Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Você é Importante, Professor/Professora


Você é Importante, Professor/Professora


     Sucedeu hoje de sair e encontrar com um grupo de garotas e a professora.
     Perguntei se o local estava aberto.
     A moças mostraram através de sinais que eram mudas.
     Eu não conheço a linguagem de libras e fiquei sem graça. Uma das jovens olhou positivamente nos meus olhos e fez gestos com as mãos dizendo que não me preocupasse e que estava tudo bem.
     Tudo bem comigo também. Sorri e acenei com amão para elas dizendo tchau.
     Elas fizeram uma diferença imensa ao meu dia. 
     Depois delas, conversei o que precisava ser conversado.
     Se não fossem elas, ficaria à música como é o meu costume.
     No entanto elas precisam que alguém diga por elas o que é essencial, não somente para elas, mas para todos os que prestarem atenção.
     Percebi que um grande erro no dia de hoje seria não conversar, não me expor a ouvir respostas.
     Há assuntos que dizem respeito à muita gente. 
     Esse assunto é o cotidiano comum a toda e qualquer pessoa que quer uma vida normal.
     Estamos em época política e o meu assunto não era política, era humanismo.
     Porque se eu calo quando devo falar, prejudico a quem não pode.
     Jovens bonitas e cheias de sorrisos para a vida, para o aperfeiçoamento dos gestos e da sua comunicação com o mundo exterior.
     Todas as pessoas são importantes nesse contexto.
     Também disse e continuo a dizer que o contexto em que vivo é diferente, mas disse porque é verdade.
     Quem espera encontrar um grupo de surdas-mudas em meio aos mais diversos instrumentos musicais. Elas olham com curiosidade e ignoram o que seja a música.
     Mesmo com a sonoridade do ambiente, elas conversavam na linguagem de libras como se nada acontecesse à volta delas.
     Parabéns à professora delas que manteve o sorriso e uma postura coerente para com as suas alunas. Ela também ignorou a sonoridade do ambiente. Contava a elas sobre a música, para que elas soubessem da existência.
     É difícil conter a emoção.
     

Nenhum comentário: