Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Só Serei Leal a Ti, Quando / Texto Literário

Só Serei Leal a Ti, Quando

     Só serei leal a ti, quando velha e sozinha for capaz de ser feliz, posto que as tuas lágrimas me ultrajam e me causam indignação!

     Tu choras por sofreres inutilmente, por acreditares numa moral que cruxifica um batom vermelho e trajes de banho, e te amarras todos os dias ao colocares o pecado em objetos, nas cores, nos conceitos que dizem que, por seres sozinha, és infeliz.

     Não vês tu que sozinhos estamos todos, e que os conceitos de felicidade que te impingiram são úteis aos teus inimigos, aos quais você ama perdidamente e sem saída.

     Como tu podes acreditar que a moral estava escrita em saias azul-marinho, marrom e bege? Três palmos abaixo dos joelhos? Sapatos de saltos número quatro, não mais. Batons cor-de-boca.

     Como quiseste ser bem-quista pela decência e cultura colocada em objetos exteriores. Como choraste por essa auto-repreensão constante?

     Tu que me achavas uma pessoa nervosa? Era tu quem me deixavas nervosa com as tuas tolices!

     Se sofreste, foi porque acreditaste que unhas compridas e pintadas eram lascívia e luxúria.

     Não te adiantaram os livros! Poderia tu ter jogado todos eles em caixas de sapato.

     Eu li dos teus livros também. Pedia-te para me contar histórias.

     Era tu quem não queria acreditar que eras enganada.

     Não te libertaste jamais, imaginavas para outros a liberdade que não tinhas porque eras crédula, e aos conceitos dos outros te guiava.

     Mas que outros? Aqueles que desdenhavam de ti!

     Aquela risada no dia da tua morte, por falência múltipla de órgãos, ecoa nos meus ouvidos até hoje.

     Sinceramente, acredito que Deus possa existir, porque pouco de teu sofrimento era necessário ou foi útil para alguém.

     Pelo menos aprendi contigo a não ser igual a ti, com os teus livros e com o teu modo de pensar.

     Obrigada pelo ensinamento, mas antes bastassem os ensinamentos da minha própria casa.

     Sou leal a ti! Sou leal a ti sendo do jeito que sou. Basta!         

Nenhum comentário: