Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Essas Teorias / Reflexão


Essas Teorias / Reflexão


     As pessoas elaboram teorias, e ouví-las faz com que possamos agradecer com o passar do tempo.

     A questão é não ouvir, não ter paciência para ouvir.

     Quem gosta de contar histórias, gosta de ouvir histórias.

     Pela primeira vez fui enquadrada na categoria sênior, e não sei se a idade é a melhor, ou se é a terceira, mas a terceira me faz lembrar o filme Contatos Imediatos e um E.T. educado e as crianças voando de bicicleta.

     Mas antes, muito tempo antes, eu ouvi contar que não se sente a idade, mas a maturidade da experiência.

     As ponderações, em sua maioria, são da atenção prestada ao longo do tempo.

     Os desafios são contínuos, e vão além dos clichês de uma cadeira e uma televisão.

     Pela primeira vez uso repelente de insetos no dia a dia, e estou aprovando.

     Não tínhamos desses mosquitos antigamente. Eram pernilongos, moriçocas, e afins, que causavam uma coceira intensa, mas bastava um creme sobre a picada, e pronto. Hoje não, hoje temos doenças não imaginadas. 

     O repelente é uma questão para agradecer. Num passeio a uma cidade cujo índice de mosquitos transmissores de doença, perguntaram se eu tinha um repelente. no começo ri, mas depois acabei parando na farmácia para comprar e usar.

     _A senhora não sabe o mal-estar que se sente quando se pega a doença.

     Diga-se que o que está acima escrito se trata de outro conselho, o de que deve-se procurar envelhecer com saúde, sem muitos sacrifícios, mas consumir carne branca e suflês de legumes, e que nos lembre a "Xuxa", mas ela é algo exagerada nessa questão alimentar, e de certa forma valeu o conselho saudável.

     Outro conselho, o de que os exercícios físicos devem ser agradáveis e não exaustivos, porque a exaustão leva a desistência de sua prática. Duas quadras a pé por dia é melhor do que oito quilômetros na esteira em um único dia e horário. Dois quilômetros era a minha meta em meia hora.

     Este é o assunto adequado para a idade, mas não é só este assunto, o da saúde.

     Não precisar de mimos, poder cozinhar, ou não cozinhar, ter escolhas a fazer, e poder sentir estar de bem consigo nessas escolhas.

     É uma nova fase, nem só isso ou só aquilo, porque gente não fica pronta, e há mais a aprender e vivenciar.

     Sênior, esta palavra me pegou de surpresa, mas estou racionalizando em cima dela.

     Grata pela leitura. 

Nenhum comentário: