Boa Questão / Crônica
Questão de saúde, igualmente, mas diferente, com um final que permite questionar.
A semana está boa para conversas diversas, e com a temperatura amena, a gente sai como se o verão tivesse chegado.
Num ambiente lotado de mulheres, as conversas, os telefonemas, as avós e bisavós, enfim, todos estavam animados pela quantidade de gente com tempo para se sentar e conversar sobre temas diversos, e observei que algumas delas já compram presentes de Natal, a fim de não salgarem o preço da festa.
Em meio a multiplicidade de conversas, disse que uma amiga faria falta neste final de ano.
O que aconteceu, perguntou a outra mulher.
Aquela mulher contou que a amiga havia falecido.
_Como? Do que? Ela tinha só cinquenta e poucos anos.
Conforme ouvi, conto para vocês.
_Bem, a Maria tinha artrite reumatóide e tomava remédios para as dores constantes.
A outra antecipou-se:
_Os remédios fizeram mal?
A resposta foi não, mas ela ficou com gastrite devido aos remédios, mas precisava dos remédios porque as dores da artrite eram muitas.
Assim continuou:
_Nesse vai e vem aos médicos, ela fez um exame e descobriu que tinha ruptura de um ligamento e foi obrigada a se submeter a uma cirurgia para corrigir a situação.
A outra, antecipou-se novamente:
_Ah, a cirurgia não foi bem sucedida.
A resposta foi não novamente. Fez um gesto que pedia para a outra ouvir a história até o final.
Continuou dizendo que a cirurgia foi bem sucedida, que a Maria foi para casa e teve o repouso que precisava.
A outra, agora, ficou impaciente.
_Foi tudo bem, mas ela morreu. Quer contar de uma vez, exclamou.
A outra disse que contaria.
_Durante o retorno ao médico, que refez os exames e relatou que a Maria estava liberada para exercícios rotineiros, mas leves. A Maria perguntou ao médico se ela poderia ir para a praia, pois era um lugar plano e poderia caminhar pelas manhãs e se exercitar sem fazer muito esforço. O médico gostou da ideia e a liberou para viajar.
A essa altura, todos em volta estavam ouvindo a história para saber como a Maria tinha falecido. Toda a atenção do lugar era para a história contada.
_Maria fou à praia e fez dois dias de caminhada pela manhã. No terceiro dia, teve um desarranjo intestinal forte e foi até o posto de saúde local para verificar do que se tratava. No posto de saúde foi constatado que Maria havia contraído "Zica". Fora picada por um inseto contaminado.
Para terminar a história, Maria ficou desidratada, foi levada ao hospital da região e não resistiu e faleceu na cidade aonde havia o hospital.
Eu poderia questionar infinitamente os problemas do litoral, mas creio que é mais útil ao leitor saber de tal risco.
O calor e as chuvas, o mosquito, a falta de higiene com a água parada e, por que não, água parada nas latas de lixo.
Ao escrever, pensei que seria uma boa questão, e que os veranistas não deixem de usar os repelentes, essenciais na bagagem.
Grata pela leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário