Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 18 de novembro de 2018

Dia Sincrético / Crônica do Cotidiano


Dia Sincrético / Crônica do Cotidiano

          Hoje, domingo, 18 de novembro de 2018. Dia para não esquecer.
          A cidade de Curitiba teve tantas atividades ao ar livre que foi praticamente impossível sair de casa. O pessoal que cuida do trânsito provavelmente teve um dia cansativo, ordenando e cuidando das ruas e desse povaréu que saiu de casa, provavelmente a pé, ou de ônibus, carona, táxi ou aplicativo da telefonia móvel.
          Para quem conhece um pouco de sincretismo religioso, tais como "Umbanda" e afins, nem que seja por curiosidade, lembrou de uma determinada entidade chamada de "TRANCA-RUAS".
          Sem colocar o nariz para fora da porta, depois de algumas atividades domingueiras. Às vezes me pergunto por que é que eu não consigo assistir mais do que uma hora de televisão, mas é assunto para outro dia.
          Acabei por pesquisar a tal da entidade, sobre a qual lembrava vagamente de ter lido sobre ela na juventude. Vamos à pesquisa, interessante para todos os que são curiosos.
          No site www.eustaquio.com , encontrei a seguinte síntese:

          "Em síntese, O grande agente Mágico do Equilíbrio Universal. É o Guardião dos Caminhos, companheiro dos Pretos Velhos, Caboclos, aparador entre os homens e os Orixás, lutador incansável, sempre de
frente, sem medo, sem mandar recado. Senhor da escuridão e do plano negativo atuam dentro de seus mistérios, regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.
Senhor Tranca Ruas tem o poder de fechar e abrir os caminhos para o ser humano e também de ter as almas perdidas sem luz como escravos para prestar-lhe reverencias e fazer o que ele ordenar. Este é um dos motivos pelo qual ele foi enviado aqui no plano físico, para pegar as almas perdidas e formar uma hierarquia para que essas almas perdidas fossem transformadas em seu exército, e desta forma encontrem o caminho novamente para a luz através dele mesmo, podendo assim vigiar e manter esses espíritos sem luz afastados dos seres humanos que ora estão encarnados.
Seu vestuário é cartola sofisticada de época, sua capa varia nas cores azul turquesa, roxo e negro tendo contrastes em vermelho decorada de safira de preferência amarelo dourada que simboliza sua riqueza e a presença de seu reino. É extremamente educado e fino, poderoso e radical. Transita além dos limites da bondade e da maldade. Sendo um mensageiro de orixá, ele profundamente identifica
com os seres humanos. Guardião das casas, das vilas, das pessoas. Exú não tem nada haver com demônios, pois ele é a própria alegria da vida."
          O sincretismo religioso no Brasil é fator de conhecimento da cultura que nos agrega enquanto nação.
          Os cristãos devem andar segundo o Espírito do Senhor.
          Mas o espírito do Senhor achou que seria melhor realizar atividades caseiras do que sair.
          Existe uma canção que pede que Deus guarde à todos sob a unção do Espírito.
          Hoje foi um dia muito produtivo em termos sincréticos.
          Boa semana para todos!
          
       

          

          

          
          
           

Nenhum comentário: