Ariadne era jovem. Havia um show internacional na cidade de dez mil habitantes. Depois do show, o baile.
Uma apresentação internacional em uma cidade de pequeno porte tem custo alto. Ariadne pediu a sua mãe que comprasse ingressos para a festa.
_Filha, cada ingresso custa R$ 600,00, esse preço é uma extorsão para gente como nós. Eu não comprarei. Entenda e não peça.
A jovem ficou aborrecida, mas compreendeu e não tocou mais no assunto com a mãe.
A festa seria no sábado, que também é o dia de maior movimento no salão de beleza, boa parte da população feminina da cidade parte para o salão se arrumar nesse dia. O assunto, nesse sábado, é o show internacional na cidade. Quem havia comprado algum ingresso estava eufórico e quem não comprara, preparava o seu lugar em um banco da praça para ouvir. Ariadne ficou alheia aos comentários e olhava para frente, ou seja, para a parede com uma propaganda de condicionador capilar com um ar de concentração e preocupação com a sua cabeleira longa.
À saída do salão, a viúva Semíramis puxou conversa.
_Ariadne, fiquei viúva há quatro meses e quero me distrair. Comprei quatro ingressos para a festa; levarei a minha filha Lourdes; a Renata, colega da escola onde vocês estudam e gostaria que você fosse conosco. Eu levarei a Renata para casa e depois te levo. Peça permissão à sua mãe e diga para ela ficar sossegada. Afinal, vocês meninas e se dão bem.
Ariadne mudou de fisionomia, chegou a sua casa e convenceu a mãe a permitir que fizesse parte desse grupo para assistir o show.
_Se é assim, está bem. Pode ir. Tenha uma boa diversão.
Acaba o show internacional e começa o baile. Um grupo composto pelas pessoas de destaque na cidade inicia a dança. Passadas algumas músicas, os casais param no meio do salão, os homens piscam uns para os outros e os casais trocam de pares enquanto o maestro prossegue com as músicas calorosas e cheias de ritmo.
A mãe aguarda a filha ansiosa para saber se a filha gostou do show. Ariadne chega conforme o combinado com Semíramis.
_A festa foi boa, pergunta a mãe.
_O show foi excelente. Pena o que aconteceu. Os casais trocaram de pares, costume normal na cidade, afinal todo mundo dança não importando com quem. Mas na hora em que o senhor Tenório beijou a dona Emerenciana, que é aquela senhora casada com o senhor Justino, com paixão, viemos embora. A dona Semíramis disse que a cidade, a partir daquele momento, não seria mais a mesma.
A mãe sentiu-se triste porque Semíramis acabara de perder vários amigos ao presenciar aquela atitude, triste porque a filha viu e se, algum daqueles casais se arrependesse, voltar-se-iam contra o público que o assistia. Mesmo sem gastar um centavo, o preço da festa fora alto demais.
2 comentários:
Por gentileza,passe lá no meu blog.
Se gostar, me persiga. Felicidades!
Abraços,
João.
www.ludugero.blogspot.com
Querida Amiga seguidora! Receba esse link como uma singela homenagem do POSTS À BEIRA MAR pela passagem do dia das mães:
http://postsabeiramar.blogspot.com/2011/05/ser-mae.html
Beijos e abraços!
Postar um comentário