Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Cada Um, O Seu Jeito…

A Cada Um, O Seu Jeito...mas tem que ser bem feito.
clip_image002
De todos os aprendizados deste ano, talvez, o mais interessante seja este que indica a crônica: A cada um, o seu jeito. Mas tem que ser bem feito!
Somos todos diferentes e, nem mesmo os mecânicos, começam a desmontar as peças pelo mesmo parafuso. Geralmente as peças de um automóvel têm mais que um parafuso. Este é um dos motivos pelo qual não me atrevo a consertar eletrodomésticos, o outro é pelo risco que tal tarefa pode apresentar. Para mim, geralmente sobram parafusos. Não é engraçado é incompetência de fato.
Gente tem humor e também é preciso entender o dia e o humor da pessoa ao executar a tarefa, mesmo que a tarefa seja mandar. Além disso, cada pessoa se defende de acordo com o que viveu, com a experiência adquirida ao longo dos anos e a esse fato chamamos pelo nome de gênio forte, gênio fraco, etc.
Nos dias de hoje, para que aumentemos a compreensão do ser humano, é preciso constatar através das estatísticas. Nesse mundo de filhos únicos a convivência por certo, é diferente. As crianças têm amigos, mas não sabem o que é ter irmãos ou não imaginam o tempo em que a roupa se transformava e a calça de brim coringa do mais velho acabava se transformando na bermuda do caçula. Imagino quando crescerem, com a referência familiar adulta, que eles terão perdido algo que a maioria de nós vivencia.
Todos têm uma vida real e uma vida virtual, é interessante quando você liga para alguém e pergunta se ela está livre e, ela te responde que não estava fazendo nada, estava na internet matando o tempo. Não é a realidade, é uma desculpa amável e bem educada. É melhor que se diga da maneira como uma amiga, ao telefone, me disse: _À noite, converso pela internet, de dia tenho tempo e para que possamos conversar à vontade me ligue entre tais e tais horas porque gosto de conversar com você. Perguntou-me sobre o meu horário e disse que não tenho horário fixo, mas ela ligou para mim assim mesmo e temos ótimas conversas. Cada um lida com o mundo virtual do seu jeito, talvez seja uma boa ideia para compreender o quanto somos diferentes, verificando a maneira como cada qual lida com o seu computador. Quem não tem computador também tem o seu jeito de lidar com a internet, conheço pessoas que reservam parte do seu dinheiro (gente adulta) para irem às Lan Houses à noite para conversarem em salas de bate-papo virtuais com amigos, colegas de trabalho e até mesmo criarem mensagens lindas. Com todo esse aparato cibernético não podemos nos esquecer de conviver realmente com as pessoas. Na minha cidade, todos perguntam a todos sobre os roteiros dos ônibus das linhas e das conexões, nesse caso o diplomata é o cobrador que nos tira de vários apuros. Todos os roteiros estão no site próprio, mas para quem está na rua, o cobrador e o motorista são os que sabem dos caminhos dos ônibus. Que fique claro que é exemplo e não tem a mínima conotação eleitoral, um ponto de vista.
Estou para divagações depois de aprender um novo método para lavar os panos de copa. Penso que é isso, a convivência é um aprendizado. Um aprendizado interessante, rio. Gostaria de compartilhar com você que quem me ensinou a fazer uma linda gola role de tricô foi uma ascensorista de elevador, tenho até pena de usar a tal blusa, quero preservá-la para quando for usar novamente poder dizer que fui eu quem fez a linda gola. Ah, se não fosse a ascensorista amiga que parou o elevador para me explicar como pegar os pontos na agulha circular... No entanto, ela me pediu que chegasse às seis e trinta da manhã para que ela pudesse me explicar corretamente, eu cheguei, acreditei, fiz a blusa. Gratificante!
Aprender com o próximo é bom, nos traz humildade e alegria ao constatar a boa fé do outro. Seja lá como for não perca a oportunidade de aprender com o próximo, seja sobre como lavar um pano de copa, seja uma gola de tricô, ou, ainda, pela internet, sobre blogues.

                                                FELIZ DIA DO PROFESSOR!

6 comentários:

D. Garcia disse...

A experiência vai nos moldando com o tempo, ou melhor, lapidando. E cada brilho novo que em nós contemplamos descobrimos que fora obra de alguma alma boa que se dispôs a nos trabalhar, sem sequer perceber. Retribuir, nem sempre será para a mesma pessoa, porque os ensinamentos estão para todos.
Muito boa a crônica de hoje, Yayá.
Abraços. Daniel.

Teresa Brum disse...

Que texto lindo!
Que o professor seja respeitado e que respeite também seus alunos.
Um abraço e fique com Deus!

Mona Lisa disse...

SER PROFESSOR

Ser professor é ser artista,
malabarista,
pintor, escultor, doutor,
musicólogo, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã e avó,
é ser palhaço, estilhaço,
É ser ciência, paciência...
É ser informação,
é ser acção.
É ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
Incompreendido?... Muito.
Defendido? Nunca.
O seu filho passou?...
Claro, é um génio.
Não passou?
O professor não ensinou.

Ser professor...
É um vício ou vocação?
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de
AMANHÃ

AMANHÃ
os alunos vão-se...
e ele, o mestre, de mãos vazias,
fica com o coração partido.
Recebe novas turmas,
novos olhinhos ávidos de
Cultura
e ele, o professor,
vai despejando
com toda a ternura,
o saber, a Orientação
nas cabecinhas novas que
amanhã
luzirão no firmamento da
Pátria.
Fica a saudade...
a Amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade.

Feliz dia do PROFESSOR!

Beijos.

aluap disse...

Uma linda reflexão sobre a vida das pessoas e admiração que merecem aqueles com quem aprendemos.

Um abraço.

Anônimo disse...

Nada como poder ensinar e aprender...
Um abraço!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Uma reflexão muito boa sobre as relações das pessoas nesta era de tecnologias avançadas, onde se vai perdendo tantas coisas que as pessoas faziam juntas e agora é atravéz de um monitor...sinais dos tempos.

Um beijinho com carinho
Sonhadora