos de água limpa quando havia uma rede de esgoto própria, construída e em pleno funcionamento. Antes se chamasse Tomé.

9 comentários:

Peônia disse...

Vc é aquariana?! Que maravilha!
Beijos e lindo dia pra ti! =)

Lola disse...

bonita historia
un saludo amiga

Débora Andrade disse...

Gostei da história, e da criatividade. Apesar de ter me perdido (e depois me achado) em umas partes, mas isso, por não entender sobre o assunto, rs. No final, compreendi tudo e, gostei!

Um abraço,
Débora.

Graça Pereira disse...

M;inha Querida
Criatividade, imaginação numa história bem contada!
Parabens!
Beijo
Graça

NEL SANTOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NEL SANTOS disse...

Olá!!!
Tem certas coisas que fica difícil mesmo de acreditar!...

Muito interessante!!

Beijosss!!

MA FERREIRA disse...

Ol'a..
Gostei da narrativa.

Um lindo dia a vc!

Bj

Ma Ferreira

Vivian disse...

Bom dia,Yayá!!

Que belo texto!! O pior é que acontece mesmo...infelizmente ainda se encontra construções sem nenhuma preocupação com o meio ambiente...e não são só as antigas...
Beijos pra ti!!
Lindo dia!

linksdistodaquilo disse...

Bonito texto!
Beijinhos.