Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Pégasus, Chronos, Caronte e A Mulher Tacanha / Miniconto

Pégasus, Chronos, Caronte e A Mulher Tacanha

     Pégasus, o cavalo imaginário da imortalidade, que percorre todas as terras, é montado por Cronos - deus do tempo, infinito em si mesmo.
     Partem Pégasus e Chronos para uma terra distante, onde vive uma mulher tacanha, que visitava as margens do rio diariamente, sempre a espera de Caronte, o barqueiro das almas mortas.
     Em busca de pão e água, Chronos bate à porta da mulher.
     _O que deseja, estranho?
     _Desejo água para o meu cavalo e um pedaço de pão para mim, se a vossa misericórdia o permitir.
     _Ah, pensei que era Caronte. Eu tenho cavalos e o seu cavalo pode beber água junto com os meus dois cavalos. Acabei de fazer a massa de pão, e eu vendo pães. Tenho alguns que sobraram desta fornada e não mais os venderei porque ninguém compra pães adormecidos. Posso ceder um desses pães, não mais.
     Chronos agradeceu e sentou-se à soleira do lugar para saciar a fome.
     Ela o observava e, perguntou com cautela:
     _Quanto tempo o senhor ficará por esse lugar?
     Chronos levantou a cabeça lentamente e disse que ficaria o tempo necessário para que Pégasus se abastecesse com água.
     _Para onde vai depois que Pégasus se abastecer? Perguntou a mulher.
     Chronos disse que iria a qualquer lugar onde o pensamento não tivesse fim.
     A mulher não gostou, e replicou que ela visitava todos os dias as margens do rio a ver se Caronte estava vindo com seu barco.
     Chronos perguntou o motivo de tal atitude.
     _Se eu avisto Caronte, eu sei que não venderei mais pães.
     Chronos não entendeu essa resposta e pediu, se quisesse responder, que lhe dissesse mais.
     _Significa que precisarei de outro meio para ganhar o meu dinheiro. Eu quero saber antecipadamente como se faz para ganhar dinheiro na outra margem do rio.
     Chronos disse que essa tarefa era impossível de ser feita. Quem atravessa a margem do rio não volta para falar de dinheiro.
     A mulher não tem a menor ideia de que conversa com o próprio tempo, e lhe pergunta:
     _Por favor, estou agora deveras curiosa para saber a seu respeito.Por acaso, é tão bem servido que não se preocupa com a outra margem do rio?
     Chronos, solene, disse que nem ele e nem o seu amigo , o cavalo Pégasus, tinham essa preocupação.
     A mulher se irritou:
     _Isso mais parece um absurdo quando o ouço.
     Chronos disse que poderia lhe contar o seu segredo.
     _Existem pessoas que se preocupam com Caronte e existem pessoas que gostam de pensar que podem cavalgar Pégasus. Posso lhe garantir que Caronte e Pégasus não se encontram em lugar nenhum, nem mesmo através de mim, que sou o senhor do tempo.
     A mulher ficou confusa e pediu para que lhe explicasse essa magia.
     Chronos, com seriedade, disse;
     _Caronte leva para a outra margem do rio, mas Pégasus leva aos lugares mais bonitos que se possa imaginar sem que tenha de voltar, a menos que queira voltar dessa cavalgada. Esses voltam e retomam os seus dias com novos horizontes, mas retornam.
     A mulher, tentando ser esperta, perguntou.
     _E Caronte? Conte mais dele.  
     _Quem foi com Caronte, ficou no dia de ontem do outro lado do rio. Sinto muito, mas sem chance de adquirir uma nova perspectiva.
     A essa altura, a mulher, sem entender muito do que havia sido dito, disse que a massa estava fermentada e que iria tratar de aquecer a lenha para assar os pães.
     _Não se demore por aqui, disse ela ao entrar em casa.
     Chronos não respondeu nada. Não adiantaria.
     Pégasus relinchou, abastecido de água, e lá se foram Chronos e Pégasus pelo universo.
     A mulher continuou o seu ofício de fazer pães por muito tempo, mas não deixou de ir até a margem do rio todos os dias a ver se encontrava Caronte.       
     
          

Um comentário:

Antonio Pereira Apon disse...

A mitologia e suas lições. Compreender o tempo e a vida é o grande aprendizado.

Um abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.