Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tem Algo Errado / Crônica do Cotidiano

Tem Algo Errado / Crônica do Cotidiano


     Consequência da Pandemia.

     Recebo um email. 

     Liguei para o serviço de atendimento ao consumidor a fim de me situar sobre a situação.

     Divirtam:se, leitores:

     Primeiro com o atendimento automático:

     _Diga o que deseja, e eu encaminho a solução, resposta da voz feminina de inteligência artificial.

     Informações.

     Ela, a voz, respondeu:

     _Não entendi, nós temos opções para segunda via de boleto bancário. Por favor, diga o que deseja>

     Eu respondi:

     _Outros assuntos.

     Ela, a voz, respondeu:

     _Não entendi. Nós temos algumas opções. Quer mudar o dia da fatura? Pelo WhatsApp é mais rápido, não quer enviar uma mensagem para nós? Por favor, diga o que deseja.

     Eu respondi:

     _Conversa.

     Ela, a voz, respondeu:

     _Não entendi. Como não entendi, vou transferir a ligação para um de nossos atendentes.

     Louvado seja Deus, porque havia uma atendente em pessoa para atender a ligação.

     Em questão de segundos, o problema foi resolvido:

     A moça de carne e osso do outro lado da linha, respondeu com clareza:

     _Eu não sei se foi enviado algum email para a senhora. É melhor desconsiderar esse email. Em caso de dúvida, por favor, ligue novamente.

     Eu reclamei do atendimento ao consumidor.

     Os melhores sistemas não substituem uma conversa rápida e eficiente.

     Cuidado, leitores, com emails aparentemente sérios, mas que geram dúvidas ao consumidor.

     Quanto às empresas que possuem serviços de atendimento ao consumidor, que não pensem que é econômico, ou inteligente um sistema que fala, o sistema com opções diversas incluindo falar com um atendente, ainda facilita a vida do consumidor.

     A pandemia trouxe algumas situações que agregaram um certo desleixo para com o consumidor, e com a vida voltando ao quase normal, somente nesta semana, foram três destas situações.

     A outra situação foi inesperada:

     A recepcionista de um banco me disse que não correntista não poderia pegar a fila do caixa para pagar o boleto onde estava escrito o nome do banco que o geriu.

     Provavelmente, são situações que se repetirão, até que haja uma normalização, algo compreensível, mas que coloquem pessoas para conversar com os seus clientes, o ser humano é essencial nessas horas.

     Quanto ao email, de novo, não foi somente a minha paciência, foi a da moça também:

     _A senhora desconsidere o email pela falta do email no sistema de envio, o que não pode acontecer.

     Começo o ano com crônica, nem eu adivinharia isto.

     _ 

Nenhum comentário: