Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Reflexão / Leitura Bíblica

Reflexão / Leitura Bíblica
     Estou terminando a leitura da Bíblia. Faltam alguns dias, mas será uma releitura, pois são textos bastante conhecidos do Evangelho.
     Essa leitura, que não passou, conforme a agenda de leitura propôs, de uma conversa particular entre o leitor e Deus.
     Obviamente já me dispus a emprestar essa agenda a quem quiser cumprir este desafio de uma leitura diária até que a Bíblia inteira esteja concluída.
     Ainda hoje li em voz alta e compartilhei com familiares algumas ilações sobre o trecho lido.
     Sei que o ano seguinte será diferente, estarei mais ciente do amor de Deus para com toda a humanidade.
     Quanto à vida prática, dois fatos curiosos aconteceram. Curiosos e sérios, os quais conto sem nenhum problema, pois se há luz, que a coloquemos em cima da mesa.
     !- Sofri um efeito colateral de um remédio e, se eu não descobrisse que era efeito colateral, provavelmente eu iria ser hospitalizada.
     2- Fui picada por um bicho, numa localidade diferente da minha e, a farmacêutica, muito gentil, disse que era algo relativamente normal naquela região e me deu um gel de cânfora para passar no local e extrair o veneno. Ela deu o prazo de vinte e quatro horas e, em caso contrário, ela me indicaria o lugar adequado para o tratamento do veneno da picada do bicho. Eu não sei que bicho foi, mas o gel que sobrou está comigo.
     Não gosto de misturar coisas práticas com a Bíblia, mas o texto indicativo da agenda dizendo para pensar nas próprias atitudes. Assim fez lembrar o remédio que eu estava tomando e, em primeiro lugar fui atrás dos efeitos colaterais do remédio, para depois tomar outra atitude. O texto me influenciou e me ajudou muito. Essa é uma ilação que eu jamais tinha pensado antes: qual atitude minha poderia estar me fazendo mal, pergunta esta relacionada com uma medicação. Se ajudar alguém, as reações alérgicas aparecem de repente, mesmo depois de anos tomando a mesma medicação - no meu caso, oito anos.
     Quanto à mordida do bicho, provavelmente um aracnídeo, segundo a farmacêutica que viu o ferimento, nem preciso dizer que ser picada por bicho em terra que não é a da gente, dá um susto daqueles.
     No que tange ao lado espiritual, marcar o despertador para as seis da manhã para ler a Bíblia, durante o ano inteiro, foi uma experiência incrível. Tomar o café da manhã com a Bíblia me esperando na sala, para dizer coisas boas para a minha vida foi um presente. Nos dias frios, entre um capítulo e outro, eu peguei mais um pouco de café.     
     Quanto à leitura, começamos pelo começo, o livro do Gênesis, mas não terminamos no Apocalipse. O autor da agenda fez questão de terminar o livro num dos Evangelistas.
     O amor de Jesus Cristo é a ênfase.
     Não senti diferença no que tange ao cotidiano. Senti a diferença de me sentir bem por dentro todos os dias e com qualquer tempo. O que muda é a disposição para a vida, com as suas alegrias e dificuldades, coisas que todos têm.
     O ano inteiro eu falei no assunto, se não neste blog, em outro eu o disse em poucas palavras.
     Também não tem nada a ver com levar uma vida religiosa, não é esse o objetivo do livro. O objetivo do livro é levar ao leitor a possibilidade de trazer a Bíblia como livros lidos e, em parte, entendidos de maneira intuitiva.
     A agenda não recomenda nenhum livro de teologia, o que fica a critério do leitor, para quando estiver disposto a ler, o foco é única e exclusivamente a leitura bíblica por inteiro.
     A interpretação teológica está sob a responsabilidade dos religiosos, mas a leitura é livre aos fiéis.
     Provavelmente novas agendas estão à venda este ano e é um bom presente.
     A conversa particular com Deus continua mais uns dias e a resposta Dele são as reflexões que fazemos todos os dias após a leitura do texto indicado. Essas reflexões acabam por resultar em momentos práticos e fazem a melhora do pensamento, nesse mundo, por vezes confuso e com atribulações.
     Somos humanos, mas dentro de cada um de nós mora a partícula divina, chamada alma e esta é viva independentemente da condição mortal do ser humano, muito embora a vida, enquanto matéria seja valorizada ao máximo por Cristo, que faz o impossível para que todos vivam em carne e osso e saúde. Ele mesmo ressuscitou na forma material para valorizar a vida.
     Daqui em diante, conforme o assunto fica complexo, o assunto é para os teólogos.
     Grata pela leitura.   

     

Nenhum comentário: