Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Não É Isso ? Reflexão de Natal

Não É Isso ? Reflexão de Natal

     
     Reflexão necessária é a que diz respeito aos crentes e as crendices em torno dos crentes.
     Crente não assiste televisão ou porque não gosta ou porque não tem tempo. Essa é a realidade.
     Crente não gosta de comédia. Ahf, gostam sim. Aliás, diga-se que gostam de cinema e filmes, inclusive os filmes nacionais.
     É preciso dizer que crentes são pessoas normais, com uma maneira própria de ser e orar.
     Por que é que se faz piada com o que não é? Eu não assisti o programa de televisão cômico que ofendeu os valores cristãos.
     Agora, por favor, não misturem os conceitos. São conceitos nítidos e personagens consistentes as mulheres da Bíblia.
     Para aqueles que não tiveram a oportunidade de ler a Bíblia inteira, posso contar que na Bíblia tem ao menos uma assassina guerreira, uma nora maravilhosa, uma amiga fiel, uma trabalhadora incansável, uma irmã notável, mas até parece que ninguém se entusiasma com essas mulheres?!
     Chega o Natal e os mesmos inconvenientes aparecem, as mesmas sutilezas infames.
     Certa vez presenciei o acendimento de uma árvore de Natal em local público e, o pregador da cerimônia orou, pedindo a todos os que estavam presentes naquela cerimônia para que permitissem que Maria tivesse um Natal de Paz, porque ela é a atormentada todos os anos quando se conversa sobre o nascimento do seu filho Jesus.
     O pastor se emocionou ao orar porque, segundo ele, era um sofrimento para ele verificar que o laço sagrado com Deus, de Maria,havia sido discutido durante aquela tarde inteira e ele havia ouvido. 
     Piada de caçador pode? Não sei, mas contarei para vocês:
     "Aberta a temporada de caça, José saiu para caçar, parecia estar zangado e voltou com penas de ave espalhadas em suas vestes. Perguntado sobre o que tinha acontecido, ele disse que havia resolvido problemas familiares e que problemas familiares não interessavam a ninguém. Havia uma pombinha na sua sacola."
     Pelo menos é uma piada subjetiva, embora ligeiramente estrangeira.
     Se não fosse sagrada a leitura, mas um livro de literatura, alguém mudaria o personagem? Aqui faço um vilièndio como exemplo:
     _Alguém mudaria Capitu com os seus olhos de ressaca de machado de Assis para Capitu de rímel borrado ecabelos desfeitos de um penteado anterior ao acordar? Essa não é a Capitu das dúvidas cruéis, aliás somente Machado de Assis para imaginar algo desse porte.
     Crente lê Machado de Assis, José de Alencar e outros autores como qualquer frequentador de escolas com ensino geral.
     A diferença está em que o crente leitor compra livros na livraria evangélica e os lê também. Essa é uma boa sugestão de leitura que até recomendo aos não crentes.
     Em resumo, o personagem de um livro é sagrado, mas de todo e qualquer livro, não somente da Bíblia.
     A Bíblia é sagrada, ou seja, tem cunho religioso e de adoração.
     Particularmente acho errada a exclusão cultural, mas é o que acontece quando queremos modificar a razão da fé, ou o argumento literário e cultural de uma nação.
     Os crentes fazem parte da cultura, são uma cultura viva como as demais culturas perante a evolução da humanidade.
     No mais, não é isso.   

Nenhum comentário: