Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Crônica Enigmática


Crônica Enigmática


     As frases bem ditas criam suposições e argumentos não imaginados anteriormente.
     Numa fila, a senhora disse:
     _Aqui não volto mais.
     Olhei para ela com algum tipo de sorriso, talvez com aquele sorriso enigmático do famoso quadro de Da Vinci: Monalisa.
     Porque sabia que a frase era verdadeira, havia sido dita com a sinceridade mais pura e bela que se pode ouvir.
     Aos oitenta anos conserva a frase dita enquanto adulta.
     Esta frase mostrou-me a lucidez conservada ao longo dos anos.
     Aos oitenta anos conserva a ferida da alma, a qual jamais fora conversada, mas observada.
     Ela também me olhou, enigmática.
     Não dissemos sequer um boa dia, mas não pareceu necessário.
     Visível era a visão da infância sobre o que talvez fosse a fase adulta.
     Visível era o olhar maduro para aquela menina de outrora.
     Sim, não é possível que volte.
      Mas fez, conseguiu uma maneira de dizer como se sentia. Ainda conseguiu me fornecer uma resposta pronta, entranhada na frase.
     Resposta esta que usarei, caso seja necessária.
     Dessa maneira não nos aborrecemos.
     Mas com a sinceridade, coisa que nos é peculiar.
     Como se uma frase resolvesse todos os problemas. Não resolve, mas alivia.
     Porque conhecemos os ardis dos eufemismos e das hipocrisias e o quanto esconder-se em palavras que não são capazes de traduzir as verdadeiras intenções e pensamentos prejudica a quem as profere.
     Por certo pacificou-se ao dizer essa frase e por certo me fez enxergar que os problemas da alma podem ser contínuos e, simplesmente em não tendo solução plausível, aprende-se a conviver com eles.
     O caixa, curioso como ele só, observando a troca de olhares do gênero Monalisa,perguntou se a minha frase seria a mesma que a dela.
     Respondi, igualmente com toda a sinceridade:
     _Não, eu estou aqui.
     Ele ficou me olhando como se estivesse a ser enganado.
     Não foi.

Nenhum comentário: