VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

domingo, 25 de maio de 2014

Cidade Grande

Cidade Grande

clip_image002

Rosália e Edmilson eram dois irmãos que, tendo nascido em Sertãozinho, nunca tinham ido a São Paulo.

Juntaram dinheiro e se mandaram para São Paulo. Conheceram o Museu do Ipiranga, a Rua 25 de março e a Rua José Paulino, passearam no Shopping Eldorado, foram ao teatro e voltaram para a cidade natal.

Edmilson era o único entre os amigos que não conhecia São Paulo e, pouco disse aos amigos, além de agradecer as sugestões de passeios e compras. Conseguiu até mesmo um reconhecimento todo especial da namorada, que sonhava algum dia ir junto com ele para São Paulo.

Com Rosália foi diferente. Ela era mais nova que Edmilson e não tinha namorado. As amigas quiseram saber das compras.

_Compras? Eu não preciso de muitas roupas para viver aqui em Sertãozinho.

Alguma roupa você há de ter comprado, disseram as amigas.

_Comprei um par de botas, uma calça e uma camiseta para ir pescar de vez em quando.

As amigas de Rosália ficaram indignadas, ela tinha ido ao mar das compras e voltou de mãos vazias.

_Mãos vazias e coração cheio!

A curiosidade das meninas fez com que perguntassem como é que ela não fizera compras.

_Eu nunca tinha ido numa cidade grande. A cidade grande tem muito mais gente do que eu imaginava.

_E então?

Rosália deu um jeito de conversar com o povo de São Paulo. Ficou conversando, conversando e, deixou as compras para Sertãozinho; quando voltasse compraria. Poderia comprar pela internet, não tinha tanta pressa de gastar dinheiro, não iria usar aquela roupa mesmo.

As amigas engoliram a conversa, mas provocaram perguntando se ela e o Edmilson não tinham discutido durante a viagem.

_Não. O Edmilson alugou um carro com o mapa da cidade. Eu fui ao lado. O mapa estava desatualizado e ele acabou por entrar na Via Anchieta e, depois, na Via Dutra. São rodovias largas e a gente queria era ficar em São Paulo. O que aconteceu foi que para pegar o retorno da rodovia para a cidade, eu tive que avistar um caminhão quebrado no acostamento e perguntar onde é que ficava o tal do retorno para a cidade de São Paulo. Os motoristas do caminhão foram bons e indicaram o caminho certo. Graças ao Edmilson eu conversei com mais gente do que pretendia. Não tivemos tempo para nenhuma discussão.

As amigas de Rosália quiseram saber mais, queriam saber se a dupla caipira tinha feito algum programa cultural além do Museu do Ipiranga.

_Nós fomos ao Teatro, nós fomos noutros museus, ao parque do Ibirapuera e comprei alguns doces no Shopping Eldorado, muito bem servido nessa área.

Perguntaram sobre o Terraço Itália.

_O Terraço Itália, vimos por fora; não deu tempo. Fizemos um turismo até a cidade de Nossa Senhora Aparecida e o passeio tomou um dia inteiro.

As amigas disseram que, se fosse assim, todas elas poderiam ir até São Paulo.

_Se vocês tiverem a prosa que eu tenho, podem. Eu fui lá para conversar, não para comprar.

As amigas não eram tão bobas quanto a Rosália e levariam dinheiro para as compras. Ir até São Paulo e não comprar nada é coisa de sertaneja.

Rosália disse que então fazia todo o sentido não comprar nada em São Paulo. Ela era sertaneja de Sertãozinho e ponto final porque agora podia dizer que conhecia a cidade de São Paulo.

Um comentário:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Pelo visto, a Rosália não era consumista, queria apenas conhecer a cidade grande, observar e aprender...Gostei, da personalidade da sensata sertaneja de Sertãozinho!
Talvez, porque eu seja uma metropolitana (nascida e criada numa capital litorânea) que adora o espírito do sertanejo autêntico.

Sua crônica, provoca reflexões, Yayá.
Produtiva semana.Meu Um abraço,
da Lúcia...