Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Eu Não Tinha Pensado / Crônica do Cotidiano

Eu Não Tinha Pensado / Crônica do Cotidiano

clip_image002

Avisaram na previsão do tempo do jornal que o tempo esfriará durante o feriado que se aproxima. O vento, pela manhã estava levemente frio, uma blusa de mangas compridas e, o assunto tempo, estava resolvido.

Saí e o sol apareceu. Com o calor do dia de hoje senti vontade de parar e tomar água e me distrair visitando uma loja que eu ainda não conhecia.

Entrei na loja, encontrei uma vendedora e disse que estava conhecendo a loja, mas estava com sede e perguntei onde havia um quiosque para tomar água.

_Há uma panificadora daqui a duas quadras.

Eu olhei para ela meio desanimada.

Ela, surpreendentemente, disse que eu era mais uma que iria até a panificadora, tomaria água e não voltaria ali hoje para fazer compras.

Eu perguntei o motivo pelo qual eu faria isso.

Ela, numa atitude positiva, respondeu que na loja já havia sido feita uma reunião com a gerência e que a gerência havia levado o problema até a diretoria. Falta na loja um quiosque com amenidades como café, salgados e doces, água e refrigerantes.

Explanou-me que, quando entra um cliente na loja à tarde, se ele toma um café e come um pão de queijo, ele compra alguma coisa.

_A senhora pense: estamos no meio da tarde e a senhora já cumpriu alguns compromissos e gostaria de fazer uma parada para se reanimar. Quando a senhora entra num lugar onde está disponível esse ponto de descanso, coisa que não demora mais do que cinco a dez minutos, a senhora começa a pensar em levar uma lembrança para uma amiga aniversariante, uma tigela nova para fazer bolo, uma compra necessária que a senhora se lembrou de enquanto tomava o seu café.

Pensei e senti que ela tinha lá a sua razão.

_Bem pensado, respondi.

Ela explicou a minha aparência e situação naquele momento:

_A senhora está com algum cansaço do seu dia, por exemplo. Entrou aqui para conhecer a loja e é uma cliente em potencial, mas também está com sede e eu indiquei a panificadora que fica a duas quadras daqui. Se a senhora for até a panificadora, pelo cheiro bom dos pães e a companhia dos fregueses da panificadora, a senhora se lembrará de que é preciso providenciar o lanche da tarde. Comprará alguns pães e mais algum leite e irá para a sua casa. Não sei nem se a senhora tomará água na panificadora ou se deixará para tomar água em casa, pois nesse momento, a senhora ficará com fome.

_Bem pensado, respondi.

Ela contou dos planos que ela tem para que a loja venda mais.

_Nós fizemos uma reunião e pedimos para que, ao menos comprem uma máquina de refrigerantes e disponibilizem água e cafezinho aos clientes. As amenidades ajudam nas vendas na medida em que fazem com que os clientes sintam-se mais confortáveis. Nós temos uma loja grande, uma imensa variedade de produtos, mas não temos lanchonetes na mesma quadra da loja, o que nos obriga a pensar a oferecer algumas amenidades aqui dentro da loja. Essas amenidades podem ser cobradas e não precisam ser embutidas nos preços dos produtos.

Terminou dizendo que na próxima reunião com a gerência o assunto entrará em discussão novamente, pois quando o cliente se sente desconfortável, com sede e sem lugar para parar e pensar, ele vai embora. Pediu-me que voltasse a visitar a loja noutra oportunidade.

_Hoje, aproveite e dê uma olhada nos nossos produtos, mas, se estiver com sede e for até a panificadora, volte outro dia e será um prazer atendê-la.

Eu amei a conversa, olhei os produtos, não comprei nada e fui buscar as amenidades, a blusa leve de lã estava me incomodando pelo calor que causava.

Nenhum comentário: