Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Palestras e Fotocópias / Reflexão

Palestras e Fotocópias / Reflexão

     Hoje, eu quero discutir a importância de que se assistam palestras.
     As palestras literárias tiveram e fizeram algo fundamental para a maturidade, que são essas lembranças, em termos modernos, sinapses - termo bastante utilizado em música, para relacionar os conhecimentos diversos aos exercícios diversos praticados anteriormente.
     Palestras literárias são válidas mesmo quando o tema a ser discutido não é do nosso gosto pessoal.
     Lembrei claramente a pergunta do jornalista ao autor do livro e sobre o livro, quando o autor respondeu com clareza como é que ele tinha esquematizado o livro.
     Não gostei da palestra e não comprei o livro. O jornalista me advertiu que os livros perturbadores são os que se sobressaem, dizendo que o comum pertence a todos, mas o que surpreende, é para poucos.
     Essa palestra faz muito tempo, mais de dez anos atrás, mas hoje, me surpreendi com a sinapse daquela palestra. Ah, era isso que ele, o autor do livro, queria dizer.
     De fato, ainda hoje não sinto vontade de ler o livro do autor, o qual omito, para não criar suscetibilidades.
     Lembrei do jornalista, o qual merece todo o respeito, e dava aulas literárias: José Castello. Até hoje me sinto honrada por ter assistido as suas aulas, que eram palestras feitas com muita, mas muita boa vontade para com os seus discípulos.
     Bastou essa palestra para aliviar um pensamento. Conheço o autor do livro, embora, com alguma timidez, deva confessar que saí de fininho, porque o tema era pesado para quem gosta das coisas simples.
     Passados mais de dez anos de ter ido à palestra, entendo o que o autor do livro quis dizer.
Sinto-me contente por ter ido àquela palestra.
     Outro acontecimento foi a necessidade de encontrar arquivos-cópias, no caso específico músicas, as quais eu lembrava de ter baixado os arquivos sem que tivesse a oportunidade de experimentá-las.
     Pesquisando nos "downloads", para o meu futuro desassossego e alegria, estavam arquivadas em downloads.
     O download é uma ferramenta excelente para quem não tem tempo, arquiva e deixa para depois. Se um dia precisar, talvez nunca, mas talvez algum dia, eles estarão com você.
     É um exemplo cotidiano, mas, preciso dizer ao leitor, que se gostar de algum artigo, copie e salve consigo, principalmente se forem artigos técnicos que venham interessar no futuro.
     Com essa cópia impressa fiz o meu dia.
     Com a palestra, raciocinei de maneira diversa da de costume.
     Tudo isso levou-me a um consenso particular, a de que o cuidado que devemos ter com a cultura não é em vão.
     Através da cultura, mesmo a literária, podemos refletir melhor sobre as circunstâncias que estão à nossa volta.
     A cultura é uma busca pessoal, um lazer, um conhecimento daquilo que não pensávamos precisar.
     Não importa a maneira como o leitor pensa a cultura, interessa é que se obtenha cultura por qualquer modo disponível, mas pela palestra  dos autores de livros, ficou um carinho.
     Espero que os leitores possam, algum dia, sentir esse bem estar, que eu sinto hoje, apenas por ter assistido uma palestra de um autor de livros. 
       

Um comentário:

Jossara Bes disse...

Oi Yayá!
Preciosa reflexão!
Bem assim! As vezes, naquele momento, o tema nada diz. Tempos depois, ecos de falas e dizeres fazem sentido na vida da gente!
Obrigado por compartilhar sua sabedoria!
Ótima semana!
Bjs.