Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Conversa de Previsões / Reflexão

 Conversa de Previsões / Reflexão


     A propósito ainda do eclipse, que os povos antigos diziam ser ruim para a humanidade, resolvi fazer considerações sobre aquelas previsões que se fazia antigamente sobre o futuro depois do ano 2.000, o que foi bastante temido por parte da humanidade.

     Dizia-se que o mundo passaria por uma grande transformação neste século XXI, onde e quando o ser humano iria colonizar outros planetas, e a convivência com as populações desses outros planetas modificaria a visão teológica e filosófica que tínhamos até então.

     Entretanto, era para desconfiar dessas previsões surrealistas que diziam que após a humanidade falhar na sua condição de qualidades e defeitos, iria buscar um lugar aonde a sua humanidade fosse possível, e ao encontrar qualquer lugar habitável, iria construir um mundo possível.

     Erm tantas as hipóteses, que começava-se a discutir se o problema humano não vinha dos próprios humanos, e se não seria de cada um melhorar o seu meio ambiente.

     Se escrevo sobre a humanidade, não discuto o planeta e seu meio ambiente natural.

     Pretendo discutir os valores humanos, os quais são necessários para que se viva como humano. Todos os desenvolvimentos visam a melhoria da qualidade de vida, mas algo ocorre de estranho nessa humanidade pasteurizada e asséptica que almejamos.

     O ser humano pretende sem razão que o outro ser humano seja a sua semelhança, que pensa igual, sente igual, e que a sua vontade e determinação está sujeita a essa igualdade.

     A partir desse ilógico pensamento, as adaptações são desnecessárias, e adaptação é um valor humano, seja com relação às variações climáticas, ao desenvolvimento sustentável, e porque não, à moda de uma época..

     O desenvolvimento necessita de questionamentos, e questionamentos não são úteis sem pensamentos convergentes a uma finalidade objetiva e útil.

     Perguntas, respostas e estudos são um valor humano de desenvolvimento.

     Dessa forma é que os valores humanos não considerados como tais levam a uma busca por um local que possa ser civilizado, um local onde os valores humanos possam existir.

     Muita gente se diverte com essa visão apocalíptica da humanidade, ou seja, fim do ser humano, mas pode acontecer, e tal pensamento é racional.

     Desde aquela época, é que penso que a humanidade não pode pretender como saída para os seus problemas uma nave espacial que a leve para outro planeta habitável, afinal, pensem no congestionamento comum nos feriados e imaginem a quantidade de naves espaciais necessárias para relocar a humanidade restante num possível, mas ainda inexistente, outro planeta.

     Em resumo, penso que são esses os valores que nos fazem humanos, e a capacidade de manter tais valores é que proporcionam a possibilidade de continuidade.

     Diziam mais, e sobre Nostradamus, nem vou dizer, afinal o meu objetivo é preservar algumas condições humana , e não criar ideias sobre o que pode ser o futuro sem valores humanos.

     Grata pela leitura.     

Nenhum comentário: