– A
difícil comunicação.
Antonio Soares Portugal Junior
Curitiba, 07/08/2016
Talvez
a maior dificuldade seja escrever um texto para quem não quer entender.
Mas,
tentar-se-á colocar alguns entendimentos que se faz necessário hoje.
Estes
não são originais, tem referencial em Raffaele de Giorgi, mas não referendado por ele.
Com
a queda do antigo regime, leia-se o absolutismo francês, intensificou-se no
meio político uma disputa de modelo do exercício do controle social.
Não
se questiona a predecessora revolução americana, com sua guerra de
independência, que é irmã do processo revolucionário francês.
Há
de se observar que existem vários pontos em comum nos dois processos, mas por
estarem em universos culturais diferentes a cada processo foi dado estruturação
e respostas próprias (não tanto).
Contudo,
a sociedade tem de se manter estruturada, sendo intrínseco dela criar um modelo
onde ela permaneça existindo, e, para tal se distinguindo do mundo, onde há o
ser humano.
Não
se pretende dizer que o correto é que a sociedade procure se manter
estruturada, está se dizendo que a sociedade vai se estruturar de forma a
permanecer existindo, independentemente do ser humano, ser humano que a
sustenta e a dissolve.
Há
uma série de reflexos disso, pois a sociedade tem vários mecanismos nessa
estruturação.
Pode-se
dizer que os três mecanismos principais e fundantes da sociedade são o
político, o jurídico e o econômico.
Esses
mecanismos tendem a funcionar como modelos fechados, contudo trocam informações
e se modificam com o fim último de manterem a sociedade onde eles estão
inseridos.
Então
o direito tem função específica, solucionar conflitos. Não se trata de qualquer
conflito, mas conflitos que a sociedade entende que são desestruturantes.
O
econômico visa a estabelecer processos de manutenção e progresso material, pois
sem ter uma economia saudável a estrutura chamada sociedade tende à entropia.
Já a
política tem a função de estruturar o direito, enquanto é estruturada por ele,
e, regulamentar a economia através de leis (direito) enquanto observa as
consequências e necessidades de sua funcionalidade, posto que também a política
é estruturada pela economia.
De
forma simples, assim se estrutura a sociedade.
E
onde entram o liberalismo, o capitalismo e o socialismo com suas variantes?
São
teorias político-econômicas, talvez, com reflexos na estruturação da sociedade.
Esses
modelos das teorias político-econômicas, ao contrário do que muitos deles
pregam, não visam a ruptura com a sociedade, mas a estruturação do poder dentro
da sociedade segundo seus ideais.
Como
princípio, se coloca o posicionamento do Papa Bento XVI (16) de que qualquer
ideologia político-econômica que preveja o paraíso na terra é uma abominação,
eis que os sistemas sempre serão falhos e não cabe a perfeição no mundo em que
está inserido o ser humano. Como corolário isso importa em um Estado laico.
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