VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

domingo, 31 de março de 2013

Crônica 1º de Abril

Crônica 1º de Abril
clip_image002
Peguei o ônibus que me levaria ao centro da cidade, gosto de pegar ônibus em dias tranquilos e de pouco movimento.
O ônibus andou e andou, o centro da cidade estava longe.
Eu apreciava o roteiro, nunca feito antes: casas bonitas, vegetação bonita, tudo iluminava o meu olhar.
De repente avistei uma avenida não muito longa que dava para uma praia paradisíaca e deserta, um resort sem hóspedes à minha espera, coqueiros verdes resplandecentes.
Estava sentindo toda a maravilha do lugar, quando o motorista perguntou:
_Para onde a senhora vai?
Eu respondi que ia ao centro da cidade.
Ele respondeu:
_Então pode descer que o ônibus vai para a garagem.
Espera um pouco, disse eu, nervosa. Ele iria me deixar ali na praia paradisíaca deserta? Sozinha? Eu nem tinha pensado em praia paradisíaca deserta, nem resort à minha espera! Eu precisava ir ao centro da cidade comprar presentes de Páscoa! Eu juro que naquele momento pensei no homem ideal para aproveitar toda a paisagem com coqueiros e aquela brisa morna e aconchegante, mas ele não estava lá, infelizmente.
O motorista me olhou com aquele jeito de espanto e surpresa e não titubeou:
_Desça e pegue o ônibus do outro lado da rua, ele vai para o centro.
Desci e me dirigi ao outro ônibus, quando ele gritou ao motorista do outro lado da rua:
_Abra a porta dos idosos, que ela não pagará a passagem para voltar ao centro. Vou para a garagem.
Entrei no ônibus que saía da garagem. Era um motorista em treinamento e estava no seu primeiro dia como motorista naquele trajeto. O treinador, ou motorista aposentado me perguntou se o outro motorista não havia me avisado que o trajeto daquele ônibus não incluía o centro da cidade e eu respondi que não.
_Excelente! Agora a senhora vai participar do batismo do nosso novo motorista.
Procurei as placas indicativas do lugar para poder avisar pelo celular sobre onde eu estava.
Li: Rua Cecília Meireles esquina com Rui Barbosa.
As placas me tranquilizaram, eu sabia que estava num bom lugar.
Calada, ouvi as instruções do motorista aposentado ao jovem rapaz:
_Vire à direita, preste a atenção nos locais onde estão os pontos de ônibus, nessa rua puxe a direção para o seu lado; com ladeira não se facilita a curva.
Avistei o centro da cidade novamente, vi o jovem parando nos pontos de ônibus e aprendendo a lidar com os passageiros.
O motorista parou em frente à prefeitura, quase no centro da cidade. O motorista velho pegou a garrafa com água que estava em sua mão e, com um gesto, bateu na lataria ao lado e jogou água para fora do ônibus. Em voz baixa disse:
_Batizado! Pronto para dirigir na cidade!
Chegamos ao centro da cidade e eu desci em frente à loja de chocolates (não farei propaganda).
Agradeci a carona poética e o velho motorista agradeceu a essa passageira experimental nesse batismo especial.

Nenhum comentário: