Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Não É Motivo de Discussão Religião / Comentário


Não É Motivo de Discussão Religião / Comentário

     Não sei se os leitores perceberam, mas eu não discuto motivos de religiosidade e religião.
     No entanto, acredito na história de Jesus Cristo enquanto um homem que quis ser Rei dos Judeus e, pela vontade divina, Ele mesmo é o Deus.
     Enquanto história, foi um homem crucificado sem motivo, e passados duzentos anos da sua morte, ainda havia quem o chamasse de Deus.
     Roma havia sido invadido pelos bárbaros e foi praticamente dizimada, tendo os seus habitantes como flagelados dessa invasão.
     "Dizem que o que vem por aí vai durar mil anos" - frase de Santo Agostinho no seu livro "A Cidade de Deus".
     Eram setenta sábios greco-romanos unindo em um só livro as culturas judaica, romana e grega, com o apoio dos textos do Apóstolo Paulo, um homem que se converteu ao cristianismo em virtude de uma cura, realizada por Ananias, um judeu cristão.
     Embora pareçam similares, as doutrinas cristãs tem pontos de vista diferente.
     Em sendo assim, enquanto os cristão romanos dizem que Jesus morreu em consequência dos pecados do ser humano, os cristão não-romanos afirmam que Ele morreu na cruz para que o ser humano fosse livre de pecados e pudesse vencer o mundo.
     Respeito a doutrina dos demais, mas me é reservada a doutrina que sigo.
     A doutrina cristã primitiva é bastante interessante porque se apoia num possível fim dos sacrifícios humanos e tenta construir uma sociedade plausível.
     As versões bíblicas se multiplicam, mas a história é a mesma, não importa se escrita em linguagem moderna  ou antiga.
     Sobre outras doutrinas também não discuto. Não me permito igualmente questionar outras doutrinas e, o respeito entre as diversas correntes de religiosidade é gratificante.
     Essa pequena narrativa é importante nesse texto porque trata de outra religião.
     O cabo carregador de um rádio quebrou e precisei comprar um cabo. Entrei na loja de acessórios e a moça perguntou para os rapazes e eles foram procurar o cabo, quando um senhora, mais ou menos da minha idade, usando aquele lenço, que parecia uma meia-burca, na cabeça, disse a eles:
     "_Mamãe vai almoçar e filhos bagunçam loja. Assim mamãe e filhos ficam sem almoço. O que senhora deseja?"
     Surpresa com o jeito dessa senhora, eu disse que precisava de um cabo carregador.
     "_Eu resolve. Filho, aprende a achar cabo."
     Ela mandou o filho abrir uma gaveta e lá estava o cabo que eu precisava. Comprei, paguei e agradeci.
     Ela foi gentil e disse:
     "_Sabe que senhora é bonita? É bom conhecer pessoa bonita."
     Eu sorri e agradeci. Com o canto dos olhos percebi um dos rapazes olhando para ela surpreso.
     Ela não esperou que eu saísse da loja para dizer ao filho: "Mulher bonita é bonita de qualquer jeito."
     Eu sorri e agradeci a gentileza. Mal desci o degrau da loja e ela disse ao filho:
     "_Aprende com mamãe. Mamãe também precisa de almoço."
     Eu pensei comigo mesma que mãe é mãe em qualquer circunstância e amor de mãe é sem medida.
     E, se falar Espírito Santo, junta uma multidão, porque não há quem não acredite.
     Cada um sabe em quê a sua alma acredita e, basta.
     Deus é sempre um convite para ver no próximo um semelhante.
     Esse é o meu ponto de vista, pois acho que o mundo poderia ser melhor.

     

2 comentários:

Ivone disse...

Bom dia querida amiga Yayá!
Amei ler aqui, também não discuto religião e nem crenças, pois cada um sabe de sua alma, a História é a mesma, Jesus viveu entre os homens e acho até que já voltou tantas vezes e nessas tantas vezes que voltou deve ter sido crucificado e a humanidade nem percebeu!
Amor é amor, amar é a única coisa que nos mantém vivos!
Tenhas um lindo dia querida amiga!

Élys disse...

Creio que assim deve ser . Concordo que cada um deve ao outro respeitar e seguir o que a sua razão seu coração estão lhe mostrando.
Um abraço. Élys.