Estátuas, Bustos e Representações Humanas / Pensamento
Estátuas são inanimadas, e vivem através das impressóes que nos causam.
Existem em praticamente todas as cidades e em ruas, parques e praças.
Duas visitas me são significativas, e algumas aulas-palestras também.
A primeira, a de uma mulher, sobre a qual foi dito que a disformidade da composição causava certa revolta.
Ouvi toda a explanação, e as ideias dela, da guia sobre a estátua ou as representações icônicas das estátuas em algumas cidades que ela considerava como aceitáveis.
A segunda foi um busto masculino no qual observei alguma semelhança com pessoa viva e conhecida.
Estava observando e comentando sobre isto, quando a curadora presente veio perguntar por que eu me detinha tanto tempo defronte àquele busto.
Parece conhecido, respondi.
Ao ouvir a resposta leiga sobre a obra de arte, ela deu uma aula sobre a circunstância, contando do significado artístico da estátua e que, provavelmente não seria o espelhamento emocional, portanto irracional, que dizia do motivo de tal espelhamento humano, mas alguma característica artística que levava a essa significação pessoal.
Normalmente a arte é admirável e educativa, mas da mesma maneira que ouvi os significados que algumas estátuas femininas causavam à guia do museu, o que me fez ver todos os detalhes contados das representações femininas, aprendi sobre o espelhamento humano quando reconheci na representação masculina um ser humano e o significado.
Diante disso, digo que uma boa ideia é anotar sobre qualquer representação humana existente em parques e praças que chama a atenção, para depois analisar o significado causado pela sensação da arte.
Em museus, as fotografias são restritas, portanto, quando permitido, lápis e papel em mãos.
A arte é uma experiência atemporal e a sua significação racional pode acontecer algum tempo após a apreciação da mesma. Guardar anotações, e tudo o que tiver originado uma sensação artística é necessário, e comprar um libreto ou folder de uma exposição pode ser útil em qualquer tempo futuro.
Hoje consegui tempo para pensar. Grata pela leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário