Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Paciência e Disciplina / Reflexão de Natal

Paciência e Disciplina / Reflexão de Natal

     Reflexão é algo pessoal que se compartilha até como forma de levar adiante o que não se sabe exatamente como será.
     Estou aqui no meu notebook ultrapassado escrevendo por minha responsabilidade. Consegui uma tendinite através do "mouse" do computador. Estava fazendo uma pesquisa de preços e rolando a página da internet com vontade. O resultado é que não estou no computador, mas isso passa.
     A pesquisa de preços pelo computador facilita muito na hora das compras. O que puder ser comprado nas lojas físicas deve ser comprado nas lojas físicas. 
     A compra, quando se tem uma ideia do que se quer, numa loja física é melhor porque há um vendedor ou uma vendedora para auxiliar a escolha.
     A internet é fria, pois sem o vendedor a auxiliar, acabamos por comprar algo que pode ser útil ou confortável, mas que não escolhemos da maneira como se compra numa loja.
     Há uma experiência específica que eu gostaria de compartilhar. Aconteceu há uns dois meses atrás.
     Eram duas peças de roupa e a vendedora disse que estaria à disposição para qualquer dúvida.
     Uma das peças me atraiu pela cor e a outra pelo modelo leve. Pois bem, experimentei a que era da cor que gostei. Chamei a vendedora e disse a ela que eu havia gostado da peça enquanto no cabide, mas que achava que não deveria estar num bom dia e que não me agradou ao verificar no espelho.
     A vendedora, jovem, espontânea e, sincera, disse:
     _Sinto muito, esta roupa ficou horrível na senhora. Dá até vontade de dizer para a gerência para devolver a peça ao fabricante. Ela é muito pesada  e para ser sincera está muito feia. Não leve. Isso seria contra a loja. A senhora usa e quando a senhora contar onde comprou, perderemos fregueses.
     Sim, ela estava certa. Eu agradeci e estava para sair, quando ela sugeriu que experimentasse a peça da liquidação, da qual eu não havia gostado da cor.
     Para ser educada, provei. Gostei e trouxe uma roupa de liquidação para casa que me caiu bem.
     Se essa compra tivesse sido feita pela internet, eu poderia trocar. Iria até qualquer das lojas físicas e trocaria, enfim teria um aborrecimento.
     Aqui entra outra questão, que é a das trocas inevitáveis.
     Não se pode ter pressa numa compra pela internet. Algumas pessoas volta e  meia perguntam como é que eu compro calçados pela internet. Esse é um segredo de consumidora. As fábricas de calçados tem formas próprias de fabricação, portanto, não importa o modelo escolhido, importa a marca que a pessoa tem certeza que não irá criar calos nos pés, nos seus pés. Pega-se um sapato velho no guarda-roupa e lê-se a marca; sapatos são comprados na internet pela marca da fábrica que já foi testada pelos pés do consumidor.
     No entanto, para ir até as lojas físicas é preciso paciência e tempo.
     Aliás, hoje encontrei uma senhora que tirou os sapatos e vestiu as sandálias de borracha para andar no centro da cidade, com alívio. Ela veio do interior para fazer compras na capital do estado. Estava com o marido e disse que iria ficar parada esperando até que o marido voltasse com uns chinelos para ela.
     Num momento de descontração, ela disse:
     _Danem-se todos, com os pés como estão eu não ando nem mais meia quadra.
     A disciplina está em perceber esse momento de exaustão, que ocorreu com ela, mas pode acontecer com qualquer pessoa.
     Outra situação curiosa ocorreu com uma lojista que disse contar os dias para o feriado de Natal.
     _Eu não aguento mais ficar sorrindo, acho que estou com um cacoete de tanto sorrir obrigatoriamente.
     Vale dar os parabéns para a vendedora absolutamente bem postada para as vendas. Essa é a disciplina dela.
     São situações avulsas que servem para todos, sejam esses momentos bons ou maus.
     Boa leitura e grata pela paciência e boa vontade, embora disciplinada.      

Nenhum comentário: