Gostaria / Reflexão
Eu gostaria de ir comprar um lanche às oito e meia da noite num dia qualquer de semana, mas seria tão fora de hábito, que todos estranhariam.
Nem se tivesse um cachorro à tiracolo, seria normal, mas não significa que não seja normal.
No entanto, se algumas lojas estivessem abertas, com pessoas normais a saírem à noite e comprarem os seus pães da última fornada, seria hábito, e enquanto hábito normal da cidade, certamente que eu sairia e caminharia duas ou três quadras para comprar até uma pizza no balcão de um disque-pizza.
Seguem-se os hábitos e costumes da região onde se mora, e não se inova porque é desaconselhável inovar.
Em outros lugares, também é desaconselhável inovar.
Viver na ambientação, além de adequado, dificilmente traz dificuldades para quem pratica os hábitos e costumes de uma determinada região.
Do que se gosta, se gosta em qualquer lugar, e do que não se gosta, não se gosta em qualquer lugar, mas além disso, há modos sobre os quais pensamos não gostar, mas gostamos.
Caminhar após o jantar é algo salutar, quando em ambiente seguro, e é preferível não jantar do que saber-se em ambiente inadequado para uma caminhada após a refeição.
Outro hábito existente em cidades quente, é o do caminhar para passear à noite, sem precisar, mas pela benevolência de ver outras pessoas, seja nas filas das sorveterias, seja para olhar as vitrines iluminadas.
Depois da pandemia, que anda dando voltas pela população, é bom conversar com pessoas diversas e distintas, sem a credulidade de ver o mundo como fonte de bondade inesgotável ao ser humano.
No entanto, uma caminhada de três quadras a pé e sozinho, com a certeza de voltar sem ser importunado ou importunada, é difícil, e a realidade deve ser observada com atenção.
Muito se gostaria que fosse possível, mas não é, e se não é, não se deve fazer.
Cada lugar é um lugar, com seus hábitos e costumes, e deve-se aprender a conviver com essas diferenças.
Necessário é convencer das diferenças de cada região da cidade, das cidades, dos hábitos e costumes diferentes, para que todo e qualquer ideal de bem viver seja possível.
Grata aos leitores que visitam o blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário