Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

terça-feira, 6 de abril de 2021

Conceito de Bem Estar / Reflexão

Conceito de Bem Estar / Reflexão

     Bem estar é algo que une a cabeça aos pés (Men sana in corpore sano - expressão latina que diz que a mente sã está num corpo saudável), e ambos saudáveis.

     Quero comentar sobre a musculação, e as academias de ginástica, e os preconceitos de muitos e os meus, que, foram desfeitos, o que é ótimo!

     Academias, segundo os preconceitos, não é lugar para idosos, mulheres, pessoas obesas e adolescentes.

     Outro preconceito é que diz que academia de "fitness" é para quem quer adquirir músculos.

     Era assim que eu pensava até entrar numa academia, e sem instrutor.

     Foram a passos de tartaruga que liguei a esteira, e devagar passou a meia hora nesse caminho que não vai a lugar nenhum.

     Imagine uma cidade a 10º centígrados, chuva, uma manta e um livro, ou algo muito interessante na televisão junto a uma recomendação médica de fazer caminhadas.

     Foram meias quentes e moletom folgado, e alguma coragem.

     Na academia até se pode fortalecer a musculatura, mas isso depende do objetivo de cada um. A minha obrigação era caminhar, e assim fiz.

     Outra semana e mais outra e comecei a gostar do frio.

     A disposição muda para melhor, pois outros passeios surgem e a preguiça vai embora, a manta fica para a hora de dormir, e o alongamento no final da caminhada é recondicionante.

     Quantas e quantas vezes ouço dizer que se a pessoa estiver acima do peso não deve ir, pois destoa das pessoas consideradas em forma. Nada mais sem noção. As pessoas que frequentam a academia buscam o próprio bem estar, e é bom que saibam que elas não vão à academia para reparar na forma corporal do outro, é uma questão de saúde, de higiene mental.

     Outra desculpa absurda é que a academia não é lugar de idosos. Os exercícios precisam ser feitos após uma avaliação médica para que ninguém se exceda, afinal a idade pode trazer limitações de esforço, mas pode ser uma boa atividade física, e melhor do que se encolher em frente da televisão.

     Outra questão é a roupa. A roupa deve fazer com que a pessoa se sinta bem, e o par de tênis é obrigatório.

     Aquelas roupas para jovens e adultos são para jovens e adultos, mas agasalhos soltos e confortáveis são bem vindos. Os lojistas indicam onde comprar, caso a pessoa não se enquadre no padrão jovem, com músculos ou formas ideais.

     Todos aqueles preconceitos no início do texto são desfeitos à medida na qual se frequenta a academia com avaliação médica anterior.

     Estamos no meio de uma pandemia, mas é bom pensar desde já numa atividade física para auxiliar a disposição para a atividade diária.

     A atividade física é também questão de gosto, e se procura o que combina consigo.

     A última preocupação deve ser a de ir numa academia para algum fim específico, seja ganhar músculos, emagrecer, ou se sentir bonita; é para se sentir bem, apenas isso, e por isso já vale a pena.  

       

           

Nenhum comentário: