Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 8 de setembro de 2019

Novas Sinapses / Reflexão


Novas Sinapses / Reflexão

     Novas sinapses são conversas com outras culturas, das quais concordamos e nos identificamos tanto, qua as gravamos sem querer, mas para poder repetir essas conversas.
     Hoje é um bom dia para dizer dessas conversas.
     Parados, enquanto os policiais resolviam um assalto dentro de um metrô, coversávamos com outros que aguardavam o término da situação para entrar na estação.
     Gravei: "Há dois tipos de pessoas, os bons e os maus. Os maus são esses tipos que atrasam as nossas atividades comuns."
     Em outra oportunidade, na qual passamos pela fila sem problemas, ouvimos, e mesmo sem conversar, gravamos: "Pessoas sérias são bem vindas."
     Certa vez presenciamos um rio caudaloso onde os peixes pulavam água afora. Havia chovido na região e o rio estava com o nível alto, cheio de peixes e com uma correnteza muito forte. Observávamos os peixes saltanto na água quando, um pescador filosofou: "Na nossa vida diária, às vezes vemos um rio caudaloso, mas podemos escolher entre entrar no rio para pescar e acompanhar a correnteza, ou aguardamos o leito do rio voltar ao normal para pescar. Alguns ficam à margem do rio e pegam peixes com as mãos, mas estes se arriscam a serem pescados pelo rio; simplesmente não existe essa necessidade de se pescar ou ser pescado, podemos sair para pescar e pescar."
      Talvez seja o cansaço do piquenique prazeroso do dia de hoje, mas as sinapses interessantes vieram graciosamente.
     Desta vez, musical. Estava numa loja de cds e gostei de dois cds.Disse à senhora que compraria os dois cds.
     _Eu posso vender os dois cds para você, mas asseguro que você está jogando dinheiro fora, porque há outros cds na loja que combinam melhor com você.
     Eu não a conhecia e ela não me conhecia, com certeza não nos conhecíamos.Ninguém poderia ter dito à ela que eu não gostaria de um determinado cd.
     _Eu vou comprar os dois cds.
     Ela empacotou os cds  e os vendeu, mas finalizou a conversa:
     _Um dos cds você, depois que o escutar com toda a boa vontade, guarde-o, porque há quem goste e essa pessoa não é você. Todos os seus modos indicam o mesmo estado de espírito, sensível e delicado.
     Eu pensei que não estava sendo delicada e sensível para com ela nessa determinação de comprar os dois cds.
     Ela deu um sorriso de sabedoria.
     Faz alguns anos e, de fato, eu escutei aquelas músicas daquele determinado cd apenas duas vezes. Guardo o cd com toda a dedicação para o dia que encontrar quem realmente goste daquelas canções.
     É que a alma estava transparente.
     Se ficar em sinapses musicais, eu não termino o texto.
     Para finalizar, uma sinapse igualmente reveladora da alma: "O caminho de um objetivo importa, porque, dificilmente para um mesmo objetivo, duas pessoas seguem os mesmos caminhos, importa que sejam bons esses caminhos e proveitosos para os demais.
     Uma boa semana à todos. 

Um comentário:

Giancarlo disse...

Buon inizio settimana