Tem Algo Errado / Crônica do Cotidiano
Consequência da Pandemia.
Recebo um email.
Liguei para o serviço de atendimento ao consumidor a fim de me situar sobre a situação.
Divirtam:se, leitores:
Primeiro com o atendimento automático:
_Diga o que deseja, e eu encaminho a solução, resposta da voz feminina de inteligência artificial.
Informações.
Ela, a voz, respondeu:
_Não entendi, nós temos opções para segunda via de boleto bancário. Por favor, diga o que deseja>
Eu respondi:
_Outros assuntos.
Ela, a voz, respondeu:
_Não entendi. Nós temos algumas opções. Quer mudar o dia da fatura? Pelo WhatsApp é mais rápido, não quer enviar uma mensagem para nós? Por favor, diga o que deseja.
Eu respondi:
_Conversa.
Ela, a voz, respondeu:
_Não entendi. Como não entendi, vou transferir a ligação para um de nossos atendentes.
Louvado seja Deus, porque havia uma atendente em pessoa para atender a ligação.
Em questão de segundos, o problema foi resolvido:
A moça de carne e osso do outro lado da linha, respondeu com clareza:
_Eu não sei se foi enviado algum email para a senhora. É melhor desconsiderar esse email. Em caso de dúvida, por favor, ligue novamente.
Eu reclamei do atendimento ao consumidor.
Os melhores sistemas não substituem uma conversa rápida e eficiente.
Cuidado, leitores, com emails aparentemente sérios, mas que geram dúvidas ao consumidor.
Quanto às empresas que possuem serviços de atendimento ao consumidor, que não pensem que é econômico, ou inteligente um sistema que fala, o sistema com opções diversas incluindo falar com um atendente, ainda facilita a vida do consumidor.
A pandemia trouxe algumas situações que agregaram um certo desleixo para com o consumidor, e com a vida voltando ao quase normal, somente nesta semana, foram três destas situações.
A outra situação foi inesperada:
A recepcionista de um banco me disse que não correntista não poderia pegar a fila do caixa para pagar o boleto onde estava escrito o nome do banco que o geriu.
Provavelmente, são situações que se repetirão, até que haja uma normalização, algo compreensível, mas que coloquem pessoas para conversar com os seus clientes, o ser humano é essencial nessas horas.
Quanto ao email, de novo, não foi somente a minha paciência, foi a da moça também:
_A senhora desconsidere o email pela falta do email no sistema de envio, o que não pode acontecer.
Começo o ano com crônica, nem eu adivinharia isto.
_
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