Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Coisas da Escola / Reflexão


Coisas da Escola / Reflexão

     Eram incentivos à originalidade as histórias educativas que contavam em sala de aula.
     "Era uma vez um homem que resolveu montar o próprio negócio. Montou uma pizzaria na rua onde morava. Naquela rua não havia pizzaria e, logo começou a ficar bem de vida. Naquela rua faltava comércio, mas os seus conhecidos vendo o conforto do homem que montou a pizzaria, resolveram montar uma pizzaria, alguns sem nenhuma intenção a não ser a de adquirirem algum conforto vendendo pizzas. De fato, a segunda pizzaria também deu certo. No entanto, as pizzarias começaram a se multiplicar naquela rua, e por fim todos faliram.
     A rua que poderia ser transformada em via gastronômica, com diferenças no cardápio e de pratos apresentados, por falta de originalidade, levou à bancarrota todos os donos de pizzaria."
     Amanhã é dia bom para comer pizza, afinal é sexta-feira e alguma descontração é merecida.
     A criatividade precisa de um pouco de originalidade para dar certo.
     Mas, para começar, para ser criativo (a), é preciso que a pessoa imagine coisas boas a serem desenvolvidas, esse é um tempo precioso na vida da pessoa criativa.
     Para ser igual, basta seguir os demais que são iguais. O melhor disso é que nesse estado de espírito se deseja que o outro esteja bem, com condições de consumir o que a criatividade produz. Dentro de uma realidade factível, todos sabem que todos os demais têm problemas, mas é a favor e torce para que os problemas dos outros sejam resolvidos à contento.
     A criação da originalidade impõe ao criativo a necessidade de ver o outro em boas condições em sua normalidade.
     Esses dias, eu disse que alguém, o qual denomino de "fulano" vai conseguir superar um problema em pouco tempo porque é capaz, pertinaz e competente.
     Complicado para a criatividade é o pensamento negativo sobre si mesmo que possa refletir em outra pessoa.
     Não é possível pensar em progredir ou evoluir querendo que os outros tenham problemas. Não existe progresso se todos tiverem os mesmos problemas porque ninguém pode fazer nada por ninguém. É o caso de dizer que se todos os habitantes do planeta tiverem um resfriado ao mesmo tempo, haverá escassez de antigripais e lenços. A higiene se acaba e até mesmo a humanidade poderá extinguir-se.
     Quando os outros não sabem do seu problema e têm outros problemas é que existe a invenção das soluções. A originalidade, nesse caso deseja que ninguém mais no planeta fique resfriado e que todos os antigripais e lenços estejam à sua disposição.
     Até eu mesma achei essas histórias ligeiramente escatológicas, mas são histórias de fácil alcance.
     Quantas e quantas vezes ouvimos a seguinte frase - negativa - sob esse ponto de vista: "Ah, eu gostaria que os outros levantassem às cinco da manhã e tivessem que pegar o trem para fazer o dia."  Acontece que se todos os habitantes do planeta acordassem às cinco da manhã para pegar o trem, faltaria trem, haveria congestionamento de pedestres, e uma confusão generalizada.
     Definitivamente alguns desses pensamentos levam ao caos.
     No entanto, quantos arquitetos e engenheiros passam os seus dias planejando para que não haja congestionamento, para que as pessoas se desloquem das suas casas quando bem entenderem e em acordo às necessidades delas sem terem que enfrentar um trânsito tumultuado? Centenas, talvez milhares.  Quantos cientistas gastam as suas vidas criando vacinas? Centenas, talvez milhares.
     De onde veio esse texto? De uma pequena chaleira velha com uma rolha na tampa, sem uso há muitos anos, que me desfiz com alguma dor. A rolha ainda estava intacta na tampa.
     Como eu me diverti com ela a cada vez que colocava a água para ferver para passar café.
     Irritaram-se com o perigo de que me queimasse com água fervendo, compraram chaleiras e a minha chaleira ficou esquecida. Coisas de dentro de casa.
     Coisas da escola. A arte preenche a criatividade, de qualquer jeito.    

Nenhum comentário: