Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Edição / Comentário


Edição / Comentário


     Leio a segunda edição corrigida, e o que era poético, foi tranformado, transformando uma das frases sublinhadas na primeira edição. em rudeza.

     Outros leitores, que não eu, apreciaram a edição corrigida.

     O que me pergunto é se a edição foi escrita para outros leitores, como se alguns leitores passassem a ser desconsiderados enquanto leitores.

     A edição busca o que, quando muda o sentido inicial de um autor, é o que eu gostaria de saber.

     Geralmente, livros atualizados têm correções e atualizações ortográficas e de gramática.

     As palavras são conforme o tempo.

     Certa vez, li numa orelha de livro o cuidado do tradutor ao transcrever o texto para outros idiomas para que não somente as palavras, mas o sentido do texto permanecesse conforme havia sido escrito anteriormente.

     Observei por acaso, conforme me ensinaram a observar as partituras e suas edições com interpolações e com o sentido próprio do autor.

     Lembro-me então de um estudo de Bach, onde a professora disse para ignorar os comentários e estudar naquela edição, porque eu já havia comprado, e naquele tempo onde partitura de Bach era comprada, o gasto era maior do que hoje, onde a internet facilita a impressão.

     Escolher a edição de um livro inclui muitas e significativas diferenças, quando é possível comparar antes de ler.

     Na prática, é difícil comparar edições. Na música as edições de partituras são facilmente comparáveis, mesmo quando se faz o download, porque se escolhe a editora antes do download, ou melhor, olha-se um trecho de cada edição antes de fazer o download.

     As edições de livros do meu tempo já são duas ou três, porque guardei o Machado de Assis dos bancos escolares, mas depois, comprei outras com menos arcaísmos de linguagem. Todas atualizadas e fiéis.

     Mania que tenho, e no mais, se divirtam com as edições.

           

Nenhum comentário: