Diálogo com Zaqueu
_Tudo bem, Zaqueu? Posso te fazer uma pergunta?
_Pode.
_Eu sou publicana?
_É.
_Tenho que me portar como publicana? Assistir as pregações religiosas, mas não participar dessas questões, pelos mesmos motivos que você?
_Tem. É o melhor para você.
_Então eu errei e me envolvi demais onde não poderia?
_Quase. O Santo Espírito interviu.
_E agora, o que é que eu faço?
_Reconheça publicamente que você é publicana e, enquanto publicana, você nem deveria estar presente às reuniões. Mas as pode ir sem constrangimento.
_Mas, Zaqueu, parece que o Nosso Senhor concordou com a minha presença.
_Ele concordou, sim. Aqui estão os termos da aceitação: «Jesus, partindo dali, viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me”. Ele se levantou e o seguiu. Estando ele à mesa em casa, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se com Jesus e com seus discípulos. Os fariseus, vendo isto, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo-o, disse: Os sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos. Porém ide aprender o que significa: 'Quero misericórdia, e não sacrifícios, pois não vim chamar os justos, mas os pecadores! (Mateus 9:9-13).
_O que esse texto quer dizer exatamente?
_Que você não é hipócrita, não é fariseu, não é pecador e não é apóstolo.
_Bondade sua. Todos nós pecamos com algum quitute a mais. Mas ser publicana não é errado?
_Não, é uma categoria onde existem bons e maus, como em tantas outras categorias.
_Por favor, Zaqueu, seja claro.
_Assistir, sim, é bom. Participar, não. Há os escolhidos por Ele para essas funções. Você precisa dizer que os publicanos estão envolvidos com a coisa pública e quem está envolvido direta ou indiretamente com a coisa pública não deve se envolver pessoalmente com ações religiosas, coisa que toda a igreja sabe. É incompatibilidade que tem origem bíblica. Por que é que eu ficava em cima dos muros e das árvores para assistir ao mestre? Porque sou um publicano.
_Zaqueu, eu entendi. Grata pela explanação.
_Não fui eu, foi o Santo Espírito. Eu também agradeço a oportunidade de estar nesse barco.
_Bom amigo!
_Boa amiga!
Um comentário:
Tuas impressões internas repassadas para as palavras deixam esta mensagem linda pra quem chega aqui...tudo nos cabe, diretamente, e assim, respingamos em torno os resultados dessa bonita e forte construção. AbraçO
Postar um comentário