Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Centro de Mesa - Uma história Junina


Centro de Mesa - Uma história Junina

     Jurema assistia um programa de televisão quando no intervalo para os comerciais, sentiu sede e foi pegar um copo com água.
     Na pressa para voltar à sala derrubou o copo com água sobre um centro de mesa. O centro de mesa precisou ser retirado e, rapidamente pensou em qual dos centros de mesa que tinha em casa combinava com aquele momento de descontração.
     O centro de mesa de crochê necessita goma, o centro de mesa de renda tergalizado está muito usado e embora estivesse novo, pela qualidade do tecido, fazia com que a mesa parecesse igual, comum e sem graça.  
     Lembrou-se do centro de mesa dado de presente por Ana Sílvia Canto que ela não gostava de usar porque vinha à memória a lembrança exata de como aquele centro de mesa havia chegado.
     Era um lanche de senhoras de certa idade e Ana Sílvia Canto apareceu, dizendo que sabia que as senhoras estavam reunidas e ela sempre pensava em trazer um presente à uma das senhoras, a mãe de Jurema.
     _Eu trouxe um centro de mesa que eu comprei para mim, mas não uso porque cada vez que olho para ele, lembro da senhora e da sua mesa. De tanto pensar nisso, hoje, ao saber que a senhora estava reunindo as amigas, resolvi vir até aqui e lhe dar este centro de mesa, que embora não seja caro, faz com que eu pense na senhora e em tudo que a senhora diz. A senhora me desculpe por vir até aqui dessa maneira, mas era uma necessidade minha lhe trazer este centro de mesa. Deixei tudo o que eu tinha para fazer e desmarquei também o horário com o dentista só para lhe trazer este centro de mesa.
     A senhora chamou Jurema, que estava no quarto estudando, mas em voz alta e na frente de todas as outras senhoras presentes, em torno de oito.
     _Jurema, temos uma surpresa! Ana Sílvia Canto está aqui.
     Jurema saiu do quarto para conversar com a jovem.
     _Jurema, querida, leve Ana Sívia Canto para a mesa e conversem, vocês devem estar com saudades uma da outra.
     Se o evento foi socialmente perfeito, o centro de mesa de presente ficou como se fosse uma indagação permanente.
     O centro de mesa foi usado umas duas vezes após aquela visita e guardado como se quisesse dizer alguma coisa.
     Já se passaram mais de vinte anos daquela visita, mas o centro de mesa era capaz de perturbar, indagar sem responder.
     Este centro de mesa era de tergal com acabamento em fita, pintado com flores tristes azul escuro sobre um fundo branco. Era também discreto e combinava com qualquer estilo de mobília, fosse moderna, de época ou clássica.
     Jurema, com um quê de eufemismo pensou que daria chance a si mesma para pensar mais uma vez em Ana Sílvia Canto, aquela visita e a frase que ela dissera a ela naquele dia: _Poderíamos ter sido amigas.
     De fato, Ana Júlia Canto era um pouco mais nova, mas os caminhos não eram coincidentes, o que fazia com que tivessem poucas conversas significativas.
     Enxugou a mesa e pegou o centro de mesa que Ana Sílvia Canto dera à sua mãe.
     Colocou o centro de mesa sobre a mesa e, pronto, tornou a lembrar das vezes em que conversou com Ana e aquelas flores tristes. Sentou-se numa cadeira e decidiu resolver o assunto Ana Sílvia.
       "Ana Sílvia estudou em outra escola, foi nesse e naquele lugar, era boa moça, séria e responsável aonde quer que fosse."
      È melhor fazer uma oração e pedir para que aquele centro de mesa não trouxesse mais aquela lembrança.
      Começou a orar e disse em silêncio:
     _Deus querido, eu nunca tive nada contra a Ana Sílvia Caminha, e parou naquele instante de orar, pedindo a Deus que o centro de mesa fosse abençoado.
     O nome de Ana Sílvia Caminha, a qual ela nem lembrava mais da existência, lembrou Jurema de um problema a resolver.
     Ainda pensando no centro de mesa, falou em voz alta Ana Sílvia Caminha.
     Nunca jamais conversou com Ana Sílvia Caminha e nem saberia dizer onde ela estudou ou a que lugares frequentou, mas havia um engano no seu problema e parecia que essa outra Ana Sìlvia poderia ter caído em engano, pois como os crentes sabem o "inimigo" é um enganador.
     Passam-se alguns dias e o problema é resolvido.
     O centro de mesa ainda está ali e Jurema não têm dúvidas e ora para que Ana Sílvia Canto esteja com o Senhor onde quer que ela esteja.
     Tudo aconteceu pelo fato de um copo com água derramado e um centro de mesa. Ainda bem que ela é crente.
         
        

Nenhum comentário: